Prezado leitor, a 12ª poesia do livro “Imbituba em Poesias”, de minha autoria, é uma homenagem, a Santa Paulina. Apesar de nunca ter vivido em nossa cidade, podemos afirmar que ela é um personagem marcante da história de Imbituba. Afinal, foi no hospital São Camilo que na década de sessenta, sob os cuidados do Dr. Aires que ocorreu a cura milagrosa de Dona Eluisa. Sendo este o primeiro milagre oficialmente reconhecido pelo Vaticano, atribuído a Santa Paulina.
Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na “Banca do Maneca Café”, situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo WhatsApp 999283444.
SANTA PAULINA
Em 1865
Na Itália nasceu
Amábile Lúcia Visintainer
E foi assim que ela viveu.
Quando criança
Para o Brasil emigrou
E com sua pobre família
Em Nova Trento ela morou.
Amábile cresceu
Entre a caridade e a oração
Catequizando crianças
Com muito amor no coração.
Com fé em Cristo
E na espera do advento
Tomou a decisão de entrar para o convento.
Após freira se tornar
Seu nome mudou.
Irmã Paulina,
Assim ela se chamou!
Com muita prática e devoção
Fundou a Congregação
Das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
De Madre Paulina
Passaram a lhe chamar
Após a nomeação
Como Madre Superiora
Da sua Congregação.
Durante toda sua vida
Dedicou-se arduamente
Aos cuidados dos órfãos
Pobres e doentes.
Mas ela adoeceu
E em 1943
Madre Paulina faleceu.
Santa Paulina
Em Imbituba não viveu,
Mas foi aqui que seu primeiro milagre aconteceu.
Foi no Hospital São Camilo
Onde o fato ocorreu.
Em setembro de 1966,
*O médico Dr. Aires disse:
– Não há mais o que fazer
Fiz tudo o que podia
Frente à forte hemorragia
Eluísa em breve morreria!
As freiras foram para a Capela
E começaram a oração
Pedindo a Madre Paulina
Uma interseção.
No outro dia
Dr. Aires se deparou com o anormal
Eluísa sã e salva
No leito do Hospital.
E assim disse o doutor:
– Na luz da ciência atual
Não há explicação,
Mas se se foi milagre ou não,
Não cabe a mim a decisão!
.
Em maio de 2002
Santa Paulina foi canonizada.
O Papa João Paulo II reconheceu
Que em Imbituba
Um milagre aconteceu!
NOTA DO AUTOR
Santa Paulina, te peço que opere um milagre na minha família. Te pedimos que Interceda, em nome de Cristo, junto a Deus pai todo poderoso!
Sobre o autor Aires Junior
Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL – Campus Tubarão-SC, desde 2014.
Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” – A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira”, que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.
É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31. Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro “Imbituba em Poesias” ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior.
Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias. Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal. Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.