Publicidade


Notícias


Pesquise


Surfe catarinense homenageia Eduardo Rosa, produtor do mítico OP Pro 94 e entusiasta do esporte Esportes

Surfe catarinense homenageia Eduardo Rosa, produtor do mítico OP Pro 94 e entusiasta do esporte

por Administrador 29-08-2017 há 1 ano 1299

  • Tweet

Publicidade

Depois da lenda Nabor Heleodoro, chegou a hora de outro imbitubense, Eduardo Rosa, ter sua história de amor ao surfe reconhecida na 'Surfesta', em Florianópolis. Um dos grandes incentivadores deste esporte no Estado, o ativista ambiental, surfista, blogueiro, colunista do site Waves (Terra) e do AHora e promotor de eventos, será lembrado na última das três edições do super evento, pela produção, em meados da década de 1990, do mítico OP Pro 94 (Clique aqui para relembrar o evento).

Segundo Gordo, como também é conhecido no meio das ondas, foram três dias que jamais serao esquecidos por quem presenciou  a competição no canto da praia da Vila, que estreava nos circuitos brasileiro e mundial (1ª etapa do Brasileiro e 3ª do recém criado Mundial WQS), abrindo as portas para outros grandes eventos em Imbituba.

“Orgulho-me muito de fazer parte do surf imbitubense, principalmente por ter estado a frente do OP Pro 94, junto com o Romeu Filho, e ser reconhecido pela humilde história que mantenho até hoje, por poucos lembrada. Quando era mais novo, tinha mais tempo para me dedicar e acompanhar mais de perto a evolução do esporte em nossa cidade e em nosso estado. Mas, aos poucos tenho voltado a estar mais presente, depois que retornei a Imbituba”, conta Rosa.

A Surfesta acontece nesta quinta-feira (31), a partir das 21 horas, no Jhon Bull Pub, na Lagoa da Conceição. A última edição do evento, que na primeira delas homenageou os ícones dos anos 70 e na segunda os da década de 1980, vai agora prestar um tributo, em sua última edição, às lendas dos anos 90.

Esquentas para livro e documentário com a história do surfe catariensene 

Considerado um marco para o surfe catarinense, com recorde de público na praia e surfe de altíssimo nível, o OP Pro 94 será relembrado na Surfesta, que reúne pessoas de todas as gerações das pranchas e presta reconhecimento aos seus personagens. O evento em Floripa serve de esquenta para a produção de um livro e do documentário ‘Altas, as Histórias do Surf Catarinense’, produzido por Luciano Burin e Maurio Borges (autores de “Pegadas Salgadas”) que será lançado no em dezembro deste ano. 

"O surfe catarinense já tem meio de século de história e essas pessoas que fomentaram o esporte precisam ser lembradas e reverenciadas pelos mais novos", explica Borges.


"Surfe fez bem mais por mim do que eu por ele"

Eduardo lembra com emoção e gratidão tudo o que já fez pelo surfe, mas, humilde, prefere pensar que o surfe é quem fez por ele. "Vivenciei competições estaduais e nacionais nas décadas passadas, seja trabalhando ou acompanhando atletas imbitubenses, numa época em que além de colaborar com o surf, cobria eventos em outras cidades para jornais e rádios de Imbituba. Sempre fiz com o coração e, com orgulho, acompanhei nosso maior atleta, Fabinho Carvalho, ser campeão estadual três vezes. Penso que me proporcionando tudo isso, o surfe fez bem mais por mim do que eu por ele”, relata Eduardo, que também se destaca no ativismo ambiental.

Eduardo rosa em dois momentos carregando o tricampeão catarinense, seu conterrâneo Fabinho Carvalho


“Esse envolvimento com um esporte, que depende principalmente da natureza, nos trás lições do quão é importante ajudarmos nossa cidade a se manter linda e sustentável, para nós e nossas futuras gerações. Para tanto, tenho lutado sempre que posso, para não perdermos uma de nossas principais identidades, a natureza ainda bela e quase intocada de nossa Zimba. O SOS Dunas foi um marco em tudo isso, e fez muito mais pessoas acreditarem que é possível sim lutar pela preservação de Imbituba”, finaliza o ecologista. 

Último dia de competição do OP Pro 94 teve recorde de público reunindo milhares de pessoas no canto da praia da Vila











    Palavras-chave
  • Eduardo Rosa
  • Imbituba
  • OP Pro 94
  • surfe
  • surf
  • surfesta
  • Santa Catarina
  • Floripa
  • Florianópolis
  • Jhon Bull Pub
  • Gordo
  • Tweet