Publicidade


Notícias


Pesquise


Porto de Imbituba tenta controlar incêndio durante simulado de emergência Segurança

Porto de Imbituba tenta controlar incêndio durante simulado de emergência

por Administrador 16-09-2017 há 4 mêses 2822

  • Tweet

Publicidade

O Terminal de Importação e Exportação de Granéis Sólidos do Porto de Imbituba foi o cenário de um simulado de emergência do Plano de Ajuda Mútua (PAM), realizado em parceria pela SCPar Porto de Imbituba (Autoridade Portuária) e a empresa CRB Votorantim, arrendatária do Terminal, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O treinamento atende à Norma Regulamentadora NR-29 do Ministério do Trabalho e visa manter as Brigadas de Emergência das empresas integrantes do PAM capacitadas para dar respostas adequadas e eficientes aos cenários acidentais.

Durante a simulação, os brigadistas da SCPar e CRB foram acionados e controlaram um princípio de incêndio no painel de comando da correia transportadora de granéis, prestando apoio no resgate às vítimas que se encontravam na área de acesso à correia. Já o Corpo de Bombeiros ficou responsável pelo encaminhamento das vítimas ao pronto-socorro com o auxílio da ambulância. Toda a ação foi registrada e catalogada e será analisada pela Autoridade Portuária nos próximos dias para identificar os acertos e fatores a serem corrigidos no procedimento.

“Sabendo que a preparação é a chave para o adequado atendimento a uma emergência, esses procedimentos que simulam uma situação real servem para avaliar a eficiência dos planos de emergência do porto, bem como treinar as equipes e promover a integração entre as empresas e órgãos envolvidos no evento”, destaca a coordenadora da Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba, Juliana Moraes. Segundo Juliana, novos exercícios simulados ainda serão realizados, com diferentes cenários e outras empresas envolvidas, sempre com o objetivo de manter as brigadas que atuam no Porto de Imbituba treinadas e aptas a atender situações de emergência.

O que é a NR-29

A NR-29 regulamenta a segurança e saúde no trabalho portuário. Este é o segundo exercício prático diretamente relacionado à NR-29 que foi realizado pela SCPar Porto este ano. Em abril, uma situação de incêndio, atendimento a vítimas e evacuação dos prédios da administração portuária foi o cenário experimentado.