Publicidade


Notícias


Pesquise


Outubro Rosa: com diversas atividades, campanha em Imbituba alerta para necessidade de rastreamento e diagnóstico precoce Geral

Outubro Rosa: com diversas atividades, campanha em Imbituba alerta para necessidade de rastreamento e diagnóstico precoce

por Administrador 03-10-2017 há 11 mêses 632

  • Tweet

Publicidade

Com o tema “Mais que uma cor, é um alerta”, a Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Imbituba, através do Centro de Referência da Mulher (Cerem), desenvolveu uma grande programação de conscientização e incentivo às mulheres. 

O objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, e também de colo de útero. Palestras, missa, pedágio, aula de dança, caminhada, passeio ciclístico e baile estão previstos na programação que vai até o dia 31 de outubro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. 

Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.

Para a secretária de saúde Graciela Ribeiro, o objetivo é que o maior número de mulheres compreendam a importância de se fazer a prevenção para identificar ou descartar qualquer suspeita. “A campanha alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença na luta pela cura; e para a realização da mamografia e autoexame, que devem fazer parte da rotina feminina”, ressalta a secretária.


Saúde de Imbituba realiza cerca de 180 mamografias por mês

Em Imbituba, cerca de 180 mamografias são realizadas por mês através da secretaria de saúde. No ano de 2015, 30 mulheres foram diagnosticadas com o câncer de mama e realizaram a mastectomia (retirada da mama), em 2017, já são 12 casos. Além disso, o câncer tem atingido mulheres cada vez mais novas, em Imbituba a mais jovem mulher registrada com a doença, tinha 26 anos, neste ano, uma jovem de 22 anos já foi detectada com o câncer.

O câncer é o mal que mais acomete a glândula mamária — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Ainda de acordo com o Inca, a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Biópsia de colo de útero é oferecida pelo Município

A campanha também alerta para outro tipo de câncer que tem acometido milhares de mulheres: o câncer de colo de útero. Além da vacina do HPV, existem importantes tecnologias que podem ajudar a identificar precocemente sinais pré-cancerígenos, como o exame papanicolau. No entanto, este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina no Brasil. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostram que, entre os que acometem exclusivamente as mulheres, é o segundo mais recorrente. Hoje, 44% dos casos são descobertos na fase avançada.

Marília Mendonça, coordenadora do Cerem, explica que o município passou a oferecer, desde março deste ano, a biópsia do colo do útero, que é o exame de diagnóstico utilizado para identificar, possíveis alterações no tecido de revestimento do útero que possam indicar crescimento anormal do endométrio, infecções do útero e, até, câncer. Só neste ano, foram realizadas através do Cerem, 335 preventivos, 280 colposcopias, 180 cauterizações e 63 biópsias.

Segundo o Instituto Oncoguia, 529 mil novos casos de câncer do colo uterino são registrados anualmente no mundo. A doença também é responsável por 275 mil mortes todos os anos. Cerca de 88% das mortes acontecem em países de baixa e média renda. No Brasil, são estimados mais de 16 mil novos casos e mais de 5 mil mortes decorrentes da doença em 2017, ainda de acordo com o Inca.

Cerem oferece médicos, enfermeira, técnico em enfermagem, nutricionista, psicólogo e assistente social

O Centro de Referência da Mulher – Cerem conta com uma equipe multiprofissional composta por três médicos, enfermeira obstétrica, técnico em enfermagem, nutricionista, psicólogo e assistente social.

O centro fica localizado na Rua Nereu Ramos, ao lado da Secretaria de Saúde, atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O telefone de contato é o (48) 3355.8333.


PROGRAMAÇÃO DA lllª JORNADA OUTUBRO ROSA

Dias: 04 a 31/10/17

Compartilhando Saberes na sala de espera, e Roda de Conversa com as integrantes dos grupos do CEREM: yoga, mulheres, psicoterapia e menopausa/ climatério.

Local: CEREM

Hora: 08h00min às 17h00min.


Campanha do lenço do bem

Local de coleta: CEREM

Hora: 8:00 às 1700h


Dia: 05/10/17

Missa em Ação de Graças

Local: Igreja Matriz de Imbituba

Hora: 15:00h (RFCC)


Dia: 06/10/17

Pedágio Rosa

Local: Sinaleira do Tieli supermercados (RFCC)

Hora: 14:00h


Dia: 07/10/17

Roda de conversa com a Rádio Bandeirante (voluntárias)

Local: RFCC

Hora: 11:00h


Dia: 12/10/17

Aulão de Zumba/CEREM

Local: Clube Atlético

Hora: 16:00h


Dia: 18/10/17

Caminha da Rosa

Local de saída: RFCC

Hora: 14:00h


Dia: 19/10/17

Palestra do Câncer de Mamas

Local: SCPar – Porto de Imbituba

Proferida pela Dra. Flavia Moreno Lahude-Ginecologista/Obstetra


Dia: 26/10/17

Palestras HPV e Prevenção ao Câncer de Mama/Cerem

Local: CEGES

Hora: 14:00h

Público-alvo: Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Mulheres dos Portuários


Dia: 27/10/17

Roda de Conversa e atendimento individual (Cerem)

Local: Tieli

Hora: 14:30h


Dia: 28/10/17

Passeio Ciclístico / Uniasselvi e RFCC

Local: Uniasselvi

Hora: 08:00h


Dia: 28/10/17

Baile Rosa da RFCC

Local: PLEC

Hora: 23h00min h


Dia: 31/10/17

Encerramento

Obs.: Estratégia de Saúde da Família-ESF estará desenvolvendo atividades de prevenção durante o todo o mês de outubro em conjunto com o NASF.


    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Câncer
  • mama
  • Outubro Rosa
  • atividades
  • programação
  • saúde
  • secretaria
  • Graciela Wiemes
  • prefeitura
  • Rosenvaldo Júnior
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil