Publicidade


Notícias


Pesquise


Coluna Surfemais: Artigos

Coluna Surfemais: "Falando sério agora: o surf de todo dia pode esperar"; por Eduardo Rosa

# por Eduardo Rosa 09-04-2020 há 3 mêses 485

  • Tweet

Publicidade

Neste momento quase 1500 mortos em menos de 24 horas no país 'mais bem preparado' do planeta, e que demorou para, 'parar'. Duas frentes frias de grandes proporções chegam ao sul do Brasil - uma já passou - e o inverno bate na porta em breve. Grupos de risco de antes, não são mais a prioridade principal. Países como a Suécia, neste momento, já cogitam parar totalmente, assim como a Inglaterra foi obrigado a fazer. Peru, Equador e Colômbia, entre outros, em que o sistema de saúde já está entrando em colapso, antes mesmo de um número grande de sintomáticos surgirem.

Materiais de segurança para equipes médicas e de saúde em falta em todos os países. O líder da maior potência do planetária resolveu ‘confiscar’, segundo a imprensa, pedidos de outros países com equipamentos de segurança necessários no combate a Pandemia, sem consultar ninguém, e disse que não o fez. Aproveita seu ‘poderio’ e envia aviões até a China para ‘pagar mais e levar’. Todos precisam neste momento. As fábricas já não estão dando conta de atender a demanda. Devem demorar para fabricar mais e, mesmo com leitos prontos, após parada e isolamento, pode faltar respiradores e, principalmente, equipamentos de segurança para os profissionais na linha de frente de combate.

Sem poder trabalhar, para evitar contágio – num pedido sem precedentes das maiores nações do planeta -, e que se tornem vetores da Covid 19, famílias estão no momento quase sem ter o que comer. Algumas iniciativas tentam minimizar o problema, com arrecadação de cestas básicas, material de higiene, e remédios e há, praticamente, algumas semanas, o tal governo brasileiro se debate para aprovar medidas para tentar minimizar, por enquanto, o problema para uma parte dessa população, através de um auxílio de R$ 600,00 que para muitos ainda poderá vir somente na próxima semana, ou na outra.

Em situação de maior risco, pessoas que vivem na rua – algumas – são acolhidas em centros de atendimento, criados para diminuir a possibilidade de contágio neste momento crítico, e que ainda pode piorar. Governo Brasileiro consegue se preparar com uma parte dos leitos necessários para receber afetados pela doença, que já chegou ao Brasil há cerca de dois meses – ou mais -, mas que estão meio vazios ainda, porque é verão, porque a ‘mídia está criando pavor’, porque não sabemos ao certo – ou não queremos ver –, porque isso, porque aquilo. O que está acontecendo no restante do mundo, então?!!

E você ai querendo surfar, quando todas as atividades estão praticamente paradas para evitar a disseminação e contágio dessa doença ainda sem cura, deixando de contribuir com seu país, estado, a se preparar para uma possível grande pandemia, que já corre o mundo, que se 3% a 5% da população precisasse de leitos hospitalares para se tratar, nossa rede de saúde entraria em colapso. Pára pra pensar!!! Será que nossos pais, avós, pais e avós de outros, tios, tias, nossos e de outros, familiares e familiares de outros, amigos e amigas, nossos de outros, médicos e enfermeiros que estão na linha de frente desse problema – e que poderão, ou já são, alguns dos maiores afetados, deixando de ser um dos nossos soldados pra se tornarem vítimas -, não merecem nosso respeito e um pouco mais de esforço nessa hora?!!

Começou a chover e a esfriar agora aqui no Sul do país. Um dado descrito pelo Ministério da Saúde neste fim de semana, num dos pronunciamentos, já aponta o Rio Grande do Sul como um dos estados mais problemáticos nesta hora em que o vírus tenta entrar de vez no país. Será que só eles mesmo aqui no sul terão este ‘papel principal’?!! Sem testes para todos, chegou a hora da verdade. 

Vai surfar!!! Incentive seus amigos a isso. Menospreze tudo que está ocorrendo – ou que ainda nem começou -, e sinta-se responsável pelo que ainda pode – ou não, vai que... – acontecer nas próximas semanas. Brigue e discuta pelo seu direito de ir e vir nesta hora, de praticar o ‘esporte dos deuses’ neste momento trágico. Vai lá!! É um direito de todos. Mas, não esqueça que “com grandes ‘poderes’ também vem grandes responsabilidades”, como diziam pra quele super-herói.

Foto: Estátua de surfista decorada com máscara e luvas em meio ao surto da doença do coronavírus (Covid-19), em Encinitas, Califórnia, EUA (Mike Blake/Reuters)

    Palavras-chave
  • Eduardo
  • Rosa
  • Surfemais
  • coluna
  • proibição
  • surfe
  • surfar
  • quarentena
  • isolamento
  • situação
  • sacrifício
  • bem comum
  • coletividade
  • consciência
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil