Publicidade


Notícias


Pesquise


Garopaba abre o primeiro encontro dos Grupos de Colaboração para apresentar o ADE à sociedade Educação

Garopaba abre o primeiro encontro dos Grupos de Colaboração para apresentar o ADE à sociedade

por Redação 26-10-2017 há 7 mêses 284

  • Tweet

Publicidade

A Prefeitura de Garopaba por meio da Secretaria da Educação e Cultura apresentou na última terça-feira (24), o projeto Arranjos de Desenvolvimento da Educação.

Na oportunidade o Grupo de Cooperação 6, formado pelos municípios de Garopaba e Paulo Lopes, reuniram lideranças políticas, empresariais, profissionais liberais e a sociedade em geral, para apresentar o Programa que vem sendo desenvolvido na região há dois anos pela GRANFPOLIS em parceria com o Instituto Positivo e Instituto Ayrton Senna.

Os 22 municípios da Grande Florianópolis foram divididos em 9 Grupos de Cooperação. O Grupo 6 promoveu a primeira de uma série de encontros que serão programados.

Por meio da Associação dos Gestores e Profissionais do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Grande Florianópolis – AGPADE, novos parceiros estão sendo incentivados a se somar aos esforços pela qualidade da educação municipal, tais como instituições e empresas públicas e privadas, entre outros.

“A sociedade catarinense começa a conhecer os objetivos e metas do Arranjo de Desenvolvimento da Educação e, de forma colaborativa, a ampliar as parcerias que tornam possível alcançar resultados tão significativos na melhoria da educação na região da Grande Florianópolis”. Afirmou o assessor de Educação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Antão Antônio David.

A secretária da Educação e cultura, Maria Nadir Araújo Souza, falou sobre a importância do projeto nos municípios e de realizar o trabalho em conjunto. “Ações como essas realizadas nos municípios garantem grandes mudanças e melhorias tanto para os alunos como também os professores, já que são realizadas capacitações para os educadores e principalmente ao grupo gestor”, comentou Nadir.

“O projeto de Arranjos do Desenvolvimento da Educação é muito oportuno e de suma importância para darmos um grande passo para os alunos mais necessitados na questão de aprendizagem, esse projeto está ajudando a todos, tanto os alunos, as famílias como também o melhoramento do nosso IDEB, é muito gratificante ver os professores conseguirem êxito com alunos que estavam prestes a desistirem de seus estudos por não conseguir a aprendizagem, são verdadeiros mestres que veem seus esforços obtendo sucesso, a metodologia do ADE com a excelente parceria do instituto Positivo e o Instituto Airton Senna é uma conquista para todos nós, estamos orgulhosos dos resultados”, comentou o vice-prefeito Nilton Raupp.

Participaram do encontro o prefeito de Paulo Lopes, Nadir Carlos Rodrigues, o Vice-Prefeito de Garopaba, Nilton Raupp, e as secretárias de educação Maria Nadir de Araújo Souza, e Vanessa Pereira de Paulo Lopes. Além de Antão Antônio David, explanaram sobre o ADE a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo Cristiane Fonseca, e a consultora em Educação Gilmara da Silva.

Na ocasião, algumas empresas parceiras do projeto receberam um certificado de agradecimento.

O ADE favorece a ação coletiva entre gestores municipais de educação, permitindo planejamento integrado com atuação a longo prazo, independente da duração de cada governo. Entre as metas instituídas pelo programa catarinense está corrigir o fluxo de alunos com distorção entre a faixa etária e a série que frequentam. O objetivo é reduzir a média geral dessa distorção de 12,3% para 8% até o fim deste ano. Para isso, as soluções educacionais Se Liga e Acelera Brasil, desenvolvidas pelo Instituto Ayrton Senna, um dos parceiros do programa, estão sendo aplicadas em diversos municípios. Trabalhando a autoestima e a confiança dos alunos, os professores, que foram previamente capacitados para participar do projeto, alfabetizam e ensinam de forma dinâmica e atrativa para que os estudantes em situação de distorção idade/ano avancem no aprendizado.

SOBRE O INSTITUTO POSITIVO

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 e atua como gestor do Investimento Social Privado do Positivo. A principal vocação do Instituto – a Educação – comunga com a do Grupo como um todo. Assim, desde 2015, o IP passou a instituir como prioridade de ação o fortalecimento e a melhoria da educação básica brasileira. Para atingir seus propósitos, o Instituto Positivo se beneficia das competências adquiridas pela longa trajetória do Grupo Positivo, como a extensa e qualificada rede de parceiros. Os relatórios de sustentabilidade do Grupo Positivo, que mostram a estratégia de gestão dos temas mais relevantes em que a instituição atua, podem ser visualizados no site www.positivo.com.br/instituto/sustentabilidade.

    Palavras-chave
  • Garopaba
  • ADE
  • Educação
  • Projeto
  • Encontro
  • Nilton Raupp
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil