Publicidade


Notícias


Pesquise


Porto de Imbituba: Iniciam as obras da nova iluminação das vias internas para adequação à Lei e gerar economia, segurança e sustentabilidade Economia

Porto de Imbituba: Iniciam as obras da nova iluminação das vias internas para adequação à Lei e gerar economia, segurança e sustentabilidade

por Administrador 09-06-2020 há 2 mêses 407

  • Tweet

Publicidade

Nesta segunda-feira (8), a SCPAR Porto de Imbituba emitiu a Ordem de Serviço para início das obras de remodelação da rede de alta tensão e iluminação das vias internas do Porto de Imbituba. O investimento de 2,7 milhões de reais na infraestrutura do porto visa adequar a rede à legislação vigente, modernizar as instalações e trazer melhores condições de operação e segurança do tráfego interno.

O projeto está dividido em sete etapas e estabelece que o sistema atual seja aprimorado em um período de dois anos. Ao longo desta semana inicia a montagem do canteiro de obras.  Os serviços serão executados pela empresa Botega Montagens Elétricas, vencedora do Edital de Licitação nº 047/2019.

Atualmente o porto possui uma rede aérea de distribuição elétrica de 7 km e 6 subestações de energia, que apresentam sinais de desgaste por uso, corrosão pela proximidade à área marítima, além de desatualização às tecnologias correntes. A obra promoverá o deslocamento da rede de alta tensão para as vias de menor circulação e todas as instalações de baixa tensão, bem como de comunicação, passarão a ser subterrâneas.

“Este é um projeto moderno, que alinha economia, automação e sustentabilidade. Em dois anos, a SCPAR Porto de Imbituba estará entregando à comunidade portuária uma estrutura adequada e de ponta, integrada aos projetos futuros de desenvolvimento do porto e com materiais de alta durabilidade e eficiência energética”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da Autoridade Portuária. 

A nova iluminação contará com lâmpadas de LED, postes de fibra de vidro e caixas de passagem de polipropileno, adequadas ao ambiente marítimo. Será instalado também, em todas as luminárias, um sistema automático via telegestão, que controlará a intensidade de luz de acordo com a iluminação natural disponível. 

“A obra como um todo trará maior economia no consumo de energia e facilidade de manutenção da rede elétrica do porto. Além disso, incrementa a estética das vias, que passarão a contar com aparência livre de cabos aéreos”, destaca Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista da SCPAR, responsável pela obra.


SCPAR Porto de Imbituba implanta Sistema de Treinamento Online

A Autoridade Portuária tem desenvolvido um constante trabalho de modernização do Porto de Imbituba, tanto em seus processos, quanto em sua estrutura. Em mais um importante passo, desde março, a administração do porto conta com um sistema online exclusivo para treinamentos e cursos EAD. A plataforma foi totalmente desenvolvida pela equipe interna de Tecnologia da Informação (TI) da SCPAR Porto de Imbituba, empresa pública que administra o porto. Nos próximos dias, a equipe de TI deve lançar também um novo sistema de cadastro para acesso ao porto. 

O Sistema de Treinamento Online é voltado à capacitação dos servidores da SCPAR e prestadores de serviços à Autoridade Portuária. Atualmente, são dois cursos disponíveis, ambos oferecidos pelo Setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). O primeiro deles, Integração Portuária, é obrigatório. A capacitação apresenta aspectos de segurança e medicina do trabalho, trânsito interno e meio ambiente.

Na outra certificação disponível, o curso de Prevenção à COVID-19, o usuário recebe instruções a respeito do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante a pandemia do novo coronavírus, com especificações, guarda, manutenção e descarte correto dos itens. 

O Gerente de TI da SCPAR Porto de Imbituba, Rogério Yamamura, explica que o sistema foi desenvolvido pela equipe técnica em 6 meses, dentro de um planejamento estratégico de entregas de soluções tecnológicas para o porto.

“Estamos contentes em poder contar com um time qualificado, capaz de trabalhar internamente na construção de ferramentas que trazem aos processos maior flexibilidade, economia e rapidez”, destaca Yamamura.


CAP do Porto de Imbituba mantém agenda de reuniões de forma online

Na última sexta-feira (29), o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba realizou pela primeira vez a reunião mensal grupo por videoconferência. O encontro foi liderado pela presidente titular do CAP Imbituba, Rita Munck, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura. Participaram à distância, representantes da comunidade portuária, das classes empresarial e trabalhadora; dos órgãos intervenientes, como a Antaq, a Anvisa, o MAPA e a Marinha; além de representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária.

Ao longo de quase três horas, o grupo debateu questões importantes para o Porto de Imbituba, focadas no desenvolvimento da região e tendo como princípio a relação porto-cidade. Foram abordados no CAP: a elaboração do projeto de balizamento definitivo do Porto de Imbituba, melhorias no programa de recuperação e reforço do Cais 3, a conclusão da pera ferroviária dentro do porto, o status de aprovação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Imbituba, o andamento das obras da BR-285, além das ações de prevenção à COVID-19.
A próxima reunião também ocorrerá de forma virtual e está prevista para meados de junho.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Porto de Imbituba
  • SCPAR
  • obras
  • iniciam
  • obras
  • nova
  • iluminação
  • vias
  • internas
  • corrosão
  • maresia
  • adequação
  • economia
  • automação
  • sustentabilidade
  • Jamazi
  • Ziegler
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil