Publicidade


Notícias


Pesquise


Túnel do Morro do Formigão, inaugurado há apenas quatro anos, ficará fechado por 90 dias para reforma Geral

Túnel do Morro do Formigão, inaugurado há apenas quatro anos, ficará fechado por 90 dias para reforma

por Redação 20-08-2019 há 1 mês 476

  • Tweet

Publicidade

Um dos últimos gargalos na duplicação da BR-101, aberto há quatro anos, o Morro do Formigão, em Tubarão, será fechado no próximo dia 26 por um período mínimo de 90 dias.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), durante o período serão executados reparos no pavimento rígido.


Aberto ao tráfego em 2015, o local vem passando por manutenções periodicamente. Em fevereiro e novembro de 2017, precisou ser feita a manutenção preventiva no sistema de drenagem dentro da galeria do túnel de transposição. Com as atividades, foi necessária na época a interrupção da faixa de rolagem da esquerda, para abrir frente às equipes de manutenção. De acordo com o órgão federal, a manutenção preventiva era feita periodicamente nos túneis construídos na duplicação da BR-101, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No início deste ano, trabalhos de manutenção corretiva no pavimento rígido no túnel já haviam sido realizados. O serviço foi feito nos 900 metros da pista de concreto usinado, que recobre a entrada, a galeria e a saída, próximo ao acesso ao Sertão dos Corrêas.

Desta vez, no entanto, o local precisará ser fechado para o tráfego de veículos e um desvio a ser implantado no dia 26 permanecerá atendendo a região pelo prazo de 90 dias.

“O Dnit aplica o dispositivo no art. 618 do Código Civil, da lei de licitações 8.666/93 e da orientação técnica OT-IBR 003/2011, que tratam sobre a responsabilidade da empresa durante o prazo de cinco anos pela estabilidade das obras. Portanto, não haverá custo financeiro para o Dnit para a realização destes reparos”, disse em nota.

OBRA INICIOU EM 2013

As obras de construção do túnel de transposição do Morro do Formigão, em Tubarão, iniciaram. Foi a segunda etapa mais importante da duplicação na região depois da ponte Anita Garibaldi, em Laguna. O túnel tem 900 metros, sendo 450 metros de extensão em rocha escavada e mais 450 metros nos acessos. Possui duas faixas de rolamento, acostamento e passarela para pedestres. O consórcio JDantas/Novatecna venceu a licitação com o valor de R$ 56.740 milhões. O prazo para a conclusão era abril de 2015, mas foi entregue em julho.

 

Foto: Muriel Albonico / DNIT SC / Arquivo

    Palavras-chave
  • Morro
  • Formigão
  • túnel
  • Tubarão
  • Dnit
  • reforma
  • fechamento
  • 90
  • dias
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil