Publicidade


Notícias


Pesquise


Batalha Naval e Batismo de Fogo de Anita Garibaldi serão celebrados em Imbituba Cultura

Batalha Naval e Batismo de Fogo de Anita Garibaldi serão celebrados em Imbituba

por Redação 26-10-2017 há 1 ano 828

  • Tweet

Publicidade

Os 178 anos da Batalha Naval e do Batismo de Fogo de Anita Garibaldi serão celebrados em Imbituba, no dia 4 de novembro, na Escola de Educação Básica Henrique Lage, das 14h às 19h. O evento será realizado por iniciativa da Associação Cultural Mariscão da Zimba, através do Departamento da Cultura Açoriana, em parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – ALBSC Imbituba.

As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. “Será um grande evento cultural, com exposição de telas e fotografias, concurso de poesias e desenhos, e a participação das escolas municipais. Além disso as academias de letras do estado de Santa Catarina irão trazer seus saraus literários. A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Imbituba participará com palestras de prevenção a saúde do adolescente. A ALBSC abraçou essa grande causa de cunho histórico-cultural que contempla nossa querida Imbituba e região, com o apoio da ALBSC estadual e ALBSC Amurel”, destaca Ronaldo Augusto Pires, presidente da ALBSC Imbituba.

Haverá ainda o I Encontro de Artesão do Sul de Santa Catarina, com exposição e venda de artesanatos da região do estado e do munícipio. A partir das 21h terá um jantar de confraternização no Botequim Bar, no valor de R$ 30,00, sem bebidas. É necessário confirmar presença com antecedência no telefone (48) 9-9969-4144.

UM POUCO DE HISTÓRIA

De acordo com o escritor Ronaldo, o evento traz a marca de 178 anos da Batalha Naval no Mar de Imbituba, juntamente com o Batismo de Fogo de Anita Garibaldi. “A Heroína, que antes, menina era chamada de Aninha, tem grandes chances históricas de ter nascido em Morrinhos de Mirim, em Imbituba, antes pertencente a cidade de Laguna”, explica.

“Aninha cresceu, casou com Manoel sapateiro, separou-se e encontrou sua paixão dentre os acasos da Revolução Farroupilha. A menina moça, vira Anita e assume seu romance com Giuseppe Garibaldi e juntos desbravam caminhos em lutas pelo oceano meridional. Acontece no mar de Imbituba no dia 4 de novembro de 1839, a tal Batalha Naval entre os Imperiais, defendendo o governo, contra os republicanos revolucionários. Anita encoraja-se, arma-se de valentia, aprende todos os manejos necessários para a luta contra os imperiais, lado a lado de seu amor, Garibaldi. Anita luta de igual para igual contra os soldados do governo. A batalha torna-se difícil, muitos mortos e feridos, não obtendo o êxito esperado.  As tropas imperiais recuam e Anita ajuda nos cuidados com os feridos que são transportados a Laguna”, resgata Ronaldo Pires.

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura solene

15h30 – Abertura cultural:

- Concurso de poesias e desenhos com alunos das escolas municipais com o tema Batismo de Fogo de Anita Garibaldi

- Exposição de livros e Sarau Literário das Academias de Letras do Brasil de Santa Catarina – ALBSC

- Adolescente, se liga! É necessário saber para transformar – Secretaria Municipal de Saúde

- I Encontro de Artesanato Sul Catarinense

19h – Encerramento

21h – Jantar de confraternização – O Botequim Bar

(Valor R$ 30,00 – Necessário reserva antecipada – Cardápio: Filé de peixe ao molho de camarão; Filé ao molho madeira; Estrogonofe de frango; Lasanha; Salpicão; Arroz Branco; Arroz à Grega; Saladas cruas e cozidas e sobremesa).

    Palavras-chave
  • Batalha Naval
  • Anita Garibaldi
  • Evento Cultural
  • Imbituba
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil