Publicidade


Notícias


Pesquise


Comerciante é lesado e PM volta a alertar sobre notas falsas na região Segurança

Comerciante é lesado e PM volta a alertar sobre notas falsas na região

por Administrador 22-08-2017 há 9 mêses 819

  • Tweet

Publicidade

No último sábado (19), um comerciante foi vítima no bairro Mar Grosso em Laguna. Segundo informações da PM, ele recebeu uma cédula de R$ 100 falsificada, não percebendo o crime.  “O comando do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) reforça o alerta e orienta que comerciantes e a população em geral fiquem atentos ao receber notas de dinheiro. Recebemos informações que há notas falsas circulando na região nos últimos dias. Solicitamos que todos verifiquem alguns detalhes das notas que ajudarão a identificar, se o dinheiro é falso ou verdadeiro.”, informou o comando da PM de Laguna. 

Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Tentando informar ainda mais a população, a Polícia Militar de Laguna está reforçando os alertas, já que há registros de notas falsas circulando na região.

A população pode colaborar com a Corporação fazendo denúncias sobre pessoas que sejam suspeitas de praticar este crime. As denúncias podem ser feitas por meio do 190.


Saiba identificar uma nota de dinheiro falsa : 

Nas notas de 1994 e de 2010

1: A marca d´água

Ao segurar a nota contra a luz, você observa figuras na área clara e lisa da cédula, em tons claros e escuros. O desenho é como se fosse uma marca d´água.

2. O papel

A cédula é impressa em um papel que tem uma textura mais firme e áspera do que um papel comum.

3. O relevo

Ao tocar na nota, dá para sentir um relevo em algumas áreas, como na legenda “República Federativa do Brasil” e nos numerais que indicam o valor da cédula.

Nas notas de 2010

1. O número escondido

Em um lugar com bastante luz, se você colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você verá um número escondido ao lado direito da cédula.

2. O quebra-cabeça formado pela frente e pelo verso

Ao colocar a nota contra a luz, você verá que o desenho do verso completa o desenho da frente, formando um número, em uma espécie de quebra cabeça.

3. Os elementos fluorescentes

Se você olhar para as notas com uma luz ultravioleta, verá que os números do verso mudam de cor e que dá para enxergar fios da cor lilás, que só podem ser vistos com esse tipo de iluminação.

4. As microimpressões

Com uma lente de aumento, você pode ver o valor da nota impresso em tamanho muito pequeno em várias áreas da cédula.

Nas notas de 1994

1. A sigla BC

Ao observar a frente da cédula, no canto inferior esquerdo, dá para ver a sigla BC.

2. O símbolo das Armas Nacionais

A estrela do símbolo das Armas Nacionais aparece nos dois lados da cédula. Ao olhar a nota contra a luz, o desenho impresso de um lado se ajusta exatamente ao desenho do outro lado.


    Palavras-chave
  • nota falsa
  • cédulas
  • dinheiro falso
  • Laguna
  • Imbituba
  • Garopaba
  • Praia do Rosa
  • polícia
  • comércio
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil