Conhecida por suas belas praias como Silveira e Ferrugem e Siriú, Garopaba também estuda implantar a Taxa de Proteção Ambiental (TPA). A prefeitura irá marcar uma audiência pública para apresentação do estudo feito por uma empresa contratada para determinar se a taxa será implantada ou não.
Câmeras de Monitoramento foram instaladas na rodovia SC-434, na localidade da Encantada, e na subida do Morro do Siriú, para cobrir 100% do movimento de veículos de entrada e saída do município. Entre 12 de janeiro a 21 de abril, o fluxo foi medido quantitativamente e classificado em seis categorias: motocicletas, carros de passeio, utilitários/SUV, vans/microônibus, caminhões e ônibus).
A medição, feita com equipamentos de leitura automática de placas, também identificou a quantidade de veículos emplacados em Garopaba, em outros municípios de Santa Catarina e de outros estados. Além disso, o estudo também apontou procedência dos turistas, os motivos de visita, o tempo de permanência, o tipo de hospedagem e a quantidade de ocupantes dos veículos. A partir dos dados coletados, empresa calculou a quantidade de veículos passíveis da cobrança da TPA.
O estudo concluiu que 58,75% dos veículos (675.974) que passaram pelo município na temporada 2018/2019 eram passíveis de serem tarifados, uma vez que foram desconsiderados os veículos com placas de Garopaba, Paulo Lopes e Imbituba. Outra conclusão é de que a região Sul é a que mais traz turistas para Garopaba.
O estudo já foi apresentado no último dia 17 de junho para representantes de entidades como CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Comtur (Conselho Municipal de Turismo), ACIG (Associação Comercial e Industrial de Garopaba) e Condema ( Conselho de defesa do Meio Ambiente). O próximo passo será apresentar o estudo para a comunidade em uma audiência pública, mas ainda não há uma data definida.
Porém, o encontro deverá ser decisivo. “A TPA não será enfiada goela abaixo. Somente implantaremos a TPA se assim for da vontade da comunidade garopabense”, declarou o prefeito Paulo Sérgio Araújo, o Sérgio Cunha (PSD), através de nota.
-
Palavras-chave
- Garopa
- audiência
- pública
- implantação
- taxa ambiental
- taxa
- turismo
- TPA
- meio ambiente
-
- Tweet