Publicidade


Notícias


Pesquise


 Ação Mundial: voluntários de Imbituba e Garopaba vão limpar as praias neste sábado. Vamos participar? Meio Ambiente

Ação Mundial: voluntários de Imbituba e Garopaba vão limpar as praias neste sábado. Vamos participar?

por Administrador 28-09-2017 há 3 mêses 1203

  • Tweet

Publicidade

Uma parceria entre ONGs, associações e projetos de conservação do meio ambiente vai realizar, neste sábado (30), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Imbituba e Garopaba. A iniciativa é da ONG Americana Ocean Conservancy, liderada em nossa região pela Ecosurf Imbituba e Projeto Monitoramento Mirim Costeiro, de Garopaba e abraçada por diversas entidades locais. 

O objetivo da ação é envolver as comunidades na limpeza das praias e dos cursos d’água em todo o mundo e posteriormente avaliar o que foi coletado e identificar suas origens, no intuito de gerar consciência ambiental e mudar os comportamentos que vêm aumentando a poluição no planeta. 

A partir das 9h, os voluntários se reúnem para realizar a limpeza das praias e cursos d’água, distribuir material educativo e recolher amostras para formar banco de dados sobre os resíduos coletados, os quais serão parte de um relatório geral de todas as praias envolvidas. 

Em Imbituba, a ação acontece na Praia do Rosa, Vermelha, Praia do Luz, Barra da Ibiraquera, Ribanceira, Praia D´Água, Praia do Porto, da Vila e Itapirubá. Já em Garopaba, os pontos de encontros serão as praias da Gamboa, Siriú - norte, centro e sul, Praia Central, Silveira, Ferrugem, Praia da Barra e Ouvidor. 


Participe, adote uma praia, traga sua família, seus amigos e vizinhos para salvar a vida nos oceanos

Este é o 4º ano que a Ecosurf Imbituba realiza a campanha em Imbituba. Cada uma das praias possui um grupo ou associação responsável pela coordenação local, onde os pesquisadores voluntários são orientados e receberão o material de coleta e monitoramento dos resíduos.

Segundo dados da ONU Medio Ambiente, entre 60 e 90% do lixo encontrado nos mares é composto por vários tipos de plásticos, em diferentes tamanhos e estágios de degradação. É possível encontrar desde grandes redes de pesca a sacolas plásticas e garrafas de refrigerante, até microplásticos de menos de 5mm de diâmetro – o plástico é onipresente, está em todos os oceanos do planeta.

“Infelizmente, o plástico está chegando surfando em nossas praias. Além de ter que combater o lixo que geramos em terra, as marés acabam depositando diariamente mais resíduos nos ambientes costeiros. Algumas estimativas apontam que, se continuarmos no ritmo com que descartamos itens como garrafas plásticas, sacolas e copos plásticos depois de um único uso, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes e estima-se que 99% das aves marinhas terão ingerido o material”, alerta a ativista Amanda Suita de Moraes.

“Precisamos da sua ajuda para conter o avanço do lixo marinho em nosso litoral. Adote uma praia, traga sua família, seus amigos e vizinhos para participar dessa ação para salvar a vida nos oceanos”, convoca Amanda.

Amanda Suita Moraes entregando panfletos educativos de conscientização para turistas na praia de Garopaba

Eduardo Rosa ressalta importância da ação para a conscientização quanto à produção desnecessária de lixo

O ativista ambiental e colunista do Portal AHora, Eduardo Rosa, que possui longo histórico de luta em prol das causas do meio ambiente da região, incluindo as verdadeiras batalhas pelo tombamento das Dunas da Ribanceira, lembra que o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores movimentos do mundo em prol da preservação do litoral.

"Devemos ter orgulho em Imbituba e Garopaba receberem um evento deste porte e em ter a Amanda a frente disso em todos estes anos. Trata-se de uma guerreira nata em prol de toda nossa natureza. A ação que acontece novamente este ano, além de dar uma geral nas praias, serve para entendermos o quanto o mundo produz lixo desnecessário e que acaba indo direto para onde não deveria", lembra Rosa. 

"E quem sofre muito mais com isso além de termos uma praia suja, são as espécies marinhas que convivem com isso e, enganadamente, tentam se alimentar desses resíduos. Uma pena que estejamos vivenciando isso e muito pouco se faz para mudar este destino. Por isso o Ecosurf Imbituba merece todo nosso o apoio", ressalta o ecologista.


Plantio de mudas nativas e espaços montados

Em Itapirubá Norte, a Asaep estará realizando plantio de mudas nativas na Praia do Porto e o Projeto Baleia Franca estará recepcionando os voluntários com uma mesa de frutas em frente à sede deles. No período da tarde, um espaço estará montado na 2º Etapa do Imbituba Surf Tour, evento organizado pela Associação de Surf de Imbituba (ASI). 

"Estaremos à disposição para fornecer os resultados dos monitoramentos realizados nas praias do município, e para conversar a respeito da problemática dos resíduos gerados em terra e no avanço da poluição que está chegando através das correntes marinhas", conclui a ativista ambiental. 


O International Coastal Cleanup (ICC) – Dia de Limpeza de Rios e Praias 

Trata-se de uma das mais importantes ações globais de conscientização sobre os problemas gerados pelos resíduos sólidos nas zonas costeiras. A ação envolve anualmente cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países. No Brasil, o evento ocorre desde 1997 e em Garopaba, o ICC é realizado desde 2011. 

O evento só acontece em virtude da grande mobilização local. Fazem parte dele: 
Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA)
ONG Ferrugem Viva
Grupo de Escoteiros Ilha Terceira
Associação de Surf da Ferrugem (ASF)
Associação Comunitária Praia da Silveira (ACPS)
Filhas do Mar
Movimento Rosamor
Associação dos Moradores e Amigos da Barra de Ibiraquera
Acim Barra de Ibiraquera e Região
Associação Escoteiros Evolucionários
Asaep Praia do Porto Imbituba
Associação de Moradores da Rua de Baixo
Projeto Baleia Franca / Instituto Australis
Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI)
Associação dos Moradores Pescadores da Praia do Porto (AMPAP)
Prefeituras e as escolas municipais. 

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Garopaba
  • limpeza
  • praias
  • rios
  • Ecosurf
  • Monitoramento
  • Dia
  • Mundial
  • voluntários
  • entidades
  • conscientização
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil