Um novo projeto na comunicação
Há exatos 2 anos, o jornalista Cléber Latrônico me ligava e fazia um convite para escrever uma coluna num novo projeto jornalístico que ele estava criando. Achei a ideia brilhante e acabei entrando no entusiasmo dele, dando-lhe o sim. De lá para cá, nada. Pensei, projeto novo e principalmente de comunicação deve ser criado com muita atenção, carinho e comprometimento com tudo e com todos que vão estar a sua volta. E nesta terça-feira, quando já nem mais pensava no convite, lá veio a mensagem: “Boa tarde Gervaaass! Tudo bem, meu amigo?” Era o Cleber e, claro que, eu já sabia que era ele, afinal, quem não o conhece no mundo da comunicação, não é mesmo? E como o meu pai me ensinou: a palavra dada tem que ser cumprida e respeitada, aqui estou.
Sanitário de Imbituba
O Prefeito Rosenvaldo Júnior, e o vice Clésio do Marcão, assinaram na última semana a Ordem de Serviço para a instalação de três Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) em Imbituba. Dizem eles que os novos equipamentos irão aumentar em 10 vezes a capacidade de tratamento do esgoto produzido na cidade. Atualmente, o equipamento que faz esse tipo de serviço não tem mais capacidade de receber novas ligações. Dizem por aí que nunca teve. A salvação era o caminhão do Huck (Desentupidora), que praticamente era chamado mensalmente para descarregar a estação e despejar em algum lugar que acreditamos seja adequado para tal.
Dizem os técnicos
Além disso, dizem os técnicos da prefeitura, que ele trata, aproximadamente, 3% dos efluentes de Imbituba. Com a implantação das três novas ETEs, esse percentual saltará para 30% de tratamento. “A estação, que hoje funciona no Paes Leme, ao lado da Lagoa da Bomba, foi construída em 2004, no governo Beto Martins e trata os efluentes com produtos químicos. Por ser uma tecnologia ultrapassada, nós não conseguimos fazer ampliações e nem aumentar o tratamento de esgoto nela. Por isso, precisávamos instalar novas estações, capazes de tratar mais litros de esgoto por segundo”, diz o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE), Gilnei Cardoso. Já o prefeito Rosenvaldo Júnior, afirma que “o município larga na frente no cumprimento do Marco Legal do Saneamento, que tem como objetivo a universalização do tratamento de esgoto”. Vamos aguardar a novidade.
Licenciamento
Por sua vez a empresa Domus Dei Montagem e Comércio de Estação de Tratamento de Efluentes LTDA, de Contagem, em Minas Gerais, a vencedora da licitação, fará a instalação dos equipamentos e, a partir do licenciamento ambiental, terão 60 dias para a implantação das novas estações de tratamento de efluentes. “Nós disponibilizamos um tratamento de esgoto por meio de uma biotecnologia, um sistema inovador, patenteado internacionalmente, e exclusivo , disse o Gerente Comercial da empresa Domus, Leonardo Lopes. Como somos, a maioria, influenciados pelo Apóstolo São Tomé, vamos aguardar a instalação e o seu funcionamento para finalmente crermos na sua eficácia.
Interessados
Nunca na história política de Imbituba se viu tantos políticos interessados em administrar o município. Alguns com amplas capacidades, outros nem tanto. Atualmente o número de pré-candidatos ultrapassa 10: Clésio do Marcão, Carlos Alberto Crispim, Thiago Machado, Adriana Lumma, Graci da Saúde, Humberto Santos, Christiano Lopes de Oliveira, Michel Nunes Peninha, Fernando Rosa, Zaga da Inkor, Thiago Índio Rosa e Matheus Paladini Pereira, além de outros que ainda irão aparecer.
Capital dormitório
A cada ano e a cada verão, Garopaba dispara no quesito turismo, enquanto Imbituba estaciona em sua definição: quer se transformar em cidade turística ou industrial? Garopaba há muito se definiu para o turismo e cresce a cada ano que passa, enquanto a terra de Henrique Lage, dá um passo à frente, outro para trás. Afinal, no que a terra de Imbé, quer se transformar, na “capital dormitório”?
Conselheiro político
Um político empresário, assim era conhecido o cidadão Jailson Ribeiro Teixeira, mas o que muitos não sabiam ou não conheciam era a sua capacidade e o conhecimento em analisar as mazelas do mundo político através das entrelinhas que norteiam o rumo certo e errado da política num todo. Com trabalhos e assessorias há vários políticos locais, estaduais e nacionais, que o incentivou a se aprofundar na área com cursos especializados, Jailson sentiu a necessidade de passar aos interessados o seu profundo conhecimento administrativo, político. E ao ser convidado pela Rádio Bandeirantes para apresentar no Programa Jornal da Tarde quadros analisando a nossa política e nas segundas-feiras entrevistas com políticos gerais, viu o seu potencial crescer e hoje, além das análises, é um político procurado por muitos para conselhos e orientações em geral, o que transformou em um importante conselheiro político na nossa região. Aqui ao lado da esposa Simone e do filho, Lorenzo.