Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: Homenagem a Raul Seixas neste sábado resgata os grandes shows no Ginásio; conheça a história do imbitubense que 'encarna' o mito Cultura

Imbituba: Homenagem a Raul Seixas neste sábado resgata os grandes shows no Ginásio; conheça a história do imbitubense que 'encarna' o mito

por Administrador 21-08-2019 há 4 semanas 760

  • Tweet

Publicidade

“Sábado tem show no Ginásio!”. Moradores de Imbituba e região com mais de 30 anos de idade, que viveram a juventude na cidade nos anos de 1980, 1990 e início dos anos 2.000 com certeza já ouviram ou falaram muito esta frase. Era a época de ouro do rock, reggae, rock rural e de outras manifestações artísticas no ginásio de esportes Olivar Francisco.

Na falta de casas noturnas na região, a praça esportiva abrigava espetáculos e festivais musicais e era tomado a cada apresentação de bandas icônicas como Alucinação Proibida, Contagem Regressiva, Chute no Formigueiro, BTI, Matusa, Banda HC, Kamikaze, Kripta, Black Jack, Cá entre Nós e Amostra Grátis, se tornando a Meca cultural para todas as tribos urbanas da época.

Muitos anos se passaram e um grande evento, repleto de simbologias, a ser realizado neste sábado (24) promete novamente lotar o ginásio e fazer o público entrar em êxtase e viajar no tempo.  Afinal, quem nunca gritou ou ouviu um “Toca Raul!” no meio de um show, inclusive no Olivar Francisco, e parou tudo para relembrar o Rei do Rock Brasileiro? 

Pois, três dias depois de completarem três décadas sem Raul, neste sábado a partir das 21 horas, o palco do ginásio vai receber Raulzito Amorim e Os Feras, matando as saudades também de um artista imbitubense que até o início de sua juventude muito se apresentou no local. Hoje, Cleiton é um músico respeitado em todo Brasil e considerado o melhor cover de Raul Seixas do Brasil e garante que Raul está mais vivo do que nunca. 

“Comecei cantando Jingles imitando Raul. Aí, um amigo me incentivou a fazer um show me vestindo de Raul e assim começou tudo, lá em 2011. E, tenham certeza disto: Raul Vive! Principalmente na voz de todos que cantam sua obra. Percebo muito isso, pois vejo fãs chorando nos shows, com idade a partir de 10 anos. Todos apaixonados por Raul”, relata Amorim.

Além do retorno de um filho ilustre, pela primeira vez a cidade verá no palco o guitarrista Rick Ferreira, músico que mais vezes acompanhou Raul Seixas, companheiro de gravação em quase todos os álbuns do artista e já tendo trabalhado com outros ícones da MPB como Erasmo Carlos, Belchior, Caetano Veloso, Guilherme Arantes  e Zé Ramalho. 
O evento é organizado pelo produtor cultural Evaldo Marcos, um ícone em eventos na região, que realizou edições inesquecíveis da Festa do Camarão, Produsul e Rock Laguna, produzindo inclusive show do próprio Raul Seixas; e do DJ Eli Garcia, criador do evento Affinity, ex-apresentador da Ric/Record e radialista.


Quem é Cleiton "Raulzito" Amorim, do Ginásio para o Brasil, e agora de volta ao Olivar Francisco

Responsável por trazer a participação de Rick, e por reproduzir de maneira fiel os arranjos de álbuns tão importantes para o rock nacional, Cleiton, hoje com 44 anos e residindo no Rio Grande do Sul, mesmo acostumado a grandes apresentações, conversou na tarde desta quarta-feira (21) com a reportagem do Portal AHora e não escondeu a emoção e até o nervosismo dias antes de retornar ao mítico palco do Olivar Francisco, em Imbituba, onde ainda reside parte da família.

“Só felicidade! Pois tocar em Imbituba, e desta maneira, então, é uma realização pessoal. O Ginásio fez parte da minha formação, também na escola, nos Jeimbs. É uma grande responsabilidade também. E o nervosismo também bateu um pouco por causa da voz, esse tempo frio daqui do RS, tá ‘judiando’. Também estou num momento ímpar, de bastante visibilidade por aqui. Estamos preparando um show histórico, pois estar com o Rick no palco, para quem conhece Raul, sabe do que estou falando”, conta o imbitubense.

Mestre Saravá, Emílson, "Joãos" dos Claytons, Igor do Canto Perfeito, Nivaldo, Maestro Lourenço 

Ao lado de Rick, ambos à espera de entrar no palco para uma apresentação na Opinião, uma das casas noturnas mais badaladas de Porto Alegre, Cleiton relembra momentos inesquecíveis do início da carreira em Imbituba e dos momentos mágicos no palco do Olivar Francisco. 

“Tinha 10 anos quando conheci o Saravá, professor de violão, através de um amigo que fazia aula. Pedi para meu pai pra fazer aula com ele e, em um mês eu já tocava o clássico “Pra não dizer que não Falei de flores”, “Linda”, do Roupa Nova; e “Say You, Say me”, do Lionel Richie. Também tinha aula com o irmão dele, o Emílson, outra fera.  A partir daí, comecei a tocar na igreja da Vila. Aos 11 anos, participei, de voz e violão, do meu primeiro festival no Ginásio. E ganhei. O Saravá participou e lembro dele dizendo ‘criei um urubu pra furar meu zóio’”, conta aos risos sobre o episódio em que superou o mestre.  
“Hoje, fico pensando que se não fosse por ele, por não subestimar minha capacidade de aprender, não seria um músico hoje”, completa, reconhecendo a importância do professor.

Filho do conhecido “Seu Nelinho”, que trabalhou décadas na contabilidade da empresa Santo Anjo da Guarda, em Imbituba, Cleiton, que se criou no bairro Vila Santo Antonio, onde ainda reside a família, lembrou do incentivo que teve da família e lamentou uma ausência para o show de sábado. 

“Lembro-me também de um evento do Dia das Mães e eu de novo cantando no Ginásio. Vou sentir falta da mãe na arquibancada. Ela e meu pai sempre me incentivavam em tudo”, recorda. 
“O Seu Nivaldo, da loja, me levava pra Florianópolis para eu me apresentar em TVs. O Maestro Lourenço me levava junto com os filhos pra estudar música em Laguna. Teve uma vez que Imbituba recebeu a visita do Clube do Bolinha e cantei com a banda deles. Eu interpretei Astronauta de Mármore e o Igor uma musica do Milton *Nascimento). Fomos convidados a ir a São Paulo, mas acabou não rolando de ir”, conta.

Cleiton se apresentando em Imbituba, aos 13 anos de idade

Dentre tantas lembranças de Imbituba, algumas ainda estão bem vivas para Cleiton, que tem os músicos João Rosa e João Rodrigues, ambos ex-Claytons, e Igor do Canto Perfeito, como seus ídolos de infância e juventude. 

"O senhor Almir Martins com suas poesias. A banda The Claytons, que segundo minha mãe deu origem ao meu nome, com os 'Joãos' (Rosa e Rodrigues). Também jamais vou me esquecer da galera da Vila Santo Antônio, com quem e onde tocávamos direto. Minha primeira banda foi com os amigos Jean, Jairison Dedé, Saveco, Olival, na Kamikaze.", finaliza.

SHOW REVIVE CARREIRA DO ARTISTA E OUTROS CLÁSSICOS 

O show 30 anos sem Raul relembra, durante cerca de 1h15, o repertório de mais de 25 anos de carreira do gênio da música brasileira, com clássicos como “Metamorfose Ambulante”, Cowboy Fora da Lei", "Ouro de Tolo", "Tente Outra Vez", “Gita”,  e “Sociedade Alternativa”.

Abrindo a noite, DJ Eli Garcia e Banda Vitrola, de Tubarão, trazem de volta nomes como Queen, Legião Urbana, Beatles e Paralamas do Sucesso.

Os ingressos estão à venda em Imbituba - na Ótica Nany e Farmácia Paes Leme ; em Garopaba - na Mormaii; e pela internet - através do site TicketMais. Também é possível fazer a reserva de mesas para grupos de até oito pessoas. 

30 anos Sem Raul – Tributo a Raul Seixas


Data: 24 de agosto de 2019
Local: Ginásio de Esportes Olivar Francisco, Centro de Imbituba - SC
Horário: Abertura dos portões às 21h
Ingressos: https://ticketmais.com.br
Reserva de mesas: (48) 99627-1500 ou 99641-4664


Saiba mais sobre a banda

Raulzito Amorim e Os Feras é considerado um dos melhores trabalhos de tributo cover de Raul Seixas do Brasil pelo guitarrista de Raul, Rick Ferreira. O projeto iniciou em 2011 e, desde então, tem conquistado fãs por onde passa, com shows realizados pelo SESI – RS, SESC-RS, prefeituras municipais e casas particulares do sul.    

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • show
  • cover
  • Raul Seixas
  • Cleiton Amorim
  • Rick Ferreira
  • guitarrista
  • ginásio
  • Olivar
  • rei
  • rock
  • gênio
  • clássicos
  • toca
  • Raul
  • Seixas
  • Feras
  • banda
  • imbitubense
  • Cleiton
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil