Publicidade


Notícias


Pesquise


Primeiras baleias-francas da temporada são vistas em Imbituba Geral

Primeiras baleias-francas da temporada são vistas em Imbituba

por Redação 27-06-2017 há 1 ano 198

  • Tweet

Publicidade

Duas baleias-francas foram vistas na Praia do Rosa, no Bairro Ibiraquera, em Imbituba, nesta segunda-feira (26) pelo presidente do Instituto Baleia Franca, Enrique Litman, a uns 200 metros da praia, por volta do meio-dia. Segundo a ONG, neste ano ainda não havia sido registrada a presença do mamífero em águas catarinenses.

Litman afirma que, pelas características, seria uma fêmea e um macho Foto: Enrique Litman / Divulgação

Litman relata que elas estavam fazendo movimentos de acasalamento que os mamíferos estão chegando e aos poucos. A bióloga do Instituto Baleia Franca, Milene Novais, explica que pelas características a probabilidade é que fosse uma fêmea adulta e um macho. Ela lembra que a temporada reprodutiva desses animais é de julho e novembro, época em que costumam ser vistos por Santa Catarina.



Painel com fotos capturadas nesta segunda-feira (26) Foto: Enrique Litman / Divulgação

Turismo de observação de baleias

O turismo embarcado para observação de baleias está suspenso desde maio de 2013 no Estado por determinação judicial, porém nesta temporada pode voltar a funcionar, só depende do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).



Dois passos ainda são necessários para regulamentar a atividade e atender às determinações da Justiça Federal: a publicação da portaria estabelecendo as regras para o transporte de turistas próximo aos animais e a pesquisa que avaliará o impacto do serviço às espécies.

Segundo Cecil Barros, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a portaria ainda não foi publicada e nem há previsão. Já a pesquisa dos impactos foi iniciada (clique aqui para saber mais sobre a pesquisa).

A pesquisa levará três anos e consiste em três etapas. Na primeira,os pesquisadores farão manobras pra simular situações reais, como acelerar a embarcação para medir o nível de ruído. Depois de confirmar quais embarcações não causam reações negativas às baleias, os pesquisadores avaliarão se os animais alteram o comportamento, mudam o intervalo respiratório e se aproximam ou se afastam quando entram em contato com os barcos.

A partir disso, determinarão qual seria a distância ideal das embarcações em relação às baleias. Na última etapa, serão discutidas questões relacionadas à gestão, por exemplo, da existência de hidrovias para as embarcações se deslocarem.

    Palavras-chave
  • imbituba
  • baleias
  • baleia
  • francas
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil