Publicidade


Notícias


Pesquise


Cultura

"Qual milagre": estreia nesta quarta documentário que conta história da obra em homenagem à Santa Paulina, da idealização à sua paralisação

por Administrador 07-04-2021 há 3 dias 1020

  • Tweet

Publicidade

“Prefeitura em SC constrói estátua religiosa maior que o Cristo Redentor”. Essa foi a manchete dos principais meios de comunicação do Brasil quando se depararam com a possibilidade da construção da segunda maior estátua religiosa do Brasil em Imbituba, cidade que sediou o primeiro milagre de Santa Paulina. Com custo estimado em R$ 4,9 milhões para os cofres públicos da prefeitura, o projeto pretendia incluir a cidade na rota do turismo religioso na América do Sul. 

E toda a emocionante e polêmica história da obra em homenagem à Santa, desde a idealização à sua paralisação, se tornou o enredo de um surpreendente documentário pelas mãos de um advogado imbitubense. Produzido e dirigido por Filipe Dias Antonio, “Qual milagre” estreia nesta quarta-feira, dia 7, às 20 horas, através de uma live do canal do YouTube - Filipe Dias Antonio.

 

O evento será transmitido do estúdio do produtor Arthur Vinícius, e terá a presença do dentista e poeta Antônio de Souza Junior, filho do Dr. Aires Antônio De Souza, médico que testemunhou e atestou o milagre de Imbituba. 

Moradora do Bairro Paes Leme, Dona Eluisa, a miraculada, concedeu uma entrevista para o filme selecionado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procult) de Imbituba. Também falam no documentário, o Padre responsável pela paróquia à época, Pe. José Eduardo Bittencourt, o engenheiro da Prefeitura de Imbituba Célio Nunes do Nascimento Filho, o Secretário de Turismo e Cultura de Nova Trento Rodrigo Bonecher e Romeu Pires Filho, servidor da Secretaria de Turismo de Imbituba, que acompanhou a obra desde o início.

Dividido em três partes, o documentário também traz, inevitavelmente, o debate para o prisma do turismo religioso e seus benefícios para a geração de emprego e renda muito bem aproveitados pela cidade de Nova Trento. O filme aborda ainda as causas de interrupção da obra, os custos investidos até o presente momento na obra, como e onde se encontram os moldes feitos pelo artista plástico Marcelo Francalacci e outros “porquês” do projeto “não ter dado certo”.

Filipe conta que há mais de uma década, não era algum político que se destacava nas conversas e reuniões públicas sobre o monumento, mas, sim, um peregrino: Camilo Carvalho Damázio. “Camilo da Santa Paulina” é considerado o idealizador da obra e a acompanhou do início ao fim. Ele faleceu pouco tempo depois do início das obras, vítima de um infarto, justamente quando peregrinava em direção à obra no topo do Morro do Mirim.

A ideia de Camilo fazia e faz muito sentido: Imbituba é a terra do primeiro milagre da primeira santa canonizada no Brasil. Conhecida por ser a primeira santa canonizada no Brasil, Amabile Lucia Visintainer, hoje chamada de Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus - ou somente Santa Paulina – foi canonizada em 19 de maio de 2002, pelo Papa João Paulo II.

E foi em Imbituba o primeiro local onde ocorreu um milagre reconhecido da santa nascida na Itália e radicada brasileira: a cura de Eluisa Rosa de Souza, grávida de sete meses, que sofria de uma hemorragia interna considerada irreversível pelos médicos.

A película que conta a história do monumento a Madre Paulina que “quase” foi construído em Imbituba teve coprodução, captação de imagens e edição assinada por Daísa Jerônimo Teixeira, graduada em Cinema e Audiovisual na UNISUL. O roteiro foi escrito pelo bancário e músico Joel Ramos.

As imagens cedidas pela UNISUL e o Santuário de Madre Paulina enriquecem o documentário com entrevistas de diversos envolvidos no projeto, como a Irmã Anna Tomelin, Diretora do Santuário de Madre Paulina em Nova Trento e o próprio Camilo.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • obra
  • Santa Paulina
  • estátua
  • monumento
  • documentário
  • Qual milagre
  • turismo religioso
  • Camilo Carvalho Damázio
  • Filipe Dias Antonio
  • estreia
  • youtube
  • obras
  • paralisada
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil