Publicidade


Notícias


Pesquise


Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Imbituba promove capacitação e reforça importância do aleitamento materno Educação

Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Imbituba promove capacitação e reforça importância do aleitamento materno

por Redação 12-09-2017 há 1 ano 513

  • Tweet

Publicidade

A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida. Pensando nisso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde do município.

Ministrada pela nutricionista Joy Bergmann Soares e pela fonoaudióloga Fernanda La-Rocca, os encontros mostraram a importância de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A capacitação contou com a participação da educadora física, Thaís Gonçalves Mendes, do estagiário de nutrição da Unisul, Ricardo Ferreira Neto, e com apoio da coordenadora do NASF, Marivone Mendonça.

“Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar essas mães e famílias. Essas ações buscam chamar atenção da população sobre importância do leite humano na saúde do bebê, bem como do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros meses, além de prestar assistência para instruir corretamente as mães que enfrentam dificuldades para iniciar e manter a amamentação”, explica a nutricionista do núcleo.

Para a coordenadora Marivone, o objetivo é instrumentalizar os agentes para que possam fazer manejos adequados nas visitas domiciliares a recém-nascidos e suas mães. “Foram abordados temas como pega correta e incorreta, posicionamento para amamentação, importância nutricional do leite materno, fases da mamada, manejo para as principais dificuldades encontradas pelas mães na hora do aleitamento, alimentação da mãe e mitos da amamentação que levam ao desmame precoce”, relatou.

BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO

- Fortalece a imunidade, o leite humano possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido.

- Contato com a mãe, o processo da amamentação tem papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse. O contato faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade na criança.

- Diminui o risco de alergias alimentares, o esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias. Além de colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne obesidade e intolerância ao glúten.

- Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.

- Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.


    Palavras-chave
  • amamentação
  • leite materno
  • capacitação. NASF
  • Imbituba
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil