Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: PM garante sossego no Carnaval, principalmente no Rosa, e atua forte no Verão, com 62 caixas apreendidas; crimes caíram em 2020 Segurança

Imbituba: PM garante sossego no Carnaval, principalmente no Rosa, e atua forte no Verão, com 62 caixas apreendidas; crimes caíram em 2020

por Administrador 21-02-2021 há 2 semanas 1327

  • Tweet

Publicidade

Mesmo marcado, em geral, pelo isolamento à luta mundial contra a pandemia do coronavírus e pelo respeito à coletividade, o período do Carnaval de 2021 em Imbituba ainda foi de muito barulho, aglomerações pontuais, festas clandestinas e outras infrações e delitos que deram muito trabalho à Polícia Militar (PM), principalmente na Praia do Rosa, no Bairro Ibiraquera. 

Com blitzes de Lei Seca e fiscalizações ostensivas, foi registrado um grande número de autuações, apreensões de caixas de som portáteis, caseiras e automotivas e de ocorrências de perturbação,  no período de 12 a 16 de fevereiro, representando a maioria dos Termos Circunstanciados (TC) e prisões efetuados pela PM, que no ano de 2020 registrou em comparação a 2019 uma redução significativa dos índices de criminalidade.

Em Imbituba, somente nos quatro dias de “folia”, foram 18 ocorrências de Perturbação do Sossego, com 27 caixas de som apreendidas.  Já no período de 22 de dezembro de 2020 até 11 de fevereiro de 2021, a PM já havia lavrado 25 TCs por perturbação de sossego, apreendendo 35 caixas de som, totalizando 62 aparelhos sonoros recolhidos por meio do decreto municipal que proibiu a utilização dos eletrônicos nas ruas e praias. No âmbito privado, a Lei já proíbe o som alto que perturba o sossego alheio, prevendo autuação a apreensão da caixa. 




No período de Carnaval, ainda foram lavrados 11 Termos Circunstanciados por posse de drogas, dois por brigas que chegaram às vias de fato, um TC por Lesão Corporal, além de duas infrações de Medida Sanitária por promoção de aglomerações em estabelecimentos comerciais e festas clandestinas.


Segundo o Comandante da Guarnição Especial de Imbituba, Tenente-coronel Luís Carlos Cruz dos Santos, para garantir a segurança e o sossego, principalmente na Praia do Rosa,  uma grande operação foi deflagrada, com o efetivo policial reforçado e auxílio de diversos órgãos, com fiscalizações ostensivas nas praias em conjunto com equipe de segurança privada contratada pela prefeitura, que também  instalou grades delimitando a calçada da faixa de rolamento, inibindo o fechamento das ruas por foliões.




“Muita coisa ainda deve ser feita para melhorar, porém, é nítido um avanço no controle do fluxo de turistas em comparação com anos anteriores. Estamos em sintonia com o poder público municipal na busca da melhoria e qualificação do turismo na Praia do Rosa. Também com os demais órgãos como a Polícia Civil, Bombeiros Militares, Vigilância Sanitária, Demutran,  entre outros. Não só na questão da fiscalização das medidas sanitárias de combate à covid-19, mas de forma geral para buscar alternativas para proporcionar mais segurança aos moradores e visitantes e qualificar o turismo na Praia do Rosa”, explica Cruz dos Santos.


De acordo com o comandante, uma das grandes queixas dos moradores e empresários da Praia do Rosa sempre foi à perturbação do sossego com a utilização de caixas de som portáteis, vindo ao encontro com essa demanda e também por favorecer as aglomerações. 


“Focamos nesse ponto e conseguimos atacar duas frentes, seja na diminuição de ocorrências de perturbação e também reduzindo aglomerações em via pública. Cabe destacar que nessa temporada a PM recebeu um reforço de policiamento superior a anos anteriores e, de forma estratégica, eles foram distribuídos em variadas escalas, visando garantir durante as 24 horas do dia, sete dias por semana a segurança nos bairros, principalmente no ponto mais nevrálgico que é o Rosa”, revela.


O Comandante da GEIB ainda destacou o comprometimento de todos os Policiais Militares que atuaram durante a temporada de Verão, pois, segundo o tenente-coronel, mesmo diante das dificuldades encontradas, os comandados mantiveram um padrão de conduta e produtividade acima da média.

PM registra redução significativa dos índices de criminalidade em 2020

Em 2020, a PM registrou, em comparação a 2019, uma redução significativa dos índices de criminalidade. Foram atendidas mais de 9 mil ocorrências, das mais variadas. Foram mais de 200 quilos de maconha apreendidos, 12 armas retiradas das ruas e 27 pessoas presas com Mandados de Prisão. 

Segundo dados estatísticos repassados pela PM de Imbituba, houve redução de 36,25% em relação ao crime de furto, 43,48% no crime de roubo (assalto) e um aumento de 87,50% em relação ao número de veículos recuperados.

Quanto a fiscalização das medidas sanitárias, desde o início da pandemia a Polícia Militar já realizou mais de 1700 fiscalizações e também atuou em conjunto com a Prefeitura Municipal e demais órgãos de segurança no município.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Praia do Rosa
  • PM
  • Polícia Militar
  • apreensões
  • presos
  • caixa de som
  • JBL
  • caixa
  • perturbação
  • barulho
  • aglomerações
  • drogas
  • sanitárias
  • blitzes
  • lei seca
  • criminalidade
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil