Clésio do Marcão prefeito
Desde segunda-feira, Imbituba está sendo administrada pelo prefeito interino Clésio do Marcão, a transmissão de cargo aconteceu no Gabinete principal da Prefeitura, em decorrência das férias do prefeito titular Rosenvaldo Júnior. Quem assume Antônio Clésio Costa, fica no cargo pelo período de 30 dias. O prefeito em exercício Clésio, comentou sobre as demandas em andamento.
Cinco vezes
Feliz, Clésio disse no discurso de posse, “Esta é a quinta vez que assumo a Prefeitura neste mandato. Daremos sequência nos trabalhos pois ainda temos mais dez meses à frente do município e muitas obras ainda por finalizar. O prefeito Jr. sempre me deixou bem à vontade e estarei junto aos secretários trabalhando pelo bem do nosso município”
Caneta cheia
Ao receber pela quinta vez a caneta das mãos do prefeito Jr. para assinar os termos de posse para administrar a cidade por mais 30 dias, o vice-prefeito Clésio do Marcão, segurou firme a caneta, olhou bem, deu uma pequena sacudida e perguntou: Tem tinta? E Jr. respondeu, totalmente cheia. Sorrindo, Clésio assinou o termo de posse e assim vai administrar a cidade mais uma vez, sem abrir mão da pré-candidatura à prefeito.
Porto: resultados
A Autoridade Portuária de Imbituba finalizou o mês de janeiro com excelentes resultados, a movimentação do Porto no último mês manteve números expressivos. A atividade portuária registrou a operação de aproximadamente 612 mil toneladas de cargas no mês, resultando em um crescimento de 19%, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Expressivos
Em janeiro, atracaram 25 navios, o que resultou em uma média de 24,5 mil toneladas por embarcação, demonstrando o recebimento de maiores volumes por operação. As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo Porto e, dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram o coque de petróleo, hulha betuminosa, sal, soja, farelos de milho, e soja e contêineres.
Vereador Social
Vereador Jesiel Antulino, vive um momento muito especial na sua vida. Após sair das funções de motorista da Secretaria da Saúde, que ele diz ter sido por perseguição política, está prestando serviços na mesma função na Área Social do município e é muito bem querido pela secretária Stela Napoleão e toda a equipe do setor.
Médicos
A partir da próxima segunda-feira (19) à 29 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado n. 03/2024 para Médico ESF. Em caráter excepcional, o Edital consistirá de análise de títulos, tendo como objetivo o recrutamento e a seleção de profissional para suprir vaga temporária. O requisito básico para realizar a inscrição é ter o Diploma de conclusão de Curso Superior em Medicina, e registro no respectivo órgão de classe. Inscrição no https://imbituba.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5
Maiores informações no site da Prefeitura em TRANSPARÊNCIA>Processos Seletivos> Processo Seletivo Simplificado MÉDICO ESF
Motoristas
Até o dia 29 de fevereiro estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para Motorista. Requisitos básicos, Diploma de conclusão do Ensino Fundamental e Carteira Nacional de Habilitação categoria D ou superior. As inscrições podem ser feitas na Gerência de Recursos Humanos na Prefeitura, Rua Ernani Cotrin, 601 das 13 às 19 horas. A inscrição pode ser feita também através do Protocolo online pelo endereço eletrônico: https://imbituba.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5.
Maiores informações no Edital no site da Prefeitura em TRANSPARÊNCIA>Processos Seletivos> Processo Seletivo Simplificado MOTORISTA
Fragilidade
A fuga de dois detentos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, levanta preocupações sobre a eficácia dos protocolos de segurança no sistema penitenciário federal. O coordenador da Rede de Apoio a Egressos do Sistema Prisional daquele estado, Francisco Augusto de Araújo, destaca a necessidade de investimentos regulares nas penitenciárias brasileiras para evitar novas fugas. Ele ressalta a importância de manter orçamentos sem flexibilização nas penitenciárias federais, dado o perfil perigoso dos detentos.
Recursos
Os recursos financeiros que ainda não foram gastos, encaminhados pelo governo federal para o combate à pandemia da Covid-19, agora só podem ser aplicados na área de saúde. É o que determina a Portaria 3.139, publicada no dia 8 de fevereiro, pelo Ministério da Saúde. O documento orienta que o dinheiro deve ser usado “exclusivamente, para despesas com ações e serviços públicos de saúde”.
Atestado de incompetência
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), as “sobras” de verba ultrapassam R$ 17 bilhões. O dinheiro foi repassado pelo Fundo Nacional de Saúde para enfrentamento da pandemia, entre 2020 e 2022; os especialistas em gestão César Lima e Eduardo Galvão alertam que os prefeitos e governadores têm até 31 de dezembro para usar o dinheiro, legitimamente. Ao contrário, assinarão o atestado de incompetência.
CCR na mira do vereador.
Vereador Matheus Paladini Pereira, vive em estado de guerra com a empresa de transportes CCR, administradora da BR-101. Chateado com a falta de atenção aos ofícios do legislador, Matheus deu entrada no Legislativo de Imbituba com denúncias contra os diretores da CCR, exigindo respostas para suas reivindicações e, se os mesmos continuassem ignorando seus ofícios, ele iria judiciar a empresa. O prazo para as respostas seria até a quarta-feira, 21 de fevereiro. Falta saber do edil, se a CCR atendeu as suas reclamações.