Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba em Poesias: no último personagem do livro que recita a história do município, Aires Júnior homenageia o Pe. Itamar Luiz da Costa Cultura

Imbituba em Poesias: no último personagem do livro que recita a história do município, Aires Júnior homenageia o Pe. Itamar Luiz da Costa

# por Aires Antonio de Souza Junior 02-04-2021 há 1 semana 1459

  • Tweet

Publicidade

Prezado leitor, a 13ª poesia do livro "Imbituba em Poesias", de minha autoria, é uma homenagem a um dos padres mais marcantes da história de Imbituba, o Padre Itamar. Este é o último personagem homenageado no meu livro. As próximas quatros poesias serão em honra aos templos católicos de maior relevância histórica do nosso município.

Convido você a adquirir o livro ʺImbituba em Poesiasʺ, que está à venda na "Banca do Maneca Café", situada na esquina da rua Nereu Ramos com a rua Ernani Contrin ou pelo WhatsApp 999283444.

 

PADRE ITAMAR

 
Padre Doutor Itamar Luiz da Costa!
Era assim que gostava de ser chamado
O nosso pároco amado
Que desde menino já sabia
Que sacerdote ele seria.
 
De intelecto, oratória e liderança exemplar
Foi para a Roma, para os estudos terminar.
 
Assim que a Segunda Guerra terminou
 Para Itália Itamar viajou!
 Levando na bagagem
O sonho de se formar
E padre se tornar.
 
No Vaticano muitos amigos ele fez
Dos mais humildes aos Cardiais.
 
Dizem até que uma vez
Com o Papa Pio XV conversou em Português!
No final de 1946
Padre se ordenou
Mas seu anseio por estudar
Na Itália o fez ficar.
 
Em 1948 para o Brasil resolveu voltar.
Quando Imbituba paróquia se tornou
*O Padre Doutor para Zimba se mudou.
 
Caridade costumava praticar
Seus sermões atraiam multidões
Adorava bem vestido sempre estar
Fez de Imbituba seu último lar.
 
Em 1970 desse mundo ele partiu
Deixando boas lembranças
E um legado como herança.
 
Em nossa cidade, muito ele fez.
O nosso Hospital foi ele que idealizou
E de “São Camilo“ o batizou!
 
A Rádio Difusora de Imbituba
Padre Itamar ajudou a fundar
Criando e apresentando um programa exemplar
“Os Ponteiros Apontam para o Infinito”
 Que até hoje está no ar.


Sobre o autor Aires Junior

Aires Antonio de Souza Junior nasceu em Imbituba, Santa Catarina, em 29 de agosto de 1970.  Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É especialista em Odontopediatria pela Universidad de Concepcíon (Chile) e, em Ortodontia, pela FUNORTE (SOEBRAS). É Professor da Faculdade de Odontologia da UNISUL - Campus Tubarão-SC, desde 2014. 

Escritor, poeta, músico e compositor, gravou três de suas inúmeras composições no CD JAM, coletânea catarinense lançada em Florianópolis, no ano de 1995. Em 2008, lançou o CD Infantil “O Sapo Sorridente” - A Saúde Bucal Cantada em Músicas da Cantiga de Roda Brasileira", que vendeu mais de 4 mil cópias. Atualmente, lança suas novas produções musicais no YouTube.

É Membro da ALBSC/Imbituba, desde junho de 2018, ocupando a cadeira de número 31.     Em 2019, Aires lançou o seu primeiro livro, “Nadando em Águas Abertas – Explorando o Brasil” é foi um dos autores da “Antologia em Rimas, Versos e Prosas”, da ALBSC-Seccional de Imbituba. Em 2020, Aires lançou o livro "Imbituba em Poesias"        ʺIMBITUBA EM POESIASʺ é o segundo livro do escritor, compositor, músico e poeta imbitubense Aires Antonio de Souza Junior. 

Após lançar o livro ʺNadando em Águas Abertas – Explorando o Brasilʺ, o autor resolve diversificar e partir para o universo das poesias. Nesta sua segunda obra literária, Aires realiza uma linda homenagem a sua cidade natal, ao escrever poesias em honra a personagens históricos de Imbituba, além de exaltar as principais praias, lagoas, ilhas, igrejas e trilhas da cidade, sem se esquecer do porto, da estrada de ferro e da Baleia Franca Austral, símbolos do brasão municipal.  Para finalizar, Aires expõe sua visão sobre a existência e o amor. São cinquentas poesias escritas por ocasião da celebração do aniversário de 50 anos do autor. Em suas mãos, um livro que deveria fazer parte das obras literárias sugeridas a todos os alunos das escolas do nosso município; um livro que todos os imbitubenses deveriam ler.

    Palavras-chave
  • Imbituba em Poesias
  • Aires Junior
  • Aires Antonio de Souza Junior
  • livro
  • Imbituba
  • escritor
  • padre
  • Itamar Luiz da Costa
  • AHora
  • história
  • Pe. Itamar
  • Pe. Itamar Luiz da Costa
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil