Falta de Energia que afetou cidades da região na noite de ontem foi causado por salitre nos isoladores da subestação de Imbituba
Publicidade


Notícias


Pesquise


Falta de Energia que afetou cidades da região na noite de ontem foi causado por salitre nos isoladores da subestação de Imbituba Geral

Falta de Energia que afetou cidades da região na noite de ontem foi causado por salitre nos isoladores da subestação de Imbituba

por Redação 05-09-2017 há 11 mêses 6077

  • Tweet

Publicidade

Pelo menos três cidades da região – Imbituba, Laguna e Garopaba - ficaram sem energia elétrica desde as 19h da noite desta segunda-feira. O problema aconteceu devido ao excesso de salitre nos isoladores da Subestação de Imbituba. Algo que afetou também a linha de transmissão da Eletrosul.

O corpo de bombeiros ajudou a lavar os isoladores tanto da Celesc, quanto da Eletrosul e a energia foi restabelecida durante essa manhã, pouco a pouco.

O vento Nordeste e o clima seco juntos, segundo a Celesc, acabaram gerando um problema nos equipamentos da rede de distribuição e das subestações de Laguna e Imbituba, ocasionando diversas faltas de energia nos últimos dias.

O engenheiro Claudionor Souza Santos, gerente da área técnica da Celesc na regional de Tubarão, informou que a atuação do vento Nordeste, que ficou mais intensa nos últimos três dias, associada ao clima seco, contribuiu para o acúmulo de salitre nos equipamentos da rede de distribuição e das subestações das duas cidades litorâneas.

“Em contato com a energia elétrica e com os materiais de cobre, o salitre causa um processo de ionização e provoca falhas na rede ao atingir condutores, isoladores e outros equipamentos elétricos. Como o sistema da Celesc é programado com uma proteção contra aquecimento ou outros acidentes, assim que detectado o problema a rede desarma por segurança, o que acarreta interrupção no fornecimento de energia para os consumidores”, explica o engenheiro.

Claudionor apontou, ainda, que as equipes trabalham de forma contínua e distribuída em todas as regiões atingidas para realizar serviços de limpeza (com jatos de água) e substituição de equipamentos. A previsão é de que, com a redução do vento Nordeste, ainda essa semana a situação seja normalizada. A chegada da chuva, prevista para a semana seguinte, também contribui para a limpeza dos circuitos.


    Palavras-chave
  • Celesc
  • Eletrosul
  • subestação
  • falta de energia
  • Imbituba
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil