Publicidade


Notícias


Pesquise


Porto de Imbituba bate novo recorde histórico de operações mensais ; edificações são cadastradas para elaborar Plano de Manutenção Civil Economia

Porto de Imbituba bate novo recorde histórico de operações mensais ; edificações são cadastradas para elaborar Plano de Manutenção Civil

por Administrador 01-07-2020 há 1 mês 2882

  • Tweet

Publicidade

O livro de recordes do Porto de Imbituba acaba de ser atualizado. A marca de 602.370 toneladas movimentadas no mês de junho torna-se o maior volume mensal que se tem registro na história do porto organizado, administrado pela empresa pública SCPAR Porto de Imbituba. Com esse resultado, o porto supera o recorde alcançado em março do ano passado, de 592.641 toneladas. Em relação a junho de 2019, quando foram movimentadas 542.595 toneladas, houve crescimento de 11% na movimentação mensal. 

Ao longo do último mês, o porto atendeu 21 navios para operação de diversas cargas, principalmente soja, minério de ferro, coque, contêineres e milho. Também passaram pelo Porto de Imbituba: celulose, comidas em big bags, equipamentos eólicos, fertilizantes, soda cáustica e salitre. Destaque também para o embarque de 119,7 mil toneladas de granel sólido em um único navio, concluído no Porto de Imbituba também em junho, o maior da história de Santa Catarina.

O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, ressalta que a conquista é resultado do trabalho de múltiplos agentes que atuam no porto e que juntos formam a Comunidade Portuária de Imbituba: trabalhadores, empresas, órgãos intervenientes, sindicatos das classes empresarial e trabalhadora e a Autoridade Portuária, delegada ao Governo do Estado de Santa Catarina em 2012. 

“Sem dúvidas tem sido um ano muito desafiador para todos, principalmente em virtude da pandemia, mas o relacionamento aberto com a Comunidade Portuária, o cuidado com as questões sanitárias e o fornecimento de uma estrutura adequada para a execução da operação certamente foram fatores que fomentaram este resultado memorável para Imbituba”, complementa Ziegler.

Desde o início do ano, 96 navios atracaram nos três cais do porto, totalizando mais de 2,6 milhões de toneladas movimentadas até o momento. “A expectativa é de movimentação intensa no porto para os próximos meses”, salienta Aristeu Cavalca, gerente de operações da Autoridade Portuária. Nesse ritmo, a expectativa é positiva para que um novo recorde anual seja conquistado, fechando o ano com aproximadamente 6 milhões de toneladas movimentadas.

"A conquista também é reflexo do atual objetivo multipropósito do Complexo Portuário de Imbituba, que diversifica cargas e operações; da ampla capacidade operacional de recebimento de navios, inclusive os de maiores portes devido a profundidade de nosso calado; e do intenso trabalho da Comunidade Portuária", finaliza o diretor-presidente. 



Autoridade Portuária cadastra edificações para elaborar Plano de Manutenção Civil do Porto de Imbituba 

 O Setor de Obras e Infraestrutura da SCPAR Porto de Imbituba vem trabalhando, desde abril, no cadastramento das edificações existentes dentro do Complexo Portuário de Imbituba, a fim de elaborar o Plano de Manutenção Civil do porto. Até dezembro de 2020, o objetivo é reunir dados detalhados de 35 edificações, que correspondem a mais de 10 mil m² da área construída.  

 “Já temos 20% do levantamento pronto e a ideia é de que até o fim do ano possamos juntar todas as informações úteis sobre as edificações que estão sob responsabilidade da SCPAR e traçar o plano de manutenção preventiva do Porto. O objetivo deste levantamento é manter nossos dados sempre atualizados e condizentes com a realidade das instalações”, explica Fernanda Diniz Pasqualetti, técnica em edificações da Autoridade Portuária.   

 No cadastro das edificações constarão informações relacionadas às características estruturais e elétricas, o memorial descritivo, bem como as plantas e layouts de todas as instalações, com exceção das áreas arrendadas para outras empresas. As primeiras edificações cadastradas foram o prédio da Balança 1, reformado em abril, e a Portaria 1. 

“O levantamento dessas informações é realizado através de visitas no local por inspeção visual e pesquisa no Anexo 2 do nosso Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ)”, acrescenta a técnica. 

O Plano de Manutenção Civil é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico de Longo Prazo (PELP) 2020-2024 da SCPAR Porto de Imbituba

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Porto de Imbituba
  • SCPAR
  • recorde
  • cargas
  • mensal
  • operações
  • navios
  • movimentação
  • lucro
  • Estado
  • Governador
  • Moisés
  • presidente
  • Jamazi Alfredo Ziegler
  • Jamazi
  • Ziegler
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil