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Após acordo, Santos Brasil pagará r$ 9 milhões para a SCPar porto de Imbituba, por movimentação mínima Geral

Após acordo, Santos Brasil pagará r$ 9 milhões para a SCPar porto de Imbituba, por movimentação mínima

por Redação 20-07-2017 há 4 anos 1475

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Um acordo entre a SCPar Porto de Imbituba e a Santos Brasil Participações S.A., que tem dois terminais arrendados no porto determinou que a companhia pague R$ 9 milhões ao porto referentes à cobrança anual da movimentação mínima de contêineres no exercício 2016/2017. 

O valor será pago em três parcelas nos próximos meses. 
Com o pagamento, a Santos Brasil , que opera em Imbituba com um terminal para movimentação de contêineres e outro de carga geral, está com os valores quitados até maio do ano que vem. 

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) havia restabelecido no começo deste ano a obrigatoriedade de a Santos Brasil pagar pela movimentação mínima contratual de cargas no seu terminal de contêineres de Imbituba.

Mesmo com a discussão dos valores a serem pagos, a companhia continua operando e deve ganhar um novo fôlego a partir do mês que vem, quando o porta passa a receber uma nova rota de navios, de contêineres, vindos da Ásia. 

No contrato de arrendamento assinado pelas partes, está definido um pagamento a administradora do Porto pela movimentação mínima, mesmo que ela fique abaixo do previsto. 

Porém, no final do ano passado, a companhia entrou com pedido de reequilíbrio econômico-financeiro junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no intuito de que o contrato fosse revisto.

A operadora solicitou o mesmo pedido ao MTPA e entre os contratos a serem revistos, está o da negociação com o porto imbitubense. Apesar do acordo intermediado pelo MTPA e pela Antaq, o pedido de revisão de reequilíbrio financeiro continua em tramitação. 

Com o incremento dos navios de contêineres da rota asiática, a Santos Brasil estima que o volume adicional chegue a 75 mil TEUs (equivalente a um contêiner de 20 pés), com cerca de 70% das cargas de exportação e 30% de importação.
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