Pesquisa revela grande insatisfação dos usuários do Transporte Coletivo de Imbituba com a Santo Anjo
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Pesquisa revela grande insatisfação dos usuários do Transporte Coletivo de Imbituba com a Santo Anjo Política

Pesquisa revela grande insatisfação dos usuários do Transporte Coletivo de Imbituba com a Santo Anjo

por Administrador 13-10-2017 há 10 mêses 3676

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Presidida pelo vereador Gilberto Pereira, o Beto do Zé Neide (PR), a Comissão Especial da Câmara de Vereadores, destinada a realizar estudos e tratar dos assuntos relacionados ao Transporte – entre eles o Transporte Coletivo Urbano de Imbituba, lançou entre os dias 10 e 17 de setembro uma pesquisa na internet com o objetivo de dar subsídios à Comissão de Transportes sobre os principais problemas que afetam o usuário final do serviço, atualmente sob concessão da empresa Santo Anjo.

E como era de se imaginar, os resultados apontaram uma grande insatisfação com os serviços prestados pela empresa. Dentre as perguntas que foram respondidas por 507 usuários do transporte público, estão o preço das passagens, se está barata, normal ou cara; sobre as formas de pagamento disponíveis (dinheiro, cartão, etc.), se o usuário está satisfeito, insatisfeito, indiferente; sobre as linhas e horários disponíveis; sobre o cumprimento dos itinerários e a pontualidade nos horários dos ônibus; sobre as linhas e horários oferecidos aos finais de semana, etc.

A Comissão Especial, formada também pelos vereadores Antônio Clésio Costa (Vice-presidente); Humberto Carlos dos Santos (Relator); Fernando João Ancelmo e Roberto Luiz Rodrigues (membros). De acordo com Gilberto Pereira, com base na pesquisa, a Comissão deve apresentar propostas ao Poder Público sobre a manutenção da atual concessão ou não, melhorias que podem ser implementadas pela concessionária, entre outras propostas.

"A população, principalmente o usuário do transporte público, é a parte mais interessada e nunca teve oportunidade de se manifestar, mesmo estando nos termos contratuais como obrigatoriedade a realização anual de pesquisa de opinião pública, para medir o grau de satisfação. Só abrimos esse espaço para os usuários que pela primeira vez, as pessoas ouvidas e manifestaram a realidade. É um documento importante e contribuirá de forma direta para os trabalhos da Comissão", afirma Pereira. 

 

NÚMEROS DA PESQUISA

Sobre o preço das passagens, 48,1% dos usuários acham que a passagem está muito cara, 43,6% acham que está cara, ou seja, 91,7% dos usuários do transporte coletivo de Imbituba está insatisfeito com a tarifa cobrada pela Santo Anjo.

Referente ao número de linhas, 88,6% dos usuários que participaram da pesquisa estão insatisfeitos com as linhas disponibilizadas pela empresa. Quanto ao cumprimento, respeito de itinerários e a pontualidade nos horários, a grande maioria dos entrevistados (64,5%) respondeu estarem também insatisfeitos.

“São números importantes e não podem ser ignorados, já que a empresa pleiteia, entre outras coisas, o aumento tarifário. Cuja ação ninguém é contra, desde que o serviço esteja atendendo aos anseios das pessoas. O usuário deve estar satisfeito para, a partir daí, ser realizado todo estudo de equilíbrio econômico-financeiro, sempre observando a modicidade da tarifa pública para o usuário”, disse Pereira.

A insatisfação do usuário com a empresa concessionária do transporte coletivo urbano de Imbituba ficou evidenciada em quase toda a pesquisa em índices extremamente altos: Número de ônibus nos horários de pico (85,4%); Tempo de espera entre um ônibus e outro nos dias de semana (82,8%); Linhas em horários durante feriados e finais de semana (83,8%); Limpeza e conservação dos ônibus (73%); Condições da frota, conforto, segurança e climatização (88,2%); Limpeza no terminal, pontos de ônibus e abrigos de passageiros (70,8%); Informações sobre linhas e horários (71,8%); Estrutura para portadores de necessidades especiais e idosos (73,6%); Respeito aos portadores de necessidades especiais e idosos (61,7%).

“Percebemos que temos de um lado a população insatisfeita com o serviço prestado. Questiona retirada itinerário, redução de linhas, horários, reclamam dos ônibus sucateados que não lhe oferecem segurança e o mínimo de conforto e por outro lado, a empresa querendo aumentar tarifas, redução do ISS, quer que o município pague subsídios para ajudar na gratuidade. Então, precisamos chegar num equilíbrio, sem ignorar os usuários. Este equilíbrio não pode ser unilateral, precisamos olhar os dois lados e para isso existem as leis, contrato e o plano de outorga que possibilita esse entendimento”,  lembra o vereador.

Com as informações da pesquisa, a Comissão Especial deve apresentar propostas ao Poder Público quanto à manutenção da atual concessão, melhorias que podem ser implementadas pela concessionária, entre outras propostas. Outro ponto que será analisado e encaminhado à Prefeitura  questiona algumas cláusulas no contrato de outorga não respeitadas pela Santo Anjo como a redução no número de linhas, veículos e empregos.

“Acreditamos também que o sistema esteja ultrapassado, já apresentamos um novo modelo para o município que o objetivo é a eficiência, a otimização da operação com adequação da oferta de horários e ônibus a demanda, com a garantia de pontualidade, redução do tempo de espera e viagem, entre outras que vamos debate-lo com a sociedade através de audiências públicas para melhora-lo e aperfeiçoa-lo. O transporte público é fundamental para o crescimento da cidade, a economia do município passa diretamente pelo transporte público, é muito amplo”, ressalta Pereira.

“Então, quanto melhor o transporte público, haverá mais deslocamento das pessoas, fundamental para o comercio, o turismo e a educação. Teremos uma economia mais forte e consistente, que irá refletir na geração de empregos. Por outro lado, precisamos fomentar uma mudança nos aspectos culturais na sociedade, bem planejado e com eficiência, pois  irá reduzir o numero de automóveis no centro da cidade, melhorando inclusive nossa mobilidade”, finaliza.

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