Hoje, quero compartilhar com vocês um tema que tem ganhado cada vez mais destaque na medicina contemporânea – o papel crucial da cannabis no alívio da dor crônica.
Muitos podem se surpreender ao descobrir que, apenas nos últimos cinco anos, vimos um aumento de 300% no uso de cannabis para fins terapêuticos. Mas o que a torna tão promissora? Por que civilizações antigas já a empregavam na medicina e agora ela retorna como um pilar de esperança para milhões de pessoas que sofrem de dor crônica?
Há milênios, a humanidade usa a cannabis como medicamento. Das antigas tradições ayurvédicas da Índia à medicina chinesa, passando pelos egípcios, os benefícios terapêuticos da planta eram reconhecidos e aplicados.
Com o avanço da ciência moderna e a alteração do quadro legal em muitos países, agora estamos mais capacitados do que nunca para entender e utilizar o poder medicinal dessa planta notável.
No coração da cannabis, encontramos os canabinóides, compostos químicos que interagem com nosso sistema endocanabinoide. Os mais conhecidos são o THC (tetra-hidrocanabinol) e o CBD (canabidiol).
Os benefícios medicinais da cannabis são vastos e variados. Estudos recentes demonstraram que a Cannabis Medicinal oferece alívio significativo para a dor crônica, reduz a ansiedade, controla convulsões em certos tipos de epilepsia e até mesmo ajuda a tratar náuseas e vômitos em pacientes submetidos à quimioterapia.
Como presidente da Associação Alternativa, tenho acompanhado de perto o avanço das pesquisas em torno da Cannabis Medicinal. Um estudo que me impressionou foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) em 2015.
Esta pesquisa analisou a eficácia da cannabis no tratamento da dor crônica, entre outras condições. De 79 estudos que envolveram mais de 6.000 participantes, concluiu-se que há evidências de que os canabinoides são eficazes no tratamento da dor crônica.
Isso me dá esperança e reforça minha crença de que a Cannabis Medicinal tem um papel crucial a desempenhar na melhoria da qualidade de vida de muitos pacientes.
No campo da pesquisa, as perspectivas são encorajadoras. Com os recentes avanços, estamos apenas começando a descobrir o potencial terapêutico da cannabis e como ela pode melhorar a vida de muitos pacientes.
Em um país tão vasto e diverso como o Brasil, a Cannabis Medicinal se mostra como um raio de esperança para milhares de brasileiros que sofrem de condições crônicas.
Na Associação Alternativa, acreditamos que a Cannabis Medicinal é uma alternativa terapêutica acessível e eficaz, trazendo alívio e qualidade de vida para muitos. O futuro da Cannabis Medicinal no Brasil é promissor e, juntos, podemos trilhar um caminho de cura, compreensão e dignidade.
Com gratidão,
Sandro Pozza,
Presidente da Associação Alternativa
Seja bem-vindo(a) ao