Prezado leitor, a 19ª poesia do livro “Imbituba em Poesias”, de minha autoria, é a terceira de uma série de quatro poemas em homenagem aos principais templos católicos do nosso município.
A Capela de São Pedro ou Capelinha da Praia, foi construída no final do Século XIX, no Primeiro Período Republicano, sendo ela o primeiro templo religioso da região central de Imbituba.
Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na “Banca do Maneca Café”, situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo WhatsApp 999283444.
CAPELA DE SÃO PEDRO
A Capela da Praia
*Foi construída em 1898
Na Enseada de Imbituba
Voltada para a Praia de Baixo.
Primeiro templo religioso
Da região central de Imbituba
Que iniciava a se desenvolver
Junto ao Trapiche de Imbituba
Que começava a crescer
Por anos abrigou
A Imagem de Imaculada Conceição
Doada por um Capitão irlandês
Que naufragou na região.
A Capela da Praia de nome mudou
Assim que a imagem da Imaculada
Para a Igreja Matriz foi transladada.
Fato ocorrido na ocasião
Que a Matriz foi inaugurada.
O padroeiro dos Pescadores
Resolveram homenagear
De Capela de São Pedro
Resolveram lhe chamar.
Toda quaresma
A imagem de Nossa Senhora das Dores
Da Igreja Matriz para a Capela de São Pedro é levada
Para que no domingo que antecede a Páscoa
A procissão do encontro seja realizada.
No início do Século XXI
A Capela de São Pedro
Foi reformada e reposicionada.
Facilitando desde então
O acesso da população.
Sobre o autor Aires Junior
Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL – Campus Tubarão-SC, desde 2014.
Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” – A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira”, que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.
É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31. Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro “Imbituba em Poesias” ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior.
Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias. Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal. Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.