Publicidade


Notícias


Pesquise


Marcando sucesso de resgate em 2003, Dia Nacional da Baleia Franca é comemorado hoje em live especial com Teto Fernandes, em prol da APAE Meio Ambiente

Marcando sucesso de resgate em 2003, Dia Nacional da Baleia Franca é comemorado hoje em live especial com Teto Fernandes, em prol da APAE

por Administrador 31-07-2020 há 2 semanas 394

  • Tweet

Publicidade

Nesta sexta-feira, dia 31, a Rota da Baleia Franca tem uma importante data para comemorar: o Dia da Baleia Franca. A data, oficialmente registrada por portaria do Ministério do Meio Ambiente, homenageia o retorno da baleia 'Sunset' com vida, após ela encalhar, em 2003, em Laguna. Resgatada e devolvida ao mar, ela foi, novamente, avistada 14 anos depois, em 31 de julho de 2017, já com filhote. (veja essa história em detalhes abaixo)

Para celebrar essa data comemorativa, o Projeto Franca Austral – ProFranca, realizará mais uma vez o Sunset Baleia, no dia 31, como vem fazendo desde 2018, em alusão ao dia e pelo início da temporada reprodutiva das baleias.

Por conta da pandemia, o encontro será às 19h, através de uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: ProFRANCA – (). A live será animada com show do músico imbitubense Teto Fernandes e terá participação de parceiros. Quem participar também poderá ajudar uma causa social, em prol da Apae.


Conheça mais sobre a história da Baleia Sunset

O ano de 2017 marcou o retorno de uma baleia especial ao litoral catarinense. Em 2003 uma baleia jovem, com aproximadamente 1 ano de idade, entrou pelo canal dos molhes da barra do município de Laguna, nadando cerca de 10 km rio adentro até encalhar na Lagoa Santa Marta.

As autoridades ambientais e a equipe do Projeto Baleia Franca foram acionadas para avaliar a possibilidade de resgate.  Após 30 horas encalhada, as equipes conseguiram rebocar a baleia até próximo à saída para o mar.

Este ano, ao analisar as fotografias das baleias avistadas para catalogação, a Diretora de Pesquisa do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca, Karina Groch, descobriu que aquela baleia resgatada em 2003, que era uma fêmea, havia retornado, agora com um filhote.

“Este foi o primeiro registro de retorno de uma baleia-franca que foi resgatada com vida após um encalhe, e é como se fosse uma recompensa por todo o esforço feito, e pelos anos de trabalho dedicados à conservação das baleias franca no Brasil, é muito gratificante, é o que faz nosso trabalho valer a pena e superar todos os desafios, que não são poucos”.


Mãe e filhote – Instituto Australis

O primeiro registro do retorno ocorreu no dia 31 de julho de 2017, por isso este dia foi definido como o Dia Nacional da Baleia Franca. O registro foi feito durante o sobrevoo de monitoramento da espécie, realizado pela SCPar/Porto de Imbituba, e executado pela Aquaplan em parceria com o Instituto Australis. Após esta data o par de mãe e filhote permaneceu cerca de 3 semanas na praia de Itapirubá Norte, em frente ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca,  sede do PBF/IA, em Imbituba.

A data foi escolhida pois marcou o retorno desta baleia, e será celebrada para comemorar o retorno das baleias à costa brasileira após a caça. A baleia está catalogada desde 2003, com o número B291, e agora ganhou o nome de “Sunset” que significa “pôr do sol” em inglês, pois foi devolvida ao mar no pôr do sol! Seu filhote, uma baleia semi-albina, foi batizado de “Laguna” em homenagem à cidade de Laguna, onde ocorreu o encalhe.

Desde 1982, há 36 anos, após a confirmação do retorno das baleias franca ao litoral brasileiro, o Projeto Baleia Franca/Instituto Australis realiza a pesquisa e o monitoramento para a conservação da espécie no litoral sul do Brasil. Desde 2015 o Instituto Australis é a instituição mantenedora do Programa de Pesquisa em Conservação da Baleia Franca, o Projeto Baleia Franca. Saiba mais em www.baleiafranca.org.br.


Mais sobre as baleias-franca

O inverno marca a migração das baleias-franca para o sul do Brasil.  Elas vêm para procriar e acasalar. Isso acontece a cada ano desde a década de 80, quando a população de baleias começou a se recuperar após ser intensamente caçada. Atualmente em média cerca de 100 baleias são registradas a cada ano, apesar de que nos últimos anos o número tem sido menor.

Atualmente, apesar dos esforços de conservação e proibição da caça às baleias franca, o mamífero ainda integra a lista das espécies ameaçadas de extinção.


Veja algumas curiosidades sobre as baleias franca

A baleia-franca é um dos maiores mamíferos do mundo. A Franca fêmea pode passar dos 17 metros de comprimento e pesar mais de 60 toneladas. Já os machos são um pouco menores, em torno de 45 toneladas.

Os animais adultos não se alimentam durante o período reprodutivo. Apesar do tamanho avantajado, a baleia tem uma dieta bastante restrita. Seu principal alimento é o krill, um tipo de crustáceo semelhante ao camarão. Um único mamífero adulto pode ingerir toneladas desses bichinhos em poucos dias. O curioso é que a baleia franca come apenas quando está na Antártida. Durante o período de reprodução na costa brasileira, as mamães utilizam suas reservas de energia para sobreviver e amamentar os filhotes.

Toda baleia franca tem uma marca única. Uma maneira de identificar exemplares da espécie é por meio das calosidades no topo e nas laterais da cabeça. As estruturas são espessamentos naturais da pele, geralmente numa coloração acinzentada ou branco-amarelada. Cada animal possui um desenho único dessas calosidades, como uma impressão digital.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Laguna
  • Garopaba
  • nacional
  • Baleia Franca
  • baleia-franca
  • baleia
  • Rota
  • comemoração
  • resgate
  • Australi
  • live
  • ao vivo
  • transmissão
  • show
  • Teto Fernandes
  • APAE
  • Sunset
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil