Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Uso medicinal da cannabis será debatido em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, presidida pelo Senador Paulo Paim, promove uma audiência pública nesta quinta-feira, 20 de abril, às 9h, para debater sobre o uso medicinal da cannabis. 
O evento acontece no Senado Federal, em Brasília.
A audiência foi convocada pelo Senador Paulo Paim que anunciou pela primeira vez durante a live dele com gente, da Associação Alternativa, no dia 17 de março: 

“Para nós transformarmos esta live, eu quero que a gente faça este debate aqui no Senado, de forma franca e aberta, sem nenhum tipo de preconceito como vocês colocaram muito bem. A cannabis tem o efeito medicinal positivo. Há colegas meus que usam a cannabis medicinal para a dor e me dizem o sintoma diminuiu muito”, nos contou o senador. 

Paulo Paim afirmou que entre os convidados está Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde.

Vamos estar representando a Associação Alternativa na mesa diretora da audiência eu, Sandro Pozza, Presidente e fundador, o advogado de associações de pacientes Ladislau Porto e o médico, diretor técnico da Clínica Renasce, com experiência em prescrição de produtos derivados de cannabis há 4 anos, Renan Abdalla. Também vai estar presente o nosso Diretor Executivo e Científico, Gabriel Camargo de Carvalho. 

O objetivo será debater a utilização da cannabis como tratamento terapêutico para diversas patologias e doenças, bem como a regulamentação e o acesso à substância para fins medicinais. 

O Senador é autor do Projeto de Lei 89/23 que institui a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A realização desta audiência pública sobre o uso medicinal da cannabis é fundamental para acelerar a regulamentação, quebrar preconceitos e disseminar informações verídicas sobre o tema. 

É preciso avançar na ampliação do tratamento, garantir acesso pelo SUS e fortalecer as associações de pacientes de cannabis medicinal para que todos tenham protagonismo neste lugar. 

Este é um passo importante para aprofundar a discussão sobre o assunto e garantir o acesso à saúde de qualidade para todos os brasileiros.

Será uma oportunidade para a gente trocar informações e experiências sobre o uso medicinal da cannabis, assim como para a apresentação de estudos e pesquisas científicas sobre o assunto.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal tem como objetivo promover o debate e a discussão de temas relacionados aos direitos humanos e à participação popular na construção das leis.

A audiência pública sobre o uso medicinal da cannabis reforça o compromisso da Comissão em debater assuntos relevantes para a sociedade brasileira.

SERVIÇO:

O quê: Audiência Pública para debater o uso medicinal da cannabis
Onde: Senado Federal, Brasília
Quando: 20 de abril de 2023, às 9h. Quem: Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, presidida ´pelo senador Paulo Paim. 

Opinião:
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal AHora

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil