Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: Praia de Itapirubá recebe no fim de semana a Tenda Literária, com livros, saraus, contação e apresentações culturais e artísticas Cultura

Imbituba: Praia de Itapirubá recebe no fim de semana a Tenda Literária, com livros, saraus, contação e apresentações culturais e artísticas

por Administrador 12-02-2020 há 6 dias 505

  • Tweet

Publicidade

A Tenda Literária aporta na Praia de Itapirubá - Sul, em Imbituba, neste próximo final de semana, dias 15 e 16 de fevereiro, em mais uma programação imperdível do Verão Show 2020. O evento, que está na quinta temporada, teve sua primeira edição no último final de semana, dias 08 e 09, na Barra de Ibiraquera. 

Uma onda de cultura e conhecimento nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O espaço cultural terá um acervo selecionado pela equipe da Biblioteca à disposição, contação de histórias, sarau musical, oficinas, além de apresentações artísticas e culturais, com a participação dos escritores e poetas da cidade. Toda a população é convidada a participar. 

Um espaço cultural idealizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), que nesta edição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SEDETUR) da Prefeitura de Imbituba. Para a Secretária da SEDUCE, Cristiane Tokarski Espezim a Tenda Literária consolida a continuidade de um projeto que possibilitou a ampliação dos índices de leitura em Imbituba, conforme dados coletados pela Biblioteca Pública Municipal. e Para Carina Genovez Ferreira, Secretária SEDETUR “a cultura é fundamental para o desenvolvimento turístico de uma região, atividades como a Tenda agregam valor a todo o trade e que possamos desenvolver muitos mais eventos em parceria em prol do desenvolvimento da cidade”. 

A grande novidade deste ano é a divulgação do Projeto “Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária: um banho de cultura nas praias de Imbituba, SC”, proposto pela Prefeitura de Imbituba, um Projeto em execução pelo Governo do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural– Edição 2019. Nesta oportunidade, a Prefeitura cumpre parte da sua contrapartida social do Projeto com a realização da segunda “Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária”, que será conduzida pelos curadores Ailton Pereira Junior, Daniele Souza Freitas Pacheco, Emanuelle Querino Alves de Aviz, Isadora Goerdt e Juniores Rodrigues. Eles pesquisaram, mapearam e selecionaram exclusivamente obras da literatura brasileira traduzidas para o espanhol e inglês, nos seguintes gêneros: contos, poemas, crônicas, romances, novelas, biografias, ensaios, dentre outros gêneros literários. A conversa é aberta e apresenta os desafios desta curadoria.

Para Lorraine Amorim Corrêa, curadora e coordenadora da primeira Roda de Conversa, realizada no último sábado (08/02) “os resultados trouxeram reflexões muito interessantes, principalmente com relação ao mercado editorial no Brasil. Debatemos não apenas a democratização do acesso à literatura brasileira, como também a difusão de gêneros literários não tradicionais e a necessidade de se trazer ao conhecimento da comunidade e da escola mais autoras mulheres”. Os curadores revelaram os critérios utilizados para a escolha dos livros, avaliaram a proposta do edital e de como esta  contribuirá à respeito da formação de leitores, segundo Mateus Pinho Bernardes, também curador do projeto "a dinâmica proposta estimulou a participação do público acerca das obras literárias que lhes marcaram e o hábito de ler. 

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) divulga o Procult à comunidade. Procult é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura que propicia aos artistas de Imbituba apoio para viabilizar projetos culturais, onde a Prefeitura de Imbituba por meio de renúncia fiscal valoriza e promove a cultural local. 

Neste final de semana, o livro Caulim, de Ailton Pereira Junior estará na Tenda Literária de Imbituba. É um livro com trabalhos multimídia - fotografias, poemas, ações - desenvolvidos a partir de entrevistas com trabalhadores da Indústria Cerâmica de Imbituba. É um registro artístico, literário e histórico. Já a AILA - Academia Imbitubense de Letras e Artes, que congrega artistas do todo o Estado de Santa Catarina marca presença no domingo pela manhã na Tenda, apresentado os escritores imbitubenses.

Essa edição vai contar novamente com a participação da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, integrante da Rede Nacional de Leitura Inclusiva de Santa Catarina em parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização mobilizadora desta Rede. E reúne diversas organizações e pessoas comprometidas com o acesso ao livro e a leitura para o público com deficiência. “A proposta é mobilizar uma rede local com parceiros atuando na leitura e inclusão continuamente”, afirma Angelita Garcia, profissional da Fundação Dorina Nowill. Essa proposta já está nos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. 

No domingo, o Coletivo TaiáTerra convida os moradores e turistas às 15h40 para uma ação diferenciada, onde poderão experimentar uma vivência sensitiva na “Trilha do Promontório de Itapirubá”. São apenas 12 vagas, a atividade é inclusiva e todos estão convidados. Os condutores recomendam levar na trilha: repelente, roupas leves, calça e camisas longas que protegem de arranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um, capa para chuva e lanche. A psicóloga Lidiane Timm, juntamente com a sua filha Laura de 6 anos, participou no último domingo (09) da “Trilha do Caminho do Rei” e afirma “tivemos uma experiência incrível! 

A Trilha vivencial sensitiva, foi uma experiência única, além de obter muito conhecimento sobre a nossa região com os condutores, aprendemos muitas coisas sobre preservação e também sobre inclusão!!! Isso mesmo, inclusão! Algo que vivencio muito em minha rotina profissional, mas ontem foi diferente. Pois, eu também vivenciei, e também estava ensinando pra minha pequena, cultura, valores, empatia, resiliência, e é claro, conexão com a natureza, que na simplicidade estão as coisas mais importante. Ela amou. Voltamos cansadas com o tênis sujo de areia, a roupa molhada da chuva, mas radiantes e conectadas, uma com a outra e com toda a energia positiva que absorvemos naquela tarde”. 

A Tenda Literária possibilita levar cultura e informação à sociedade, afirma Gláucia, bibliotecária e coordenadora do projeto, que agradece mais uma vez a todos os envolvidos na organização do evento. O evento também apresenta os atrativos para a temporada de visitação das Baleias Franca, durante o inverno, venha conferir!

Como funciona?
Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e uma foto 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via whatsapp, telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda é aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.

Programação Tenda Literária
Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias
Datas: 15 e 16/02 - Praia de Itapirubá - Sul (ponto de referência: próximo do Costão)
Horário: das 9h às 19h
Participação livre e gratuita!
Acesse o link abaixo, marque presença e nos ajude a divulgar: 
https://www.facebook.com/event...

Como chegar? Tem mapa no link:  http://bit.ly/TendaLiterariaIt...
O evento acontecerá mesmo com chuva!

Praia de Itapirubá Sul
15/02 - Sábado 
9h às 11h - “Intervenção de Educação Ambiental”, com Maya Esmeraldino do Projeto de Monitoramento de Praias

10h - "Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária", coordenada por Emanuelle Querino Alves de Aviz, com a participação dos curadores Ailton Pereira Junior, Daniele Souza Freitas Pacheco, Isadora Goerdt e Juniores Rodrigues (duração: 1 hora e 30 minutos)  
14h - “Rodada de Histórias”, com Encantados Contadores de Histórias (duração: 40 minutos)
14h às 18h - Rota da Baleia Franca convida os visitantes para conhecer seu destino de Inverno
15h - Ateliê aberto de gravura “A natureza gravada na poesia de Manoel de Barros”, com Ailton Pereira Junior (duração: 2 horas)
15h às 19h - COOPERZIMBA convida a comunidade a conhecer o painel dos resíduos sólidos encontrados na Coleta Seletiva de Imbituba
16h30 às 19h - Comitê ODS Tubarão e Região apresenta de forma lúdica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 
17h - “Sementes Africanas”, com Encantados Contadores de Histórias (duração: 30 minutos)
17h às 19h - Conheça o Procult - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, com o CMPC
17h30 - “Sarau Açoriano”, com o Grupo Folclórico Cultural Imbé, que apresenta canções de compositores de Imbituba e região e convida os escritores presentes no evento para recitarem seus poemas*, intercalando músicas e poesias que destacam nossa cultura e modo de vida (duração: 1 hora e 30 minutos) 

16/02 - Domingo
9h - Doação de mudas de árvores nativas pela SEMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Imbituba 
9h às 10h30 - Conheça os Escritores Imbitubenses, com participação dos Acadêmicos da AILA 
10h às 12h - Conheça o Procult - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, com o CMPC
10h30 - Roda de Conversa com o Comitê ODS Tubarão e Região, que apresentará de forma lúdica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (duração: 30 minutos)
11h - Momento Franca, com Instituto Australis (duração: 1 hora e 30 minutos)
11h às 17h - Estande informativo - com materiais biológicos e muitas informações e curiosidades sobre a Baleia Franca, com o Instituto Australis/Projeto Baleia Franca
14h30 - “Rodada de Histórias”, com Encantados  Contadores  de  Histórias  (duração: 30 minutos)
15h30 - Trilha do Promontório de Itapirubá (12 vagas | inscrições whats (48) 99926-2111) 
Saída da Tenda Literária em direção ao Lado Norte da Praia pela Trilha do Promontório de Itapirubá, com vivência sensitiva pelo Coletivo TaiáTerra em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva. Trilha circular Percurso: 2,5 km. Nível: moderado. Tempo: Em média 3 horas | Trajeto:  inicia e termina na Tenda Literária
15h40 - Espetáculo "O Circo encontra a Literatura e Perolinha conta a história", com Laura de Dominicis (duração: 1 hora e 40 minutos)
16h20 - Oficina “Pequenos mundos de Circo”, com Laura de Dominicis, para crianças de 4 a 11 anos (duração: 1 hora e 30 minutos)
17h40 - Performance Poética: Femininos da artista multimeios, Claudia Aguiyrre, uma percepção da poesia para além da palavra (duração: 20 minutos)
18h - Roda de conversa “Condução Ambiental em Trilha com acessibilidade faz diferença?” com a condução da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, parceira da Rede Leitura Inclusiva SC e Fundação Dorina Nowill, mediada por Angelita Garcia

Para acompanhar a Tenda Literária acesse:
https://www.facebook.com/tenda...
https://www.instagram.com/tend...

Saiba mais sobre a programação

Ateliê aberto de gravura “A natureza gravada na poesia de Manoel de Barros”, com Ailton Pereira Junior - nesse espaço serão apresentados diferentes tipos de gravuras, como monotipia, gravura em metal e xilogravura. Porém, como exercício de impressão, folhas nativas da região de Santa Catarina serão usadas como matriz das gravuras. Para a composição e alimentação do tema, poesias de Manoel de Barros serão lidas e percebidas nessa relação íntima de literatura e natureza no horizonte do autor. No final da atividade, cada participante sairá com a gravura de uma folha ao lado de uma poesia de Manoel de Barros.

Contos Fantásticos da ilha de Santa Catarina, por Sergio Carneiro Bello - apresenta o espetáculo de narração de histórias da cultura de origem açoriana do litoral de Santa Catarina, com repertório baseado na obra de Franklin Cascaes e pesquisa do narrador, trazendo lendas de bruxas e outras “visagens”.

Dança Contemporânea baseada no livro “Cemitério dos Vivos”, de Lima Barreto - O Grupo Dança Comigo, recentemente premiado em 4 de 5 coreografias inscritas no Garopaba em Dança, propõe-se  apresentar um contemporâneo com base na obra “Cemitério dos Vivos”, de Lima Barreto, onde as coreografias pretendem trazer o público para refletir, sobre o que é considerado louco e o que é normal? O que é certo e o que é errado? Frente a sociedade e o governo na época em que se passa a história. Na sequência, a coreógrafa e professora, bailarina contemporânea, oportunizará uma vivência de dança contemporânea para o público que estiver assistindo ao ar livre, na beira da praia, na Tenda Literária, onde público e bailarinos se transformarão na dança.

Intervenção de Educação Ambiental - O PMP pretende conscientizar e educar os participantes sobre a importância da reciclagem, analisando a intervenção de Educação Ambiental com lixos plásticos encontrados em animais marinhos, mortos nas praias de Imbituba.

Comitê ODS de Tubarão e Região integra o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e conta com signatários voluntários de diversos segmentos da sociedade, tem agido na região e contribuído para o atendimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este é um movimento social sem fins econômicos, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a missão de facilitar a incorporação no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O Circo encontra a Literatura e Perolinha conta a história - o espetáculo para toda a família, conta com a atuação da artista, Perolinha (Laura de Dominicis) bailarina, palhaça e acrobata. Ela acompanhada pela música irá desdobrando na sua apresentação Circo, Dança e Palhaço, deixando aparecer poéticas imagens em cada cena. O público poderá virar participante, o técnico um assistente; todos serão protagonistas da história. O espetáculo reúne as técnicas de Clown, Parada de mãos, Dança, Malabares, Acrobacia de chão e em dupla. A peça foi criada utilizando essas diversas linguagens e procurando síntese nos recursos cênicos. Durante o espetáculo as técnicas aparecem expressas na dança coreografadas. A cena do Carrossel contém textos do "Cuanto tiempo és un *tiempito ?” de Marcelo Molina que fala sobre infância e adolescência em situação de vulnerabilidade. E inspirada na leitura do Pequeno Príncipe se desenvolve a cena de Acrobacia em dupla com Nicolás Wingord. São utilizados elementos estéticos, músicas e mágicas, que acompanham a integração das técnicas com um olhar inovador interpretando um linguagem ou “universo” autêntico e criativo. Sempre deixando aparecer um mensagem sobre nosso mundo desde esse ser sensível que é o Palhaço. Em cada diferente espaço o show adquire uma dimensão onde o público fazer parte é muito importante. 

Pequenos mundos de Circo, com Laura de Dominicis - a oficina integra diversas técnicas de Circo (malabares, acrobacia), expressão corporal e teatro. Exploração e criação a partir de objetos, figurinos e textos escolhidos especificamente para as crianças. Com a preparação física para desenvolver as capacidades naturais nas crianças e para adquirir conhecimento das técnicas específicas através de jogos, brincadeiras, exercícios corporais e teatrais, que estimulem a consciência corporal, a expressividade e integração do grupo, a concentração, coordenação e motricidade. Oficina é ideal para Crianças de 4 a 11 anos.

Performance Poética: Femininos da artista multimeios, com Claudia Aguiyrre, pretende uma percepção da poesia para além da palavra, onde a poeta apresentará os poemas [índole] e [todas singular] a partir de uma relação com o espaço físico que o corpo ocupa ao mesmo tempo em que relaciona com os versos que ocupam o tempo. Os poemas fazem parte do projeto O Resto é Vida ao qual se dedica desde 2010.

Roda de Conversa Difusão da Literatura Brasileira na Tenda Literária - a proposta será apresentar os curadores que pesquisaram, mapearam e selecionaram as obras de literatura brasileira traduzidas para o espanhol e inglês durante a execução do projeto da Biblioteca Pública vencedor do Prêmio Elizabete Anderle, bem como obras de literatura brasileira publicadas em seu idioma original, nos seguintes gêneros: contos, poemas, crônicas, romances, novelas, biografias, ensaios ou quaisquer outros gêneros literários. Durante as edições da Tenda Literária em 2020, os curadores conduzirão rodas de conversa a fim de promover a difusão da Literatura Brasileira entre os veranistas das praias de Imbituba, inclusive, os de fala espanhola e inglesa. A Tenda Literária é um projeto cultural itinerante e gratuito que visa oportunizar à comunidade e aos turistas “um banho de cultura nas praias” do Litoral Sul de Santa Catarina.

Rodada de Histórias, com Encantados  Contadores  de  Histórias - Vem ouvir histórias que a roda vai começar! A ciranda chama pra roda e as histórias saltam de um saquinho encantado para ganhar som, forma e cor. Girando entre poesias e melodias, acompanhadas de ensinamentos e de uma boa pitada de alegria, as histórias rodopiam na imaginação do espectador, que é quem vai sortear a história que vamos contar.

Sementes Africanas, com Encantados  Contadores  de  Histórias - Tambores, cantos e baobás cheios de tesouros... As raízes da cultura de matriz africana são colocadas em evidência com o espetáculo Sementes Africanas, que apresenta histórias da tradição oral africana com elementos da dança e percussão ao vivo. 

Informações sobre artistas e colaboradores

AILA - Academia Imbitubense de Letras e Artes - Congregando artistas do estado de Santa Catarina. Fundada em 02 de abril de 2017, é uma associação civil de artistas das letras, da música, das artes cênicas, plásticas e gráficas, sem fins econômicos, de caráter lítero-cultural, com foro e sede provisória à Rua Osvaldo Freitas 520, Centro de Imbituba, sendo regida por Estatuto, e por leis e regulamentos federais e estaduais. A Academia Imbitubense de Letras e Artes tem como seu patrono João Higino Rosa Maestro Ju. A Academia Imbitubense de Letras e Artes tem por finalidade: preservar, organizar sua biblioteca, com o objetivo de difundir e divulgar as obras de seus Acadêmicos, tanto em seu aspecto material como imaterial; reunir agentes culturais e artísticos das áreas das letras, música, artes cênicas, artes gráficas e das artes plásticas, cuja produção tenha valor em quaisquer dos gêneros de composição literária, artística, cultural e educacional, tendo esses, residência firmada no Município de Imbituba, por mais de dois (02) anos, e no Estado de Santa Catarina, por mais de cinco (05) anos; valorizar, difundir e preservar as diversas culturas regionais presentes  no município de Imbituba/SC; estimular as diversas manifestações artístico-culturais, observadas a liberdade de expressão e criação; discutir e programar ações conjuntas nas diversas áreas de ação cultural; estabelecer políticas de obtenção de recursos junto a instituições públicas e privadas; promover, periodicamente, encontros, simpósios, debates e outros eventos nos âmbitos regional, estadual e nacional, sobre temas contemporâneos e pertinentes aos objetivos gerais desta Entidade; estabelecer intercâmbio com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, vinculados à cultura, bem como entre outros municípios; reivindicar o aperfeiçoamento do direito, das instituições e das ações governamentais, com respeito ao amparo e à igualdade dos artistas. Entre em contato: 
aila.academia@gmail.com ou https://www.facebook.com/pg/di...

Claudia Aguiyrre, cineasta, artista multimeios, poeta, educadora e pesquisadora, graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo e pós-graduada em Estudos Culturais, ambas pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou por 15 anos como docente em cursos de Cinema e Realização Audiovisual, Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Sua experiência mais extensa é como documentarista, atividade que desenvolve desde 1989, nos quais dirigiu e roteirizou mais de 15 documentários. Atualmente desenvolve também pesquisas na área imagética, nas quais funde estéticas e linguagens de diversas heranças artísticas, traçando relações entre criação poética e experimentação audiovisual, tendo crescente produção em videoarte e videopoemas. Como poeta teve escritos publicados em revistas literárias nacionais. A criação com letras surge impulsionada pela editoração de livros onde atua como editora e revisora de obras, principalmente de poesia. Participa ativamente de saraus literários e performances poéticas.

Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local é composto por condutores ambientais locais de Imbituba e Garopaba e guias de turismo regional de Santa Catarina desde em 2012, com a proposta de fortalecer o Turismo de Base Comunitária - através da condução de grupos e pessoas interessadas nos caminhos e trilhas da região, com segurança, respeito ao ambiente e ênfase na cultura local viva.

COOPERZIMBA é uma cooperativa de catadores de material reciclável que atua em Imbituba há alguns anos. Recentemente passou por um processo de reorganização institucional, o que a tornou apta a ser contratada pelo município de Imbituba para realizar o serviço de Coleta Seletiva. Desde agosto/2019 a COOPERZIMBA vem desempenhando esta tarefa, buscando a cada dia se aprimorar para cumprir seu papel sócio ambiental. Estamos abertos a toda e qualquer participação e prontos para ouvir e atender a população imbitubense. Contamos hoje com mais de quinze cooperados.

Fundação Dorina Nowill para Cegos existe há 72 anos e trabalha para facilitar a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade. A instituição é referência em livros materiais acessíveis nos formatos braille, falado e Daisy, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 3 mil escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil. Acesse:

Grupo Encantados  Contadores  de  Histórias - tem  a  proposta  de contar histórias de um jeito diferente, onde a  criatividade permitir.  Tem como  missão  realizar  projetos  que  visam  fomentar, difundir,  divulgar  e ampliar  o  acesso  à  cultura  e  as  artes  em  geral.  Onde  houver  a possibilidade de  uma  boa  história,  o  grupo  estará  lá  para  dar  corpo  e forma a esse enredo, com soluções em arte e muito encantamento. Encantados 10 anos de muitas histórias: ou

Grupo Folclórico Cultural Imbé - busca pesquisar, documentar e apresentar a cultura imbitubense, enfatizando o jeito de ser e as formas de fazeres do povo local. Apresenta registros de músicas, poemas, artes, artesanatos, comidas típicas, crenças e outros saberes culturais miscigenados nas tradições indígenas, açorianas e africanas. Criado em 2018, o Grupo escolheu o nome "Imbé", de origem indígena que remete a questão cultural já originada pelo seu próprio nome. O Grupo convida a reviver alguns trabalhos culturais que ao passar dos tempos ficaram no esquecimento, ou pelo menos na memória de nosso povo.

Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental é uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2015 para auxiliar na manutenção das atividades do Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca – Projeto Baleia Franca. Desenvolve além da pesquisa, atividades de educação ambiental e formulação de políticas públicas. Possui um Centro de Visitantes com deck de observação de baleias e visitas guiadas gratuitas.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Rede Nacional de Leitura Inclusiva é incentivada pela Fundação Dorina Nowill, a rede é formada por profissionais que promovem a leitura e a inclusão de pessoas com deficiência. Em seu quinto  ano o projeto que tem como conceito o trabalho em rede em prol da leitura inclusiva está nos 26 Estados e o Distrito Federal e segue ampliando as oportunidades de leitura pelo Brasil. A próxima parada é a Tenda Literária de Imbituba em Santa Catarina.

Rota da Baleia Franca é um destino turístico que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna em prol do desenvolvimento sustentável do ecoturismo.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Tenda Literária
  • Itapirubá
  • livros
  • contação
  • histórias
  • cultura
  • praias
  • praia
  • literatura
  • MercadIM
  • Glaucia
  • Maindra
  • biblioteca
  • sarau
  • musical
  • atrações
  • leitura
  • Tweet

As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

portalahora@gmail.com

Localização

Imbituba - SC Brasil