Publicidade


Notícias


Pesquise


Secretaria de Saúde de Imbituba  capacita equipe para atendimento de notificação de agravo Geral

Secretaria de Saúde de Imbituba capacita equipe para atendimento de notificação de agravo

por Administrador 16-08-2017 há 1 ano 368

  • Tweet

Publicidade

A Vigilância Epidemiológica de Imbituba, com o apoio da Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, formou na última semana, no Centro de Gestão e Educação em Saúde (Ceges), um grupo de trabalho formado por médicos e enfermeiros da Atenção Básica e enfermeiros do hospital São Camilo, com objetivo de atualizar as rotinas referentes às notificações de agravos para que estas sejam mais precisas e ocorram em tempo hábil para atendimento dos usuários da saúde no município. 

A utilização efetiva das notificações de agravo permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. 

O seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.

Foi ministrada uma reunião pela 19ª Regional de Saúde de Laguna, através da enfermeira Rachel Copetti Véras, responsável pela Vigilância Epidemiológica em nível regional; e por Mathie Alves Rossini Corrêa, técnica da Vigilância de Zoonoses. Os temas abordados foram: atendimentos anti-rábicos, meningites, acidentes com animais peçonhentos, dentre outros.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Susana Campos Souto, este foi o ponto de partida para o melhoramento no atendimento destes agravos. “O objetivo do setor de Vigilância Epidemiológica é fazer com que os primeiros atendimentos sigam as notas técnicas e portarias definidas pela Diretoria da Vigilância Epidemiológica Estadual, a Dive, garantindo, assim, maior efetividade do tratamento”, ressalta Susana.

A diretora em Vigilância e Saúde e Assistência Farmacêutica, Camila Pires Fermino, explica que é uma preocupação constante manter a equipe capacitada e atualizada sobre o protocolo, promovendo um atendimento rápido e efetivo dos pacientes. “Iremos promover estes treinamentos sempre que houver mudança no sistema de rotinas ou na equipe para que estejam sempre integrados e atualizados sobre os procedimentos a serem adotados, promovendo um atendimento eficaz e rápido na solução dos agravos”, explica a diretora.


    Palavras-chave
  • saúde
  • Imbituba
  • notificações de agravo
  • notificação
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil