Publicidade


Notícias


Pesquise


COVID-19: Com mais 22 positivados nesta terça-feira, Imbituba ultrapassa os 400 casos do novo coronavírus e tem quatro pacientes internados Saúde

COVID-19: Com mais 22 positivados nesta terça-feira, Imbituba ultrapassa os 400 casos do novo coronavírus e tem quatro pacientes internados

por Administrador 07-07-2020 há 1 mês 2541

  • Tweet

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou, nesta terça-feira (07), por meio da Vigilância Epidemiológica, a ocorrência de mais 22 pacientes infectados pela Covid-19 em Imbituba, que assim chegou a 403 casos registrados do novo coronavírus. Quatro infectados se encontram internados em unidades hospitalares, entre eles um na UTI do hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. 

Dos novos casos, 19 foram confirmados por teste rápido e três pelo laboratório Central (Lacen), de Florianópolis. Três destes pacientes contraíram a doença por transmissão comunitária, e os outros 19 por contato com outras pessoas próximas positivadas.

Todos os 12 leitos da UTI Adulto via SUS do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, disponibilizados para pacientes com covid-19 da região estão ocupados. Até nesta segunda-feira no início da noite, a taxa de ocupação estava em 100% de pessoas confirmadas ou com a suspeita da doença.

O HNSC também tem outros oito leitos próprios para particular e convênio destinados a pacientes com coronavírus (confirmados ou suspeitos), cuja ocupação está em 12,5%. Já a enfermaria voltada para a covid-19 está com ocupação de 67%.

Nesta segunda, o HNSC conquistou a habilitação de cinco leitos de covid-19 para a UTI Pediátrica, conforme publicado no Diário Oficial da União. O hospital, que é referência para os 18 municípios da Amurel, agora passa a contar com 17 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender exclusivamente a pacientes com o novo coronavírus, sendo 12 na UTI Adulto e cinco na UTI Pediátrica.

O HNSC ressalta, ainda, que já solicitou, via Ministério da Saúde, o credenciamento de mais cincos leitos de covid-19 também para a UTI Adulto, para auxiliar no duro enfrentamento dessa pandemia, e aguarda as próximas providências. Conforme anunciado na última semana pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, a habilitação já foi assinada, faltando agora apenas os trâmites burocráticos para a liberação efetiva, que deve ocorrer nos próximos dias.

No Hospital Socimed, há dez vagas de UTI (todas para particular ou convênio), com possibilidade de abertura de mais dez leitos conforme a demanda. Até ontem, das sete vagas disponibilizadas para covid-19, quatro estavam ocupadas com pacientes ainda com suspeita da doença. As outras três vagas de UTI estavam ocupadas por pacientes com outras enfermidades.

Em 27 de abril, o Ministério da Saúde já havia credenciado dez leitos SUS para o HNSC. Na época, o hospital possuía, ao todo, 30 vagas na Unidade de Terapia Intensiva, sendo 20 para o SUS. Com o credenciamento no final de abril, o HNSC passou a ter 40 vagas, sendo 30 para o SUS e, destas, 12 destinadas exclusivamente a pacientes com coronavírus.

Leitos no Sul

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, explica que hoje, em caso de lotação esgotada na UTI pelo SUS, os pacientes serão encaminhados para os hospitais no Sul com capacidade de leitos, como Criciúma ou Araranguá. 

“Esta é uma situação que tem nos preocupado muito, porque a cada dia sobe o número de internações. No HNSC, por exemplo, até ontem todas as vagas SUS para covid-19 já estavam ocupadas”, completa. Segundo dados do governo do Estado, até ontem havia, ao todo, 146 leitos ativos de UTI no Sul de Santa Catarina. Destes, 32 estão ocupados por pacientes com covid-19, o que  representa 21,9% da ocupação. Eles também apresentam que há outros 79 leitos sendo ocupados por doentes com outras enfermidades e 35 ainda estão livres.

 Região registrou 133 casos em apenas 24 horas e reunião vai discutir possíveis endurecimentos nos decretos

O crescente número de casos de coronavírus na região também continua preocupando autoridades da saúde e prefeituras. Nesta segunda-feira, o Comitê Extraordinário Regional se reuniu para algumas decisões relacionadas aos decretos que vencem na próxima sexta-feira e, segundo Trevisol, nesta quarta-feira (8) será decidido se serão decretadas medidas mais restritivas ou se haverá manutenção das já adotadas, por mais sete dias.

Nesta segunda, a região contabilizou um total de 2,4 mil casos desde o início da pandemia, 133 a mais do que no dia anterior. Apenas em Tubarão, foram 47 novas confirmações em 24 horas. Deste total, 1.669 pacientes estão recuperados. Nos hospitais de Tubarão, houve também aumento nas internações.

Agora, são 41 pacientes internados, sendo 16 em UTI adulto (oito confirmados – três de Tubarão, um de Imbituba, um de São Martinho, um de Capivari de Baixo, um de Braço do Norte e um de Gravatal – e oito suspeitos – seis de Tubarão e dois de Capivari de Baixo), uma criança na UTI infantil (de Tubarão, confirmada) e 24 pacientes em enfermaria (sendo 11 confirmados – seis de Tubarão, dois de Capivari de Baixo, um de Laguna, um de Pescaria Brava e um de Braço do Norte – e 13 suspeitos – sete de Tubarão, dois de Capivari de Baixo, um de Santa Rosa de Lima, um de Jaguaruna, um de Orleans e um de Rio Fortuna).

Números no Estado

Há 35.343 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 29.268 estão recuperados e 5.655 em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 7. A Covid-19 causou 420 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,19%.

Relativamente ao dia anterior, não há alterações no número de municípios com pelo menos um caso confirmado, que permanece em 277. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 é Joinville, que contabiliza 2.782 casos. Em seguida, estão Chapecó (2.668), Blumenau (2.390), Balneário Camboriú (2.181), Itajaí (2.116), Florianópolis (1.781), Concórdia (1.356), Palhoça (982), Criciúma (924) e São José (716).

Há 1.376 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 911 estão ocupados, sendo 311 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 66,2% e há 465 leitos livres atualmente.


Óbitos mais recentes:

Abelardo Luz - Mulher, 69 anos, com comorbidades 

Balneário Camboriú Homem, 70 anos, com comorbidades Mulher, 90 anos, com comorbidades 

Biguaçu Mulher, 66 anos, com comorbidades 

Camboriú Homem, 73 anos, com comorbidades 

Itajaí Homem, 66 anos, sem registro de comorbidades Homem, 63 anos, com comorbidades Homem, 85 anos, sem registro de comorbidades Mulher, 87 anos, com comorbidades 

Navegantes Homem, 35 anos, sem registro de comorbidades 

São João Batista Homem, 49 anos, com comorbidades 

São José Homem, 66 anos, sem registro de comorbidades 

Xanxerê Mulher, 68 anos, com comorbidades

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • coronavírus
  • 403
  • casos
  • confirmado
  • doença
  • transmissão
  • comunitária
  • testes
  • rápidos
  • laboratórios
  • LACEN
  • domiciliar
  • covid-19
  • saúde
  • positivo
  • sábado
  • decreto
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil