Prezado leitor, apresento a vocês o meu livro, “Imbituba em poesias”.
Através desta coluna você terá a oportunidade de ler uma poesia do livro por semana. Após cinquenta semanas você terá lido todo o conteúdo da obra literária. Os 13 primeiros poemas são homenagens a personagens históricos do nosso município.
Esta é a quarta poesia do meu livro. A poesia “Don Rodrigo de Acuña” relata a chegada da primeira embarcação na Enseada de Imbituba, que aqui ancorou no ano de 1526. Don Rodrigo de Acuña era o comandante desse navio. Depois desse dia a nossa enseada começou a ser chamada de Porto Don Rodrigo, fato documentado em mapas europeus do século XVI.
Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na “Banca do Maneca Café”, situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo WhatsApp 9-9928-3444.
DON RODRIGO DE ACUÑA
Em março de 1526
Chegou à Enseada de Imbituba
O Galeão São Gabriel,
Que desta forma então,
Entrou para história da nossa região.
O Galeão São Gabriel
Era uma das sete naus
De uma grande expedição comercial espanhola.
Mas somente esse galeão
Chegou à nossa região!
Don Rodrigo de Acuña
Era o nome do capitão
Que na nossa enseada
Ancorou o galeão.
De “Porto de Don Rodrigo”,
A enseada de Imbituba
Começou a ser chamada
Em homenagem ao capitão
Que visitou a nossa terra amada.
O nome “Porto de Imbituba”
Surgiu muito tempo depois
Com a exploração do Carvão
Da cabeceira do Rio Tubarão.
Sobre Aires Junior
Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL – Campus Tubarão-SC, desde 2014.
Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” – A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira”, que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.
É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31. Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro “Imbituba em Poesias” ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior.
Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias. Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal. Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.