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Em plena pandemia: Procon notifica Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes para dar explicações por aumento de mais de 50% na energia Geral

Em plena pandemia: Procon notifica Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes para dar explicações por aumento de mais de 50% na energia

por Administrador 26-01-2021 há 1 mês 3613

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O Procon, órgão de defesa do consumidor de Santa Catarina, notificou nesta segunda-feira (25) a Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes, responsável pelo fornecimento de energia para o município de Paulo Lopes e parte da região Norte de Imbituba.

Neste domingo (24), uma manifestação organizada por usuários, em frente à sede da Cooperativa, em Paulo Lopes, chamou a atenção do Órgão de Defesa do Consumidor de Imbituba.

Os manifestantes, que contaram com a presença e o apoio dos vereadores emedebistas Luciana Espíndola e Edson Manoel dos Santos (Dinho), estavam revoltados com o aumento da tarifa de energia elétrica na região atendida pela Cerpalo, que segundo eles, representou na conta um acréscimo de mais de 50%.

Nem mesmo a chuva deste domingo impediu a manifestação


Os manifestantes, representando a comunidade, exigiam a revogação imediata dos aumentos, segundo eles, totalmente abusivos.

No domingo à noite, a diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara, entrou em contato com o diretor estadual do Órgão, Tiago Silva, explicando a situação, e solicitando a intervenção do Procon de Santa Catarina.

Nesta segunda-feira (25), fiscais do Procon se dirigiram à sede da Cerpalo e notificaram a Cooperativa para que dê explicações sobre o aumento em um prazo máximo de dez dias a partir da entrega da notificação.

“Diante da situação, e com base no Artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, que considera abusiva práticas que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou seja. incompatíveis com a boa-fé ou a equidade, bem como que permitam ao consumidor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral, o PROCON SC notificou a Cooperativa de Energia Elétrica de Paulo Lopes (CEPARLO) para que a instituição justifique o aumento tão elevado. É necessário que a empresa justifique este aumento exagerado, uma vez que isto onera o bolso do consumidor, trazendo prejuízo para a população das cidades de Paulo Lopes e Imbituba”, explica o diretor do órgão, Tiago Silva.

Tiago destaca ainda a situação hoje enfrentada por todos diante da pandemia, que gerou uma crise econômica sem precedentes, tirando milhares de empregos em todo o Estado e deixando muitas famílias em situação financeira crítica, considerando incompatível com a realidade qualquer aumento , ainda mais neste percentual, muito acima da média.

Nas redes sociais, a diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara, agradeceu a parceria e destaca o trabalho em conjunto dos Órgãos, que só beneficia os consumidores catarinenses.  

Hoje, a Cooperativa atende cerca de 14 mil unidades, com um total de 50 mil consumidores dependendo de seus serviços.

A direção da Cerpalo, em Nota, disse que o aumento, verificado em outubro do ano passado, foi da ordem de 11,74% e que foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), alegando ainda que a direção da Cooperativa tentou de todas as formas não repassar o reajuste ao consumidor final.

De acordo com a manifestação de usuários, via Facebook, que postaram fotos de contas de energia com aumento em média superiores à 50% de um mês para o outro, o aumento foi geral e em índices injustificáveis.   

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