Publicidade


Notícias


Pesquise


VÍDEO: Conheça o fascinante Museu das Conchas que, com 2 mil espécies de moluscos, encanta moradores e turistas em Imbituba Meio Ambiente

VÍDEO: Conheça o fascinante Museu das Conchas que, com 2 mil espécies de moluscos, encanta moradores e turistas em Imbituba

por Administrador 06-11-2017 há 6 mêses 1846

  • Tweet

Publicidade

Imagine um lugar fascinante, quase mágico às crianças, à beira-mar, onde é possível contemplar mais de 2 mil espécies de moluscos, todos catalogados, a maioria deles belíssimas conchas vindas de todos os mares do planeta. 

Agora saiba que este local existe e está de portas abertas ao público, em Imbituba, em um imóvel totalmente estilizado com  motivos marinhos, a 20 metros do mar, voltado para  a paradisíaca Praia de Itapirubá Norte.

Fundado pelo conquiliologista autodidata, Antonie Maljers, o Museu das Conchas, reúne espécies de todas as formas, cores e tamanhos; nacionais e internacionais; catalogadas expostas à apreciação pública. O museu funciona em sede própria e sem apoio governamental de qualquer nível.

Mostrando sua coleção a amigos e parentes, Maljers,  que nasceu na Holanda, é naturalizado norueguês e reside há alguns anos em Imbituba,  percebeu o interesse e o deslumbramento das pessoas com a beleza das conchas. Com isso, depois de adquirir centenas de exemplares raros de todos os oceanos, decidiu abrir o Museu das Conchas ao grande público. 

A independência orgulha Maljers que, para passar a expor sua coleção também foi incentivado pela esposa, a brasileira Marilene Brandalise, a qual conheceu quando vivia na Noruega, onde a companheira vivia trabalhava.

Apaixonado pela vida marinha desde a infância, Maljers começou sua coleção particular de concha no ano de 2000 e desde então vem aumentando consideravelmente seu acervo. Atualmente, o Museu conta com o auxílio da instrutora, em caráter de estágio, Mayara Esmeraldino Nunes e pode ser visitado Com o custo simbólico de R$ 3,00.

A estudante de engenharia de aquicultura da UFSC realiza uma espécie de curadoria aplicando seus conhecimentos ao explicar a parte biológica aos visitantes, em sua maioria alunos de escolas dos municípios de Imbituba e Laguna. Acompanhadas de professores, as crianças e adolescentes fazem visitas programadas ao local. 





Durante a produção da reportagem, encontramos alunos do ensino fundamental da Escola EEB Morro Grande, de Laguna, que faziam uma atividade extra sala de aula. Moradora de Itapirubá, a professora Laura kasper é uma das grandes incentivadoras da visitação ao Museu das Conchas. 

  

Aos 64 anos, o colecionador, além de continuar com as coletas de conchas nas praias da região, não esconde a felicidade a cada visita em seu museu particular, principalmente quando se trata do público infantil. Embora qualquer pessoa possa visitar o museu e viver experiências únicas, de cores, texturas e formas que remetem a uma viagem ao fundo do mar, são as crianças as mais felizes com encontro com os moluscos.

Confira o site do Museu das Conchas, de Itapirubá: http://www.museudasconchas.com...

A história das conchas


Desde os primórdios da civilização, as conchas têm estado intimamente ligadas à história da humanidade e continuam exercendo um verdadeiro fascínio pela variedade e diversidade de suas formas exóticas e cores espetaculares. Quando olhamos para a nossa história, vemos muitos exemplos da ampla utilização de conchas para decoração ou uso prático, e como objetos de coleção e estudo.

Cientificamente conhecidas como moluscos marinhos, de água-doce ou terrestres, as conchas são a cobertura externa de lesmas adaptáveis que habitam os oceanos, lagos e rios nas mais diversas circunstâncias e em profundidades variadas. Normalmente, elas são encontradas à beira-mar, sem os animais que as habitaram.


A conquiliologia 

O estudo das conchas e sua coleção – ainda é uma ciência pouco explorada pelos brasileiros, apesar de ser um tema amplo, capaz de apaixonar pessoas de todas as idades e de envolvê-las em diferentes níveis, do amador ao científico.
 No Brasil, apesar da vasta costa marítima, o mercado de conchas ainda é incipiente se comparado, por exemplo, como o das Filipinas, da Indonésia e dos Estados Unidos. Temos um museu de vida marinha, localizado na cidade de Rio Grande (RS) e outro Oceanográfico, aberto recentemente, no Vale do Itajaí, mas nenhum especializado só em conchas.


Imagens: Israel Costa e Madison Martins

Edição: Madison Martins

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Museu das Conchas
  • Itapirubá
  • Itapirubá Norte
  • conchas
  • moluscos
  • coleção
  • conquiliologia
  • Antonie Maljers
  • praia
  • notícias
  • portal AHora
  • AHora
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil