Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: Hora do tradicional Bloco de Sujos do Cacique, que vai levar 5 mil foliões às ruas de Vila Nova na tarde desta segunda de Carnaval Cultura

Imbituba: Hora do tradicional Bloco de Sujos do Cacique, que vai levar 5 mil foliões às ruas de Vila Nova na tarde desta segunda de Carnaval

por Administrador 24-02-2020 há 1 mês 2986

  • Tweet

Publicidade

Chegou a hora de cair com tudo na folia do tradicional e democrático Bloco de Sujos de Vila Nova, o Bloco do Cacique, que nos últimos anos, ao som das marchinhas originais da maior festa popular do mundo, tem atraído mais de 5 mil foliões às ruas do maior distrito de Imbituba nas segundas-feiras de Carnaval.

Puxado pela afinada e afinada e animadíssima charanga do bairro imbitubense, reforçada pelos músicos da Banda Maluca, o evento com entrada gratuita tornou-se o mais procurado das folias de Momo de Imbituba e região. A festa, que terá reforço na segurança e na estrutura, tem início às 14h, na concentração, entre a praça e a igreja de Vila Nova. 

Com mais de três décadas de muita alegria e 'incontáveis' histórias, no bloco vilanovense qualquer pessoa participa, gratuitamente, e quase como regra geral os homens se travestem de mulheres e elas se vestem como os 'machos'.

Além disso, nele, qualquer folião pode optar por levar sua própria bebida e lanches ou comprar em pontos do próprio evento, comércio local ou com ambulantes.


Mais de 30 anos de história e belas lembranças

O bloco de sujos de Vila Nova surgiu há 30 anos, numa ensolarada segunda-feira de Carnaval, oriundo de uma brincadeira entre uma turma de amigos, em frente ao extinto Bar do Cacique, que pertencia ao querido e tradicional morador do bairro, o já falecido Cassiano de Oliveira. 

O bar era localizado próximo à praça de Vila Nova, onde os frequentadores do bar eram chamados de “Turma do Cacique”.O bloco era prestigiado apenas por vizinhos mais próximos, com o passar dos anos foi aumentando o número de simpatizantes, e hoje diverte milhares de pessoas, independente de classe econômica, raça, gênero, opção sexual e credo.

Imbituba: blocos carnavalescos ganham estrutura e segurança é reforçada para os dias de folia


Os seis blocos de rua de Imbituba, que já existiam no Carnaval do ano passado, alguns deles há décadas, recebem apoio da Prefeitura de Imbituba na edição de 2020. Alguns ganharam tendas, palco e iluminação. Outros, como o Cacique, de Vila Nova, por receberem uma quantidade maior de foliões, terão à disposição, banheiros químicos, seguranças e trio elétrico. 

E, para obterem a ajuda do município a pré-existência do núcleo carnavalesco era um requisito necessário. Os representantes das entidades (Tatuíras da Folia, do Centro, Cacique, de Vila Nova, Guaiubeira, do bairro Guaiúba, Caixa D’água e Itapirabicha, da comunidade de Itapirubá, e Curva do Rio, da Rua Duque de Caxias) estiveram reunidos na sede da prefeita na tarde da quarta-feira (19).

Ao todo, a Prefeitura de Imbituba vai investir nos foliões dos blocos cerca de R$ 40 mil. A reunião contou com a presença do prefeito, Rosenvaldo da Silva Júnior, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Ferreira, e do representante da empresa que venceu o processo licitatório para a realização do Carnaval público em Imbituba.

Segundo o Prefeito, a intenção do município com o apoio aos blocos é incentivar a cultura da festa popular, estimular o Carnaval tradicional de rua e dar a oportunidade aos moradores e visitantes de permanecerem em Imbituba durante os cinco dias de folia.

Segurança é planejada para os dias de folia em Imbituba

E os representantes do Poder Executivo Municipal também estiveram reunidos com os responsáveis para Segurança Pública de Imbituba. Em pauta, o trabalho que será realizado no município durante os cinco dias de Carnaval.

Além dos Comandantes, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, marcaram presença na reunião de planejamento, a Secretária de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Ferreira, e o Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio Roz.

Como haverá blocos carnavalescos em vários bairros da cidade e festas privadas na região central, a Polícia Militar de Imbituba reforçará o policiamento. Além do grupamento de Imbituba, está garantido o reforço de policiais dos municípios de Florianópolis e Braço do Norte.

“A reunião de planejamento serve para alinharmos as demandas que serão enfrentadas. Nós tralharemos com três eixos: a prevenção ao crime, a implantação de policiais apaisana nos blocos e a repressão através do Grupo de Patrulhamento Tático. Tudo isso, para evitar algum evento negativo”, disse o Comandante da PM, Tenente-coronel Daniel Nunes.

O Corpo de Bombeiros também apresentou o planejamento para o Carnaval 2020. Segundo o Comandante, Capitão André Araújo, a corporação colocará pessoal reforçado e equipamento preventivo. “Colocaremos o nosso efetivo ordinário, bem como, os equipamentos necessários: viatura, ambulância e caminhão de combate a incêndio”, reforçou o Capitão Araújo.

Para o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, o planejamento do trabalho é fundamental para a garantia da segurança durante a folia. “Nós sabemos que o Carnaval é um período de festas em vários locais, mas, infelizmente, de excessos também. É um período em que a cidade fica cheia novamente. Por isso, é muito importante a organização do trabalho, para que tenhamos segurança nos cinco dias de folia”, reiterou gestor.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • bloco
  • Cacique
  • Vila Nova
  • sujos
  • milhares
  • foliões
  • Carnaval
  • segunda-feira
  • festa
  • ruas
  • bairro
  • homem
  • mulher
  • fantasia
  • Banda Maluca
  • marchinhas
  • charanga
  • tradição
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil