O surfista de pranchão Joe Lui mora desde a conclusão do Ensino Médio próximo dos familiares no País Basco, nordeste da Espanha. Há cerca de 10 anos, ele fica alguns meses na praia do Rosa e outros meses na Europa. Imbitubense, ele é nativo da Praia do Rosa e também tem a cidadania espanhola devido a sua mãe europeia. Filho de Kaká Soares, um dos melhores surfistas das décadas de 70 e 80.
Joe Lui sagrou-se Campeão Espanhol nesse domingo (28), em Salinas, Asturias. O campeonato nacional foi realizado em paralelo ao maior festival de longboard do mundo: o Salinas Longboard Festival.
Desde a adolescência Joe Lui foi instrutor da Escola de Surf Capitão David, dentro da Pousada Fazenda Verde.
“O título do Campeonato Espanhol foi decidido numa única etapa que foi celebrada junto com o Salinas Longboard Festival. Ele é considerado um dois maiores festivais de surf do mundo e na Categoria Profissional vem gente do mundo todo”, contextualiza Lui.
Entre brasileiros, americanos, japoneses e muitos europeus Joe ‘Gordo’ Lui foi arrasador. “Passei todas as baterias em primeiro até ser barrado na semifinal por um brasileiro e um francês, acabando em quinto na Categoria Pro Internacional, e fui o campeão”, sentencia a fera.