Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Na estreia da coluna ‘Cannabis Medicinal: melhor qualidade de vida’: “Transformando vidas por meio do conhecimento da Cannabis Medicinal”

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Cannabis Medicinal é o uso terapêutico da planta Cannabis sativa, que contém substâncias químicas chamadas canabinoides, como o THC (tetrahidrocanabinol) e o CBD (canabidiol). Esses canabinoides podem ser utilizados para tratar uma série de condições médicas, como dor crônica, epilepsia, ansiedade, esclerose múltipla, entre outras.

No entanto, o tema da Cannabis Medicinal ainda é alvo de muito preconceito e estigma em diversos lugares do mundo, principalmente devido à longa história de proibição e criminalização da maconha. Muitas pessoas ainda acreditam que a Cannabis é uma droga perigosa e viciante, e não entendem a diferença entre o uso recreativo e o uso medicinal da planta.

O preconceito em relação à Cannabis Medicinal também pode estar relacionado a questões culturais e religiosas, além de políticas e econômicas. Por exemplo, em todos o mundo, a indústria farmacêutica tem grande influência, pode haver resistência ao uso de Cannabis Medicinal, já que ela pode representar uma ameaça aos lucros dessas empresas.

É importante destacar que a Cannabis Medicinal é uma opção de tratamento segura e eficaz para muitos pacientes que não encontram alívio em outras terapias. Por isso, é fundamental que a sociedade e os profissionais de saúde se informem sobre o assunto e trabalhem para reduzir o preconceito e a desinformação em torno da Cannabis Medicinal.

Associação Alternativa e o apoio ao uso terapêutico da Cannabis Medicinal

A Cannabis Medicinal é um assunto que tem despertado interesse e gerado muitas discussões nos últimos anos. Embora ainda haja muita desinformação e preconceito em torno do tema, é inegável que a Cannabis pode ser uma alternativa terapêutica eficaz para diversas condições médicas.

A educação é fundamental para garantir que a Cannabis Medicinal seja utilizada de forma segura e eficaz, promovendo o bem-estar dos pacientes e o avanço da pesquisa nesta área. Com isso em mente, você vai passar a encontrar aqui nesta coluna informações precisas e atualizadas sobre o uso da Cannabis Medicinal para tratar uma variedade de condições médicas, um espaço para compartilhar informações sobre o tema. 

Por isso, o objetivo desta coluna é justamente trazer informações relevantes e atualizadas sobre a Cannabis Medicinal, abordando desde as propriedades químicas da planta até os desafios enfrentados pelos pacientes e profissionais de saúde que desejam utilizá-la como alternativa terapêutica.

O propósito da Associação Alternativa é estabelecer uma relação de confiança, principalmente com pacientes, familiares de pessoas ou tutores de pets que sofrem de condições médicas que podem ser tratadas ou aliviadas com o uso de Cannabis, assim como profissionais de saúde que desejam se informar sobre as opções terapêuticas disponíveis para seus pacientes.

O início a partir de um problema familiar 

Em 1996, a Califórnia se tornou o primeiro estado dos EUA a legalizar o uso medicinal da cannabis, seguida por outros estados nos anos seguintes. Hoje, a Cannabis Medicinal é legal em mais de 30 estados norte-americanos, embora ainda haja variações significativas nas leis de cada estado em relação ao uso e acesso à planta.

Em 2016, eu, Sandro Pozza, fundador e presidente da Associação Alternativa, foi morar com a família nos Estados Unidos onde comecei a trabalhar com a Cannabis. Em 2018, voltei para o Brasil e me deparei com problemas de saúde da minha sogra: Parkinson e epilepsia. Ela chegava a ter de três a cinco convulsões diárias. 

Fizemos uma reunião familiar e decidimos começar um tratamento com CBD. Lá nos Estados Unidos a gente via bastante e com muito sucesso. Eu mesmo produzi o óleo para ela. Já na primeira dosagem, a gente ficou impressionado como o bem-estar dela. Uma vizinha, mãe de uma criança autista, ficou sabendo das melhoras que ela estava apresentando e me pediu para fazer o óleo de Cannabis para o filho dela, também. 

Assim, a informação se espalhou e quando a gente viu, a semente da Associação Alternativa estava plantada.  

A Alternativa, atualmente

Com sede em Imbituba (SC) e atuando há 2 anos, hoje a Associação Alternativa conta com milhares de associados que recebem o óleo ou pomada de Cannabis Medicinal em várias cidades e estados do Brasil. 

O associado tem direito a:

– Apoio terapêutico, suporte e acompanhamento durante o tratamento, com consultoria de um corpo técnico e farmacêutico, em parceria com seu médico prescritor;

– Programa de consultas com psicólogas parceiras da Associação;

– Apoio jurídico de orientação e auxílio a pacientes para a obtenção de Habeas Corpus de autorização de plantio de Cannabis para fins medicinais;

– Atendimento de médicos prescritores associados e conveniados com desconto; 

– Conteúdos, informação e educação cannábica e de saúde;

– Cursos e eventos especiais para associados conteúdos educacionais e instrucionais para apoiar o seu tratamento com Cannabis Medicinal.

EXPEDIENTE

Prezados leitores,

É com grande satisfação que apresentamos a vocês a nossa nova coluna semanal Cannabis Medicinal: melhor qualidade de vida. Eu me chamo Sandro Pozza. Sou ativista social, pesquisador da Cannabis, consultor empresarial e fundador da Associação Alternativa. Nasci no Rio Grande do Sul e moro em Garopaba há mais de 35 anos. 

Ao longo das próximas semanas, estaremos explorando os inúmeros benefícios que essa planta pode oferecer para a saúde e o bem-estar humano.

Com a crescente demanda por alternativas terapêuticas mais naturais e menos invasivas, a Cannabis Medicinal tem se destacado como uma opção cada vez mais viável para tratar uma variedade de condições médicas, desde dor crônica e ansiedade até epilepsia e esclerose múltipla.

Nossa coluna semanal irá abordar os mais recentes avanços na pesquisa científica sobre a cannabis medicinal, bem como histórias inspiradoras de pacientes que encontraram alívio para seus sintomas graças ao uso da planta. Além disso, vamos discutir as regulamentações em torno da Cannabis Medicinal em diferentes países e estados, e como a indústria está evoluindo para atender a essa crescente demanda.

Esperamos que nossa coluna seja uma fonte valiosa de informação e inspiração para aqueles que buscam alternativas mais naturais e saudáveis para cuidar de si mesmos e de seus entes queridos.

Conheça mais a Associação Alternativa. Clique aqui, visite nosso site e saiba como se associar. 

Atenciosamente,

Sandro Pozza

Opinião:
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal AHora

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil