Prezado leitor, em tempos de pandemia, buscamos maneiras alternativas para os eventos que normalmente faríamos de forma presencial. Em 2019, lancei meu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil”, num grande evento realizado no histórico Chalé 4, aqui em Imbituba. Agora, em 2020, lanço meu segundo livro, de maneira virtual, através desta coluna, aqui no Portal AHora. O espaço terá o mesmo nome do livro, ou seja, ʺImbituba em Poesiasʺ.
Nesta minha segunda obra literária, realizei uma linda homenagem a minha cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem me esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do nosso brasão municipal.
São cinquentas poesias, que foram escritas por ocasião da celebração do meu 50° aniversário. Você terá a oportunidade de ler uma poesia por semana. Após cinquenta semanas, você terá lido todo o livro ʺImbituba em Poesiasʺ.
Mas fica a dica, caso querias adiantar a sua leitura e adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, você poderá comprá-lo na “Banca do Maneca Café – Le Xande Barbearia”, situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin.
1 – OS HOMENS DOS SAMBAQUIS
(Autor: Aires Antonio de Souza Junior)
Entre 5.000 e 8.000 anos atrás
Os primeiros humanos chegaram na *Zimba.
Foram os primeiros habitantes daqui
Os homens dos Sambaquis.
Caçadores, pescadores e coletores
Resolveram por aqui morar
Pela fartura de nossas praias e lagoas
Alimento não iria faltar.
Seus instrumentos
De pedra polida
São retratos da evolução.
Seus hábitos funerários
Culminaram nos casqueiros
Ou como dizemos por aqui,
Concheiros ou sambaquis.
Montanhas de cálcio sedimentadas
Uma espécie de lixão
Cemitério dos entes queridos
Com os restos de alimentação.
Conchas, mariscos e crustáceos
De tudo se encontra ali
Pertences e ossos dos falecidos
Formaram os sambaquis.
Como eles se extinguiram
Não sabemos bem dizer
Todavia, quando os europeus em Imbituba chegaram
Não foi esse povo que aqui encontraram.
*Zimba – Apelido carinhoso do município de Imbituba.
Sobre Aires Junior
Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL – Campus Tubarão-SC, desde 2014.
Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” – A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira”, que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube. É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31.
Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro “Imbituba em Poesias” ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior.
Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias. Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal.
Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.