Romeu Pires Filho.
Na quinta-feira, esteve no Jornal da Tarde da frequência 100.3, a Rádio de Imbituba. Romeu Pires Filho, o qual deu a letra para os pré-candidatos a prefeito. Com 35 anos de serviço público, Romeu lembrou aos pretendentes a prefeito, que o substituto de Rosenvaldo Jr. tem a obrigação de gostar de turismo e incrementar o setor para que a cidade avance na sua vocação turística e mais, levar para o seu gabinete a ideia de discutir com a comunidade o que o povo pensa e quer para a sua cidade em relação ao turismo. Não é vergonhoso aceitar ideias positivas e que o município evoluir gradativamente. Quem é inteligente, que ouça a voz da experiência.
Projeto Santa Paulina está de volta.
Projeto para a construção da imagem de Santa Paulina no Morro da Antena volta a ser pauta. Padre Marcos Herdt foi recebido na prefeitura de Imbituba pelo prefeito Rosenvaldo Jr. e o vice Clésio do Marcão, na última segunda-feira (22), para discutir o projeto que caiu no esquecimento desde a morte de um dos entusiastas, que muito lutou pela sua implantação. O encontro serviu para o retorno da exposição de um projeto religioso há muito reivindicado pelo povo católico de Imbituba. A ideia do padre Marcos foi solicitar o apoio da prefeitura na construção e instalação de uma imagem de Santa Paulina, com altura máxima de 2,5 metros, sobre uma pedra no alto do Morro da Antena.
Reativação.
Seria uma espécie de reativação do projeto criado em 2014, pelo saudoso Camilo Damázio (in memorian). Na época, Camilo, o presidente da Associação dos Peregrinos de Santa Paulina, idealizou a instalação de um complexo religioso no alto do morro, com um santuário e uma imagem de Santa Paulina com 46,5 metros de altura. Os moldes chegaram a ser construídos e guardados no interior da Cerâmica Imbituba, mas, o presidente da associação faleceu dois anos depois e o alto custo do projeto inviabilizou a obra por parte do município e os moldes desapareceram.
Parque infantil
“A ideia inicial é da construção de uma pequena imagem no morro e um pequeno parque para as crianças. Nós queremos tornar um local de religiosidade, de turismo e diversão. A cidade onde aconteceu o primeiro milagre precisa de uma imagem de Santa Paulina. Ao mesmo tempo, nós estaremos nos unindo para realizar o sonho do nosso amigo Camilo Damázio. Eu tenho a certeza que ele está no céu sonhando com isso”, disse o Padre Marcos Herdt.
Palavra do prefeito
O prefeito, o vice-prefeito e o padre deverão visitar o local nos próximos dias. Um levantamento será feito para que sejam analisadas as melhores opções para o projeto e para a construção da imagem. “A gente precisa, como cidade, fazer com que o milagre seja sempre relembrado pelas pessoas. É importante que, através de monumentos como esse, os visitantes conheçam a história de Santa Paulina e seu primeiro milagre”, concluiu o prefeito Júnior.
Opinião do colunista.
Uma imagem de 2,5 no morro é pequena demais, para alcançar o seu real objetivo que é o turismo religioso. Padre, prefeito e vice, devem repensar na altura da imagem e na estrutura do projeto, com restaurantes, lanchonetes, comércio de artigos religiosos, souvenirs, estacionamentos para ônibus e veículos de pequeno porte, para atender a demanda dos turistas religiosos.
IPTU cota única.
O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Imbituba, exercício 2024, já está disponível no site da prefeitura. Basta que o contribuinte navegue pelo endereço eletrônico www.imbituba.sc.gov.br e acesse o banner “GUIA DE IPTU” (na tela principal).
Para o pagamento em cota única, com 20% de desconto, os donos de imóveis na cidade têm até o dia 28 de fevereiro.
Possibilidade.
Mas, o contribuinte tem a possibilidade de pagar o IPTU de forma parcelada, em até 05 vezes, conforme a tabela abaixo: Primeira parcela: 28 de fevereiro de 2024. Segunda parcela: 29 de março de 2024. Terceira parcela: 30 de abril de 2024. Quarta parcela: 31 de maio de 2024. Quinta e última parcela: 28 de junho de 2024. O morador também pode retirar as guias por meio do setor de tributação da prefeitura a partir do dia 02 de janeiro.
Orquestra Filarmônica
Uma das principais e mais conceituadas orquestras de Santa Catarina realiza dia 28 de janeiro um Concerto de Verão. A Orquestra Filarmônica da Serra Catarinense se apresentará na no Imbituba Atlético Clube, a partir das 19h30. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte através da Superintendência de Cultura, o concerto é gratuito. Sob a regência do Maestro Cristovão F. Bettoni, a orquestra apresentará sucessos de Edward William Elgar, Giuseppe Verdi, Mercede Sosa, Foster, Sager e Renis, Vangelis, Andrew Lloyd Webber, Pink Floyd, Saint Preux, Elvis Presley, The Beatles e Erasmo Carlos. E contará com a participação especial da Big Time Orchestra e tem o apoio da Difusora FM 100.3 a Rádio de Imbituba.
Municípios em alertas
Quase dois mil municípios estão suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e enchentes no Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Casa Civil, da Presidência da República. O número representa mais que o dobro do último levantamento, de 2012, quando 821 estavam sob risco. Apesar do número alto, o cenário parece ser um pouco melhor do que o país enfrentou entre 2013 e 2022, quando 93% das cidades brasileiras sofreram com desastres naturais, segundo a Confederação Nacional de Municípios, num total de 5.199 e mais de 4,2 milhões de pessoas foram afetadas.
Carnaval na Zimba
O Carnaval de Imbituba abrirá, oficialmente, no dia 08 de fevereiro (quinta-feira). O Enterro da Tristeza, acompanhado do Bloco Tatuíras da Folia, fará uma apresentação na Rua Irineu Bornhausen, em frente a Tabacaria Cardoso, a partir das 19 horas. Na sexta-feira (09/02), o Bloco Itacami desfilará, a partir das 20 horas, entre o Calçadão da Rua Nereu Ramos, no Centro, e a Avenida Beira Mar da Praia da Vila. No sábado (10/02), o Bloco Tatuíras da Folia voltará a animar o Carnaval de Imbituba. O desfile tradicional será às 16 horas, a partir da Praça Henrique Lage, no Centro. No mesmo dia, às 20 horas, o Bloco Vira Virou se apresentará no bairro Vila Nova Alvorada (Divineia).
Segunda parte
No domingo (11), a festa terá Bloco de Sujos em Itapirubá (Itapirabicha), às 15 horas, e o Bloco da Divineia, às 17 horas. Na segunda-feira (12), a folia ficará por conta do Bloco Sagrada Folia, no bairro Sagrada Família (14 horas), e do Bloco do Cacique, em Vila Nova, a partir das 15 horas. Na terça-feira (13), o Bloco Curva de Rio fará, a partir das 13 horas, o tradicional desfile pela Rua Duque de Caxias. E, fechando a festa, haverá, novamente, a apresentação do Bloco de Sujos da Divineia, às 17 horas.