O vereador Bruno Pacheco (PSB), propôs à Administração Municipal de Imbituba, através de Indicação, que a equipe administrativa do governo realize estudos no sentido implementar uma linha de crédito emergencial, em parceria com bancos públicos e privados, disponibilizando financiamento a juro zero às micro e pequenas empresas de Imbituba, semelhante ao formato já implementado em 2020.
O objetivo da linha de crédito, justifica o vereador, é ajudar os pequenos e médios empreendedores do município a enfrentarem o difícil momento social e econômico gerado pela pandemia, que completou, este mês, um ano.
“Em tempos de crise, em virtude dos reflexos da pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores estão passando por dificuldades, o que resulta na queda da receita das empresas e até mesmo no fechamento destas. A proposta é uma forma de auxiliar estes empreendedores e o apoio do Poder Público é fundamental neste momento”, defende Bruno.
No documento, o vereador propôs também a flexibilização de pagamentos dos tributos municipais a ser concedido a estes empresários e a todos os munícipes. Em plenário, durante a apresentação da proposta, o vereador do PSB trouxe aos demais parlamentares uma boa notícia para os empresários e para a população imbitubense: em conversa com a secretária da Fazenda de Imbituba, Adriane Luiz, Bruno teve a confirmação de que a Administração iria prorrogar para junho os vencimentos do IPTU e dos Alvarás de Funcionamento, o que veio a ser confirmado no início da última semana, com a publicação de decreto, estendendo os prazos destes tributos.
PROGRAMA JURO ZERO
“Em resumo, a minha proposta é trazer de volta o Programa Juro Zero, implantado em 2020 pela atual Administração Municipal e que oferece empréstimo sem cobrança de juros, como forma de incentivo financeiro aos microempreendedores da cidade. A novidade nesta possível reedição Programa, seria incluir no ‘pacote de auxílio emergencial’ a possibilidade de flexibilização do pagamento dos tributos, através de prorrogação de prazos dos vencimentos das obrigações destas micro e pequenas empresas, em dificuldade e foi isso o que acabou acontecendo primeiro”, declarou, otimista, o vereador Bruno Pacheco.
Ainda sobre a reedição do Programa Juro Zero, Bruno explica que a medida além de possibilitar o acesso ao crédito, serve também de incentivo para a geração de emprego e renda aos empreendedores locais.
“A disponibilização do recurso, prazo de pagamento e demais condições, são definidos após avaliação da necessidade do crédito, da viabilidade econômica e da capacidade de pagamento dos empreendimentos, apurados por meio de levantamento socioeconômico, idêntico ao programa implantado em julho de 2020, falando tecnicamente sobre o assunto, mas antes, precisamos do apoio e aval da Administração Municipal e isso também está sendo tratado de forma muito positiva”, complementa o vereador.
Bruno tem se reunido nos últimos dias não só com a secretária Adriane, mas também com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Henrique Melo e claro, com o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, tratando do assunto e a equipe econômica do governo está buscando as parcerias necessárias para a sua implementação.
“Só tenho a agradecer à nossa Administração pelo empenho e o sentimento é muito positivo, de que possamos implementar essa linha de crédito emergencial em breve e ajudar o município de Imbituba como um todo a superar esse momento difícil, com certeza o mais difícil de nossa história”, finaliza o vereador.
-
Palavras-chave
- Imbituba
- Prefeitura
- Fazenda
- Sefaz
- programa
- Juro
- Zero
- micro
- pequenas
- empresas
- vereador
- Bruno
- Pacheco
-
- Tweet