Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
O rompimento de Clésio, a Lei sobre Pit Bulls em Imbituba, SC tem a maior incidência de acidentes e doenças do trabalho; confira tudo na coluna da Gervázio Plácido

Gervázio Plácido

Volta de universidade na cidade e audiência pública da cultura em Imbituba são dois dos destaques na coluna de Gervázio Plácido desta semana

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Obras na Avenida Baleia Franca avançam

As obras na Avenida Baleia Franca, que liga o bairro Ribanceira à Barra de Ibiraquera, em Imbituba, reiniciaram dia 24 de abril e seguem avançando. Nesta semana estão sendo realizadas as etapas de terraplanagem e instalação de meio fio. O trânsito flui normalmente. A via conta com um canteiro central que permite que a obra ocorra de um lado enquanto o outro fica disponível para o trânsito local. Mesmo liberado, é necessário redobrar a atenção na via pois estará com homens e máquinas trabalhando. A obra conta com drenagem, pavimentação e passeio público que está em andamento, além da sinalização viária da Avenida Baleia Franca. A responsável pelo serviço é a empresa Sul Blocos Pré-moldados LTDA ME, de Imbituba, que venceu o processo licitatório. A obra custará, com recursos próprios, R$ 4.089.175,51. A continuidade da obra foi conquistada na justiça pela Procuradoria Geral do Município (PGM). Desde fevereiro de 2012, o município tentava, por meio judicial, o direito de promover melhorias no loteamento, inclusive, com a finalização da pavimentação da avenida.

Festa do Camarão adiada

A Festa Nacional do Camarão, prevista para os dias 21 e 23 de junho, foi adiada pelo prefeito Rosenvaldo Jr, em apoio e respeito às catástrofes do Rio Grande do Sul. Ele também avaliou como necessário o adiamento da festa neste momento tão preocupante. Imbituba segue engajada no apoio aos gaúchos. Pousadas, bares, restaurantes da Praia do Rosa e moradores já enviaram 17 caminhões carregados com doações.

Quadrimestre do Porto

O Porto de Imbituba concluiu o mês de abril com números muito positivos e mantendo a movimentação portuária acima das expectativas. Neste mês, foi registrada a operação de 684 mil toneladas de cargas. Considerando os dados do primeiro quadrimestre, foram movimentadas, em média, 722,8 mil toneladas, aumento de 15,8%, em relação ao quadrimestre de 2023 que registrou 624,1 mil toneladas, com projeções para 2024 de 700 mil toneladas.

Unibe Universidade

O Reitor da Universidade de Imbituba (Unibe), Professor Francisco Duarte de Oliveira, e o Diretor Administrativo da Instituição Educacional, Professor Antônio João Tavares, no jantar dos 25 anos da Sicredi Cooperativa em Imbituba, confirmaram que faltam pequenos detalhes burocráticos para o início das atividades educacionais, na cidade. A data flutua de novembro a abril de 2025. O prédio onde funcionou a Unisul, em Vila Nova, já está pronto.

Gervázio e sua esposa com o representante da Cooperativa Sicredi e colunista da região

Lombadas modulares

Na última terça-feira(14) iniciou-se a instalação de oito lombadas modulares na zona sul de Imbituba. As lombadas irão substituir as que foram retiradas no processo de recapeamento da via que encontra-se paralisada no momento. Serão seis lombadas em toda a cidade. É uma ação necessária, pois os motoristas não estavam respeitando o limite de velocidade, disseram o prefeito Jr. e o vice Clésio do Marcão.

Leão-marinho

Um leão-marinho, adulto, localizado na Praia da Vila, debilitado, não resistiu e morreu antes de ser resgatado. Como esse tipo de mamífero pode contrair o vírus da gripe, a Cidasc foi acionada. Os representantes do Projeto de Monitoramento de Praias e a Udesc, também participaram da ação. O corpo do leão-marinho foi enterrado em local não divulgado. Materiais do mamífero foram coletados para análise.

Audiência Pública sobre recursos da Lei Aldir Blanc

Na próxima quarta-feira (22), o Governo de Imbituba convida produtores culturais e público em geral, interessados em participar da Escuta Pública da PNAB (Polícia Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) 2024, um evento que acontecerá às 19 horas no Teatro Usina, no Centro de Imbituba e é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), via Superintendência de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Imbituba recebeu o valor de R$ 387.367,17 e o objetivo é que os agentes de cultura possam ajudar a construir um Plano Anual de Aplicação destes recursos, provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022.

Oportunidade histórica

A PNAB tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023. A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo. Os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os/as trabalhadores(as) da área da cultura. Assim como poderão executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.

Opinião:
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal AHora

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil