Publicidade


Notícias


Pesquise


Ícone da Educação e da Cultura Imbitubense, professora e escritora Maria Aparecida Pamato Santanna completa 80 anos e recebe homenagens Cultura

Ícone da Educação e da Cultura Imbitubense, professora e escritora Maria Aparecida Pamato Santanna completa 80 anos e recebe homenagens

por Administrador 21-01-2021 há 2 mêses 1655

  • Tweet

Publicidade

Um dos ícones da cultura imbitubense, a professora e escritora, Maria Aparecida Pamato Santanna, comemora mais um ano de vida nesta quinta-feira quando recebeu, nas redes sociais, centenas de felicitações e belas e merecidas homenagens, como a da Biblioteca Pública de Imbituba Cônego Padre Itamar Luís da Costa. 

Nascida em 21 de janeiro de 1941, na cidade de Tubarão antes de adotar Imbituba ainda na infância, Aparecida é autora do livro Imbituba nas conjunturas do tempo, de 2016, uma verdadeira prova de amor à cidade e de valorização dos antepassados, em grande parte ilustrado com fotografias raras, algumas que inclusive tiveram que passar por restauração.

Filha de Adelpho Pamato e Adelina Garcia Pamato, viúva de Aldo Santanna e mãe de Leda Maria e Luciano, a respeitada e admirada educadora é membro efetivo da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - ALBSC Seccional Imbituba, desde 2013, ocupando a Cadeira nº 3, tendo como Patrono, Cônego Padre Dr. Itamar Luiz da Costa e como Madrinha, Janira Lisboa.

Em sua obra literária lançada após seis anos de muita pesquisa e entrevistas com 90 famílias de moradores antigos da cidade, a escritora traz detalhes e olhares acerca dos séculos 20 e 21 em Imbituba, de agricultura, pesca, porto, cerâmica, política, relações patrão-empregado e de amores. Fonte histórica riquíssima, o livro ainda traz a pré-história no município em resumo, alguns comentários pessoais, os 300 anos de povoamento, a estrada de ferro, detalhes do início e consolidação do porto, além de abordagens atuais e memórias da professora avó de três netos, uma neta e bisavó de uma bisneta, mas que dedicou 28 de seus 80 anos a ensinar a todos em escola pública.

Aparecida revivendo a sala de aula ao contar histórias de seu livro para estudantes 

Voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Lancha da Amizade/Casa de Repouso Imaculada Conceição, Aparecida conta que passou a se interessar por resgatar a história das famílias da cidade quando começou a sentir a perda do patrimônio arquitetônico imbitubense. Engajada na causa, participou do abraço simbólico a um dos prédios gêmeos, o do antigo IAC, promovido pelo pároco Padre Eduardo. Em casa, à noite, ela resolveu escrever um artigo sobre esse fato, e procurou a administradora de um jornal local para publicá-lo. A partir daí, passou a escrever uma coluna semanal trazendo a história das famílias, o que a levou a conversar com tantas.


Carreira Acadêmica

Cursou o Primário e o 1º Complementar no GE Henrique Lage, O Ginásio e o Curso Normal, ambos no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis. Ao final deste ciclo alcançou seu maior sonho, se tornou professora! Em 1975 completou o Curso Superior de Letras Português-Inglês, na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina, em Tubarão.


https://www.w3.org/1999/xlink"... stroke="none" stroke-width="1" fill="none" fill-rule="evenodd">
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Biblioteca Pública Imbituba (@bibliotecaimbituba)

Foi nomeada pelo Governo Estadual de Santa Catarina em março de 1961 para lecionar em Imbituba, no recém inaugurado GE Eng. Álvaro Catão. Passa a atuar em 1962, no GE Henrique Lage. E em 1968, no Colégio Eng. Annes Gualberto. Participou da primeira Eleição para Direção de Escolas do Estado, sendo eleita pela comunidade escolar à Diretora para o Mandato de 1986 a 1987, na EEB Henrique Lage. Aposentando-se em 1988.

Com a amiga Gina, no voluntariado à RFCC

Publicações:
- Imbituba nas conjunturas do tempo, 2016.

Participação em Antologias:
- Mulher Destaque I, 2018;
- Mulher Destaque II, 2019;
- Antologia em Rimas, Versos e Prosas, 2019;
- Olhares de Saudades, 2020.

Voluntariado:
- Rede Feminina de Combate ao Câncer;
- Lanche da Amizade/ Casa de Repouso Imaculada Conceição;
- Membro do Conselho Municipal de Assistência Social;
- Colunista do Jornal O Popular Catarinense.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • escritora
  • professora
  • pesquisadora
  • Maria Aparecida Pamato Santanna
  • livro
  • obra
  • aniversário
  • 80 anos
  • homenagens
  • Biblioteca
  • conjunturas
  • tempo
  • academia
  • letras
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil