Prezado leitor, a 10ª poesia do livro “Imbituba em Poesias”, de minha autoria, é uma homenagem à João Rimsa. O Comendador Rimsa foi proprietário da extinta Indústria Cerâmica de Imbituba, que tanto impulsionou a economia da cidade durante o século XX.
Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na “Banca do Maneca Café”, situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin, bem no centro de Imbituba, ou pelo WhatsApp (48) 999283444.
JOÃO RIMSA
João Rimsa nasceu em 1889
Na Lituânia, no leste europeu
Onde se formou
E o título de Engenheiro Agrônomo recebeu.
Veio para Brasil, se naturalizou
E em Imbituba
Com o Henrique Lage trabalhou.
Começou a trabalhar
Na extinta Granja
Aonde costuma cavalgar
E toda ela supervisionar.
Uma pequena cerâmica
João Rimsa começou a administrar.
A cerâmica cresceu e uma grande fábrica se tornou.
Foi produzindo azulejos que ela prosperou!
Proprietário da Indústria Cerâmica de Imbituba
João Rimsa se tornou
E centenas de pessoas ele empregou.
Anos prósperos a nossa cidade viveu
Mas em 1992, João Rimsa faleceu.
*Sem ele, a cerâmica morreu!
O Comendador João Rimsa
Eu tive a honra de conhecer
Pois era amigo do meu pai
Amigos dos imbitubenses, pessoa boa demais.
João Rimsa da Granja
João Rimsa da Cerâmica
João Rimsa empregador
João Rimsa do Jardim de Infância
João Rimsa da Avenida
João Rimsa, o Comendador!
Sobre o autor Aires Junior
Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL – Campus Tubarão-SC, desde 2014.
Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” – A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira”, que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.
É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31. Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro “Imbituba em Poesias” ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior.
Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias. Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal. Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.