Publicidade


Notícias


Pesquise


Audiência Pública: Comissão de Transportes vai apresentar estudo que questiona concessão da Santo Anjo e sugere novo modelo de sistema Política

Audiência Pública: Comissão de Transportes vai apresentar estudo que questiona concessão da Santo Anjo e sugere novo modelo de sistema

por Administrador 07-11-2017 há 2 mêses 1215

  • Tweet

Publicidade

A Comissão Especial de Transporte realiza nesta quarta-feira (08), às 19h, na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública que vai debater com a população, concessionária e Prefeitura a situação do questionado e "reprovado" serviço de transporte público do município, atualmente sob concessão da empresa Santo Anjo.

Presidida pelo vereador Gilberto Pereira, o Beto do Zé Neide (PR), a Comissão, além de apresentar estudos detalhados e resultados de uma pesquisa que apontou enorme insatisfação com os serviços, vai questionar a manutenção da concessão da Santo Anjo e apresentar um novo modelo que poderá mudar todo o sistema, além de melhorias que podem ser implementadas pela concessionária. 

“Acreditamos que o sistema esteja ultrapassado. Vamos apresentar um novo modelo para o município cujo objetivo é a eficiência, a otimização da operação com adequação da oferta de horários e ônibus à demanda. Tudo isso com a garantia de pontualidade, redução do tempo de espera e viagem, entre outras que vamos debate-lo com a sociedade para melhorá-lo e aperfeiçoá-lo. O transporte público é fundamental para o crescimento da cidade e a economia do município”, afirma Pereira.

Responsável pela consulta popular, Beto do Zé Neide, que está à frente de estudos que apontam inclusive irregularidades na concessão, vem tecendo críticas contundentes à atuação da empresa privada que há décadas opera o sistema e que, há cerca de dois anos e meio, pertence a empresários gaúchos, mesmo tempo em que atua em Imbituba sob um contrato precário com o município, sem licitação, firmado ainda no Governo Jaison Cardoso (PSDB).

“Vamos apresentar o nosso relatório ao Prefeito e à população. Nele, estão estudos aprofundados e procuramos expressar todo sentimento de insatisfação popular, principalmente dos usuários do transporte público. Portanto, é fundamental a participação de todos os imbitubenses, para que participem desse processo cujo objetivo é termos um transporte público digno de nossa cidade, atendendo à demanda e planejado para o futuro”, enfatiza o vereador do PR.

Beto do Zé Neide, Gilberto Pereira, Santo Anjo, Imbituba
Beto do Zé Neide tem o apoio do prefeito na luta por melhorias no transporte público

Entre os dias 10 e 17 de setembro, foi lançada uma pesquisa na internet com o objetivo de dar subsídios à Comissão de Transportes sobre os principais problemas que afetavam o usuário final do serviço. Durante este ano, motivado também pela atuação do vereador na questão, a prefeitura promoveu reuniões em comunidades com a população e diretores da Santo Anjo. Nas pautas, a exposição, por parte dos usuários, da situação de cada bairro, o recebimento de críticas, reclamações e proposições de soluções.

Como era de se imaginar, os resultados da pesquisa apontaram uma grande insatisfação com os serviços. Dentre as perguntas respondidas por 507 usuários do transporte público, estavam o preço das passagens, formas de pagamento (dinheiro, cartão, etc.), se o usuário está satisfeito; linhas e horários, cumprimento dos itinerários e pontualidade nos horários; linhas e horários oferecidos aos finais de semana, etc.

"A população, principalmente o usuário do transporte, é a parte mais interessada e nunca teve oportunidade de se manifestar, mesmo estando nos termos contratuais, como obrigatória a realização anual de pesquisa de opinião pública. Abrimos esse espaço e pela primeira vez a comunidade foi ouvida e pôde manifestar a realidade”, ressalta.


Números da pesquisa reprovam Santo Anjo, que ainda quer aumento de tarifas e redução de seus impostos

Sobre o preço das passagens, 48,1% dos usuários acham que a passagem está muito cara, 43,6% acham que está cara, ou seja, 91,7% dos usuários do transporte coletivo de Imbituba está insatisfeito com a tarifa cobrada pela Santo Anjo.

Referente ao número de linhas, 88,6% dos usuários que participaram da pesquisa estão insatisfeitos com as linhas disponibilizadas pela empresa. Quanto ao cumprimento, respeito de itinerários e a pontualidade nos horários, a grande maioria dos entrevistados (64,5%) respondeu estarem também insatisfeitos.

“São números importantes e não podem ser ignorados, já que a empresa pleiteia, entre outras coisas, o aumento tarifário cuja ação ninguém é contra, desde que o serviço atenda aos anseios das pessoas. A população está insatisfeita com o serviço, questionando retirada de itinerário, redução de linhas e horários, recusando ônibus sucateados que não lhe oferecem segurança e o mínimo de conforto e, por outro lado, a empresa ainda quer aumentar tarifas, pede redução do ISS, quer que o município pague mais para ajudar na gratuidade”, lembra Pereira.

A insatisfação do usuário com a empresa concessionária do transporte coletivo urbano de Imbituba ficou evidenciada em quase toda a pesquisa em índices extremamente altos: Número de ônibus nos horários de pico (85,4%); Tempo de espera entre um ônibus e outro nos dias de semana (82,8%); Linhas em horários durante feriados e finais de semana (83,8%); Limpeza e conservação dos ônibus (73%); Condições da frota, conforto, segurança e climatização (88,2%); Limpeza no terminal, pontos de ônibus e abrigos de passageiros (70,8%); Informações sobre linhas e horários (71,8%); Estrutura para portadores de necessidades especiais e idosos (73,6%); Respeito aos portadores de necessidades especiais e idosos (61,7%).


Empresa teria reduzido linhas, ônibus e empregos, demitindo cobradores e sobrecarregando motoristas

Outro ponto que será apresentado nesta quarta à Prefeitura, questiona algumas cláusulas no contrato de outorga não respeitadas pela Santo Anjo como a redução no número de linhas, veículos e empregos, com a demissão de cobradores, cujas importantes funções foram acumuladas aos motoristas. “Precisamos, sem ignorar os usuários, chegar num equilíbrio que. não pode ser unilateral, olhar os dois lados e para isso existem as leis, contrato e o plano de outorga que possibilita esse entendimento”,  lembra o vereador.


Novo plano favorece Mobilidade Urbana

“Quanto melhor o transporte público, haverá mais deslocamento das pessoas, fundamental para o comercio, o turismo e a educação. Teremos uma economia mais forte e consistente, que irá refletir na geração de empregos. Por outro lado, precisamos fomentar uma mudança nos aspectos culturais na sociedade, bem planejado e com eficiência, pois  irá reduzir o numero de automóveis no centro da cidade, melhorando inclusive nossa mobilidade”, finaliza Beto.

    Palavras-chave
  • Santo Anjo
  • Imbituba
  • concessão
  • transporte coletivo
  • ônibus
  • sucateados
  • redução
  • linhas
  • tarifa
  • passagem
  • Comissão
  • Câmara
  • vereadores
  • Beto do Zé Neide
  • Gilberto Pereira
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil