Publicidade


Notícias


Pesquise


Acompanhando resultados de SC e Brasil, Imbituba, Garopaba e Laguna têm desempenhos negativos na geração de empregos em março Economia

Acompanhando resultados de SC e Brasil, Imbituba, Garopaba e Laguna têm desempenhos negativos na geração de empregos em março

por Administrador 25-04-2019 há 3 mêses 982

  • Tweet

Publicidade

O mercado de trabalho formal na região da Amurel e Garopaba acompanhou os pífios desempenho de Santa Catarina e de tofo país e apresentou resultados negativos em março. Segundo dados divulgados ontem pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, foram 1.258 demissões a mais que admissões em toda região.  

 O setor de serviços foi o grande vilão neste resultado, apresentando saldo negativo de 917 desligamentos a mais que admissões.  Entre os municípios que apresentaram resultado negativo, Tubarão, Garopaba, Laguna e Imbituba lideram. T

Tubarão apresentou o maior saldo negativo, com 548 demissões a mais que novos empregos formais. Garopaba teve 435 desligamentos a mais, seguido de Laguna, com saldo negativo de 208, e Imbituba, com 183. Em todos estes municípios, o setor de serviços também foi o que mais registrou demissões.  

Apesar do saldo ruim, o número de municípios da região que registraram mais empregos formais do que demissões foi maior do que os que apresentaram saldo negativo. Orleans foi o que apresentou o maior saldo positivo, com 35 novos postos de trabalho.  Este foi o pior resultado na geração de empregos registradas em março desde que o Caged começou a registrar os dados, em 2007. Em março do ano passado, o saldo da região foi positivo em março, com 105 novos empregos formais gerados.

 

Trimestre positivo

Mesmo com os números negativos registrados em março, o saldo no acumulado do trimestre na região ainda é positivo. Nos três primeiros meses do ano, foram gerados 1.173 mais empregos formais do que demissões. Em Tubarão, o total de novos postos de trabalho gerados no trimestre foi de 639.

 

Estado também teve mais demissões em março

Santa Catarina também fechou março com mais demissões que contratações, após dois meses de resultados positivos. Dados do Caged mostram 2.976 postos de trabalho a menos com carteira assinada no Estado.

Dos oito setores analisados pelo cadastro, apenas quatro tiveram resultados positivos em Santa Catarina - extrativa mineral (14), indústria da transformação (3.253), construção civil (121) e administração pública (505). Os setores que mais registraram desligamentos em março foram Serviços, Comércio e Agropecuária.  Em março do ano passado, o Estado teve desempenho positivo com saldo de 1,9 mil vagas. Mas no acumulado de 2019, Santa Catarina mantém dados positivos na criação de empregos com carteira assinada, com 43,3 mil postos de trabalho a mais. Entre as cidades com maior número de demissões, Florianópolis foi a que registrou o maior saldo negativo, com o fechamento de 2,5 mil vagas.

Brasil teve 43 mil demissões a mais que novos empregos

O país também apresentou saldo negativo em março. Foram fechadas 43.196 vagas de emprego, consequência de 1.261.177 admissões e 1.304.373 desligamentos. O resultado, no entanto, não altera a tendência de retomada gradual da economia, já que no acumulado do ano (janeiro a março) houve saldo positivo de 179.543 vagas.  

 O resultado negativo deste mês tem relação direta ao observado em fevereiro, quando houve saldo positivo de 173.139 vagas, acima das expectativas. Os setores que normalmente admitiam nesta época do ano anteciparam as contratações para fevereiro, e aqueles que demitiam concentraram as demissões em março. O fato provocou tendências opostas entre os meses. No acumulado do bimestre (fevereiro e março), o saldo de 129.943 empregos é superior ao verificado em 2018, quando foram geradas 117.339 vagas formais. 

Também houve crescimento nos últimos 12 meses, com a criação de 472.117 postos de trabalho, um aumento de 1,24% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No mês, houve perda acentuada de vagas no comércio, seguido da agropecuária, construção civil e indústria. Três setores tiveram resultado positivo em março no país: serviços, administração pública e extrativa mineral.


    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Garopaba
  • Laguna
  • Tubarão
  • emprego
  • desemprego
  • demissões
  • vagas
  • trabalho
  • Caged
  • negativo
  • saldo
  • Brasil
  • Santa Catarina
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil