Após denúncias à ouvidoria da Prefeitura, substância escura é encontrada na Praia da Vila
Publicidade


Notícias


Pesquise


Após denúncias à ouvidoria da Prefeitura, substância escura é encontrada na Praia da Vila Meio Ambiente

Após denúncias à ouvidoria da Prefeitura, substância escura é encontrada na Praia da Vila

por Administrador 23-08-2017 há 11 mêses 2314

  • Tweet

Publicidade

Uma substância escura, semelhante a petróleo, podendo ser o coque do mineral, foi encontrada nas areias da Praia da Vila, em Imbituba. Após denúncia por meio da Ouvidoria Municipal, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Unesc, realizou o recolhimento de quatro amostras compostas, para análise do material.

Segundo o engenheiro ambiental Eduardo Canarim, não há confirmação se o produto de cor escura encontrado em áreas do nosso litoral é de fato coque de petróleo. “Podem ser, na verdade, minerais provenientes do intemperismo das rochas características da geologia da região ou até mesmo matéria orgânica”, explica o engenheiro.

O secretário de Meio Ambiente Paulo Márcio Souza, explica que “primeiramente deverá ser feita a caracterização química do referido material, caso se confirme a presença de coque de petróleo ou qualquer outro poluente no solo, iremos investigar a origem e adotar os procedimentos técnicos e legais cabíveis”, ressalta.

Confirmada a presença do material poluente nas areias da praia, deverá ser investigada a origem e os responsáveis. Em seguida, a Sema deverá autuar a empresa responsável, e principalmente exigir a reparação do dano ambiental causado e soluções técnicas efetivas para impedir novas ocorrências. Os resultados devem ficar prontos em 20 dias.


Poluição: Coque de petróleo

O coque de petróleo (“petroleum coke” ou “petcoke”) é um combustível fóssil sólido, derivado do petróleo, de cor negra e forma aproximadamente granular ou tipo “agulha”, e que se obtém como subproduto a destilação do petróleo num processo designado “cracking” térmico. Este produto representa cerca de 5% a 10% do petróleo total que entra na refinaria. 

A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os animais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas. 

O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.


    Palavras-chave
  • Imbituba
  • coque
  • praia
  • poluição
  • petróleo
  • cimenteiras
  • Porto
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil