Publicidade


Notícias


Pesquise


Imbituba: presidente da Acim revela projeto de terminal de gás no Porto e cita Lei que proíbe cargas perigosas; Prefeito comenta declarações Meio Ambiente

Imbituba: presidente da Acim revela projeto de terminal de gás no Porto e cita Lei que proíbe cargas perigosas; Prefeito comenta declarações

por Administrador 21-05-2019 há 3 mêses 2069

  • Tweet

Publicidade

O Porto de Imbituba foi uma das pautas da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na noite desta segunda-feira (20). O presidente da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), Adilson Silvestre, além de levar a preocupação sobre a saída da linha da Ásia ao encontro, revelou existir um projeto de gaseificação, com um terminal de gás dentro da área portuária e se queixou de que a população da cidade, "por falta de conhecimento", teria "fechado a porta a empresas de grande porte que tentaram se instalar em, Imbituba".

Em 2016, a empresa Cattalini, sediada no porto de Paranaguá, no Paraná, tentou implantar em Imbituba seu novo parque de tancagem, que segundo estudo realizado teria a capacidade de armazenar 234.100 m³ e uma estrutura que possivelmente seria construída numa área de cerca de 127.193 m², composta por 43 tanques (22 tanques na primeira fase e 21 tanques na segunda fase), com o objetivo em armazenar os granéis líquidos (petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais e outros). Na Cattalini no Paraná, já houve explosões em tanques e desastres ambientais com perdas irreparáveis.  

Porém, no mesmo ano, depois que imbitubenses de todos os setores econômicos e sociais foram em massa à Câmara, em Audiência Pública, dizer não à vinda da empresa Cattalini, todos os vereadores da época criaram um projeto coletivo aprovado por eles e sancionado pelo então prefeito Jaison Cardoso, proibindo permanentemente a armazenagem de granéis líquidos perigosos no município.

A associação de Imbituba também lançou, recentemente, o projeto "Imbituba do Futuro" com o intuito de reunir e conscientizar instituições municipais, com o apoio das associações empresariais, sobre a necessidade de um trabalho coletivo para a atração de novas empresas, especialmente de segmentos industriais que tenham ligação com a logística oferecida pelo Porto de Imbituba. O intuito é que a médio e longo prazo a economia da cidade possa ser mais estável e menos dependente das flutuações dos mercados nacionais e internacionais.

"Queremos discutir com a população assuntos inerentes ao crescimento da cidade. Algumas empresas de grande porte pretendiam se instalar no nosso município e tiveram as portas fechadas por falta de conhecimento da população. Temos ainda um projeto de gaseificação, com um terminal de gás dentro da área portuária, porém existe uma lei municipal que impede a instalação de empresas dessa natureza", lamentou o presidente da Acim. Na segunda quinzena de junho, a Acim promoverá um evento na entidade para discutir esses assuntos.

Questionado sobre as declarações de Silvestre, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, afirmou que seria preciso conhecer informações técnicas deste projeto e de qualquer outro que possa trazer desenvolvimento ao município, mas que, acima de tudo, é necessário analisar os riscos e consultar a população.  

"Ele manifestou uma opinião pessoal ou, de repente, da Acim. Como prefeito, a opinião da administração municipal é de que todo empreendimento, todo investimento que possa trazer renda, empregos e desenvolvimento para a cidade tem que ser analisado, mas à luz do que diz a legislação de hoje e à luz do que a população acredita ser positivo para a cidade. No caso da Cattalini, obviamente houve uma manifestação popular legítima contra o empreendimento e se ela foi bem embasada tecnicamente ou não, é de se discutir. Mas o que a gente precisa é disso, poder e saber discutir com a população que tipo de investimento a gente quer. No caso de outro empreendimento que venha pra cidade, no caso de uma carga de gás ou granel líquido, temos que ter, sim, as informações técnicas, saber como e onde  vai acontecer, informando a população da cidade e ver qual é o desejo do munícipe, se é pelo empreendimento ou não", explica Rosenvaldo    

O presidente da Acic, Moacir Dagostin, salientou a preocupação da entidade com relação a saída da linha da Ásia, destacando que a Acic já encabeçou algumas reuniões com o Governo do Estado para tratar deste assunto. "Estamos juntos e apoiaremos todas as ações que possam proporcionar o desenvolvimento do Sul. A região tem um grande potencial exportador, exemplo é o setor cerâmico. Hoje 80% de toda a exportação da indústria cerâmica vai por outros portos catarinenses, não passam pelo Porto de Imbituba", reforça.


Demandas da região serão apresentadas no Fórum Parlamentar

Durante a reunião na noite de ontem também foram debatidas as demandas que serão apresentadas pela Acic e pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) aos deputados estaduais e federais, senadores, e também ao Governador do Estado, durante o Fórum Parlamentar que acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h, na sede da associação empresarial.

Entre as pautas que integrarão o documento aos parlamentares estão: a conclusão da Serra da Rocinha, construção do terminal de cargas no Aeroporto de Jaguaruna, Ferrovia Litorânea e de Integração, Plano de Desenvolvimento do Sul, Barragem do Rio do Salto, contratação de mais médicos, a atualização da tabela SUS, compra de um helicóptero para o SAER, conclusão do Contorno do Anel Viário de Florianópolis (BR-101); praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 (equiparação com o número de praças no trecho Norte da rodovia); busca de novos voos à região, busca do pagamento do cofinanciamento do Governo Federal para as secretarias de assistência social, Pacto Federativo, conclusão do Morro dos Cavalos e pautas voltadas à área da educação.

O diretor executivo da Amrec, Acélio Casagrande, representou a associação durante o encontro desta segunda-feira.

Fonte: Acic

https://www.acicri.com.br/noticia/porto-imbituba-forum-parlamentar-pautam-reuniao-diretoria-acic-5557

    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Acim
  • presidente
  • associação
  • empresarial
  • projeto
  • terminal
  • gás
  • porto
  • granéis
  • líquidos
  • Cattlini
  • lei
  • municipal
  • proíbe
  • alerta
  • Silvestre
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil