Publicidade


Notícias


Pesquise


Semana do Meio Ambiente: Secretaria prepara uma vasta programação de conscientização pela cidade de Imbituba Artigos

Semana do Meio Ambiente: Secretaria prepara uma vasta programação de conscientização pela cidade de Imbituba

# por Eduardo Rosa 02-06-2019 há 2 semanas 220

  • Tweet

Publicidade

A partir desta segunda feira (03), em Imbituba, tem início a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que seguirá até sexta-feira (07) com uma vasta programação que inclui palestras, capacitações, coleta de lixo, distribuição de mudas e exibição de curta metragens. 

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Semana do Meio Ambiente de Imbituba vem atraindo ainda mais a atenção para a importância de se conscientizar e prevenir para um futuro melhor para os moradores da cidade, através de ações sócio-ambientais, preocupação com o destino correto de resíduos e, principalmente, tornar Imbituba ainda mais verde e limpa. 

Programação repleta de informação

A programação da Semana do Meio Ambiente em Imbituba, começa com Capacitação e Palestra. A partir das 07 horas da manhã de segunda feira (03), acontece a primeira ação, com a Capacitação Sema na Secretaria de Infraestrura da cidade,, com o tema 'Boas práticas ambientais em serviços de Manutenção Urbana'. 

Logo após, às 10:30 horas, a primeira palestra na Escola Básica Henrique Lage, 'A Coleta Seletiva e a Importância Socioambiental', que mais uma vez tratará da destinação correta de resíduos na cidade para um melhor aproveitamento de todo o material produzido. 

Bairro Vila Nova entra em cena com coleta de lixo na terça (04) 

Uma das regiões de Imbituba que mais sentem os impactos em seu meio ambiente, e que também mais tem se organizado para combater e conscientizar sobre estes problemas, a Vila Nova, receberá uma ação especial da Sema. 

Com a participação do Vila Eco Surf, grupo criado há alguns anos no bairro, e que vem se preocupando de forma contundente com manutenção e preservação do local, a ação de 'Coleta de Lixo, Caracterização e Pesagem' dos resíduos, deverá movimentar o bairro e a praia da Vila Nova neste dia. A ação acontece no Condomínio Dr. João Rinza, a partir das 09 horas da manhã de terça feira (04). 


Ação no Calçadão do Centro de Imbituba trará conscientização e distribuição de mudas 

A quarta feira (05) ficará reservada para a principal ação da Semana do Meio Ambiente em Imbituba. No Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9 as 17 horas, a Sema estará com toda sua equipe e apoiadores, no Calçadão da rua Nereu Ramos, onde será o palco da ação sobre 'Conscientização para o consumo Sustentável, distribuição de mudas, recolhimento de baterias, pilhas e carregadores de celulares inutilizados'. 

Assim como nas edições anteriores, uma grande movimentação é aguardada pelos integrantes da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Imbituba. Além de alunos de escolas da cidade e empresas que devem acompanhar toda movimentação. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente..

Segundo Paulo Márcio de Souza, Secretário de Meio Ambiente de Imbituba, que esteve afastado por algumas semanas da pasta, "Este evento da Sema, segue o formato dos anos anteriores. Fazemos dentro da nossas condições, mas em se tratar de meio ambiente, toda ação é muito importante". 

Marcinho, como é carinhosamente chamado por sua equipe e amigos, fez questão de frisar à coluna Surfemais a importância de sua equipe, durante seu afastamento temporário, “Meu agradecimento especial a toda equipe da Sema, e a chefe de departamento Gabriela, que neste mês de minha ausência, organizou todo o evento, quase sozinha. Sem contar que, ainda estava organizando as novas eleições do Condema”. 

Nova Brasília e Paes Leme recebem a Semana do Meio Ambiente na quinta e sexta-feira

A Escola Estadual Básica Gracinda Augusta Machado, no bairro Nova Brasília, receberá no penúltimo dia da Semana do Meio Ambiente, quinta feira (06), a palestrante Engenheira Elaine Alano, para falar sobre 'Boas práticas para destinação do óleo de cozinha usado'. 

A palestra acontecerá em dois turnos, pela manhã, a partir das 10h30 às 11h30, para alunos, pais e demais interessados, e da mesma forma na parte da tarde, das 14h às 14h45. Segundo Paulo Márcio, “A ideia em todos os anos, é levarmos para diferentes locais da cidade esta conscientização durante a Semana do Meio Ambiente” . 

Na sexta feira (07), a palestra será repetida, agora na Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos, no Bairro Paes Leme, em horário único, das 10h30 as 11h30. Uma oportunidade única para a comunidade se inteirar ainda mais do assunto. 

Quinta feira (06) tem cinema e apresentação do documentário 'Caminhos do Butiá Catarinenses'

Próximo de finalizar a Semana do Meio Ambiente de Imbituba, o quarto dia na programação da Sema contará com uma novidade. É dia de cinema! A partir das 18h15, o Ceges, no Centro da cidade, recebe o 'Cine Ambiente, com exibição de curta-metragens da Mostra Nacional de Produção Áudio Visual Independente do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente'. 

Além da Mostra de curta-metragens nacionais, e em parceria com a Biblioteca Municipal de Imbituba e o IFSC de Garopaba, a grande atração deste fim de tarde e noite desta sexta feira será a exibição do documentário 'Caminhos do Butiá Catarinenses', evento que deve atrair um bom público e, praticamente, fechará a programação da Semana do Meio Ambiente de Imbituba.

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Surfemais
  • Eduardo
  • Rosa
  • semana
  • meio
  • ambiente
  • programação
  • Eduardo
  • Rosa
  • informação
  • conscientização
  • cinema
  • documentário
  • butiá
  • Vila
  • Paes
  • Brasíia
  • Tweet
Atenção

As opiniões de nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião do Portal AHora e são de responsabilidade dos mesmos. O espaço é aberto para a expressão pessoal, independentemente de credo, linha de atuação ou posição política, de acordo com a forma que cada um de nossos colunistas vê e sente o mundo.


Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 99115.3012
48 99998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil