Na semana passada tive a oportunidade de participar do Congresso de Cannabis Medicinal (CBCM) e da Medical Cannabis Fair, eventos que aconteceram em São Paulo, e gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com o objetivo de ampliar o debate sobre os avanços do setor.
Foi emocionante participar desses eventos e ver a quantidade de pessoas que estão engajadas na luta pela regulamentação da Cannabis Medicinal no Brasil. O clima era incrível com diversas palestras e painéis para todos interessados em Cannabis Medicinal.
Estive com ativistas, pacientes e profissionais de saúde que, assim como eu, estão envolvidos nessa causa.
Representando a Associação Alternativa, compartilhamos um estande na Medical Cannabis Fair com outras associações do país e apresentamos nossas propostas e iniciativas de produção e nossa busca pela regulamentação da Cannabis Medicinal no Brasil. Também foram momentos para compartilhar as histórias de conquistas de qualidade de vida de nossos associados e seus familiares.
Pude esclarecer algumas das dúvidas e desmistificar alguns dos mitos que ainda cercam a Cannabis Medicinal em nosso país.
Na Medical Cannabis Fair, conhecemos empresas e organizações que estão atuando na área da Cannabis Medicinal no Brasil e no mundo. Foi inspirador ver como essas empresas estão trabalhando para desenvolver produtos seguros e eficazes para pacientes que sofrem de doenças crônicas e debilitantes.
Reencontrei o amigo Dr. Pedro Pierro, neurocirurgião funcional que atua em São Paulo e é prescritor de Cannabis Medicinal, pesquisador, educador e palestrante. Já fizemos uma didática live juntos.
Um dos palestrantes do evento, foi o querido parceiro aqui de SC, o Dr. Erick Amazonas, professor de Endocanabinologia na UFSC e pesquisador do uso veterinário da Cannabis e do cânhamo.
Na Associação Alternativa, temos dezenas de tutores que tratam os pets com os óleos de Cannabis Medicinal que produzimos. Eles nos contam que encontraram uma excelente opção terapêutica, segura e eficaz para os amigos de quatro patas.
Para mim, é motivador ver como a Cannabis tem um potencial multiterapêutico, auxiliando no tratamento de várias condições que podem acontecer simultaneamente. A ciência está avançando e é animador ver que a Cannabis Medicinal pode ser uma opção com resultados confiáveis e sem riscos, para ajudar a manter a saúde e o bem-estar das pessoas.
Com um número crescente de pacientes e defensores do acesso gratuito à medicina endocanabinoide pelo SUS, avalio que são muito bem-vindas as iniciativas políticas com os projetos de lei 89/2023 e 481/23 que tratam da Cannabis Medicinal disponível pelo Sistema Único de Saúde. É uma medida importante para expandir o acesso da população aos benefícios terapêuticos dessa planta.
No entanto, ainda há uma preocupação em relação ao potencial de mercado que as grandes empresas farmacêuticas podem exercer sobre a produção e distribuição da Cannabis Medicinal. Isso pode limitar ainda mais o acesso dos pacientes e torná-la um ativo de negócios exclusivo das big pharmas.
Diante desse cenário, reafirmamos nossa visão de que a Cannabis Medicinal deve ser acessível a todos que dela necessitem, independentemente de seu status socioeconômico ou da influência das grandes empresas. É por isso que continuamos firmes em nosso ativismo pela expansão do acesso popular aos seus derivados terapêuticos.
No geral, foi uma experiência incrível participar desses desses eventos e ver como a luta pela Cannabis Medicinal está ganhando força em nosso país. Espero que continuemos avançando nessa direção e que, em breve, possamos garantir o acesso à Cannabis Medicinal de qualidade para todos os pacientes que precisam dela.