Publicidade


Notícias


Pesquise


Dia Mundial da Criatividade: com palestras gratuitas de grandes inspiradoras, Imbituba integra maior evento colaborativo do Brasil,  da ONU Economia

Dia Mundial da Criatividade: com palestras gratuitas de grandes inspiradoras, Imbituba integra maior evento colaborativo do Brasil, da ONU

por Administrador 15-04-2019 há 3 mêses 505

  • Tweet

Publicidade

Neste domingo, dia 21 de abril, Imbituba e várias cidades do Brasil e de países como Portugal, Alemanha e Sérvia terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day - Dia Mundial da Criatividade. 

O evento é em comemoração à data que entrou para o calendário oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2017 e tem como objetivo fomentar e contribuir com a economia criativa, de inovação e desenvolvimento sustentável.

Com o tema Artesanato - as mãos que transformam a cidade | Empreendedorismo, Sustentabilidade, Turismo, Estilo de Vida |,diversas palestras com inspiradoras em nível nacional estão programadas para o evento na Capital da Baleia Franca, a partir das 14h45, na sede da Associação Mulheres Rio de Lu, na comunidade do Araçá, no Bairro Paes Leme. 

Entre as palestrantes de Imbituba estão a empresária do segmento criativo/artesanal, Lú Gastal, do programa É de Casa, da TV Globo e a consultora de marketing em projetos de valorização do artesanato, a carioca Bárbara Wagner. As inscrições são gratuitas pelo site http://worldcreativityday.com/...e restam poucas vagas..

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada há alguns anos, pelas mãos do paulistano Lucas Foster. Em 2014, o psicólogo, que é fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, sendo uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. 

“Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, afirma Foster.


Para organizar todas as atividades que farão parte do movimento, cada cidade anfitriã, dentro e fora do Brasil, possui líder local, que passou por seleção pela plataforma ProjectHub. Em Imbituba, Isabella Torquato, responsável pelos coletivos MercadIM e da Franquita, foi selecionada como líder local.

A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, artesanato, turismo, inovação, tecnologia, educação, negócios, entre outros. 

“Desta forma conseguimos ter acesso a iniciativas e pessoas incríveis que geram inovação em todos os cantos desses países, e assim podemos compartilhar essas histórias e experiências no Dia Mundial da Criatividade, para que as pessoas possam conhecer, aprender e se inspirar”, explica o psicólogo.

Economia Criativa: Imbituba será representada no maior evento colaborativo do Brasil, alinhado com a ONU
Isabella Torquato, do MercadIM e da Franquita


Evento em Imbituba sob a liderança de Isbella Torquato

Isabella Torquato é fundadora do souIM, uma empresa social com enfoque na economia criativa, que fomenta uma rede de pequenos produtores artesanais na região da APA da baleia Franca, o MercadIM e provoca experiências culturais urbanas junto com a Franquita. 

“Ser líder local em Imbituba de um movimento dessa magnitude é de imensa alegria, uma forma de celebrar os 5 anos de trabalho do souIM no fomento da economia criativa”, comemora Isabella.
 
Mais informações sobre o Dia Mundial da Criatividade em Imbituba podem ser obtidas através do email   falecomsouim@gmail.com.

Confira as inspiradoras palestrantes de Imbituba:

Barbara Wagner

Atua desde 2010 em projetos de valorização do Artesanato. Focado no empreendedorismo, na curadoria e seleção de produtos, na capacitação e ações de mercado como rodadas de negócios, feiras comerciais e exposições, vendas por atacado e varejo, entre outras ações que dêem visibilidade a altura deste setor. 
Administradora em Comércio Exterior, especialista em Marketing e mestre em Gestão e Marketing Internacional, com mais de 25 anos de experiência. Consultora e instrutora há 17 anos, atua em internacionalização de empresas, planejamento e marketing estratégicos, empreendedorismo e projetos de desenvolvimento setorial, pesquisa, análise e prospecção de mercado nacional e internacional, planejamento comercial e de ações de mercado.

]

Lú Gastal

Empresária no segmento criativo/artesanal. Está sempre preocupada em oferecer e partilhar com seu público todas as novidades do mercado criativo. 
Viaja pelo Brasil compartilhando experiências manuais e afetivas através das oficinas criativas.
Empreendedora online, lançou recentemente o MUNDO LÚ GASTAL, um plano de assinatura mensal com acesso a conteúdos sobre variados assuntos que envolvem artesanato e mercado criativo. 
Também é blogueira do lugastal.com.br e trabalha no programa É de Casa, da tv Globo.

Izamara Carniatto

Colabora do planejamento à execução de projetos relacionados à Economia Criativa, tais como o SouCuritiba Souvenirs, ganhador do Brasil Design Award na categoria Design de Impacto Positivo em 2018. SouCuritiba é um dos projetos que foram apresentados à Unesco para a obtenção do título de Creative City concedido à cidade de Curitiba.
Designer de Produto e Mestre em Design pela UFPR. Possui livros publicados, artigos e palestras em eventos nacionais e internacionais de Design, Economia Solidária e Artesanato. 
Atuante junto a programas e projetos de desenvolvimento do artesanato, na realização de oficinas e workshops, criação de coleções, coordenação de equipes criativas e desenvolvimento de estratégias e métodos de atuação junto à entidades de economia criativa.

Michele Laforga

Consultora e instrutora desde de 2008 em projetos de Desenvolvimento Setorial, Artesanato, Inovação, Design, Cultura e Sustentabilidade. 
Atua em planejamento, pesquisa, desenvolvimento, acesso a mercado e implementação de ações estratégicas para os mais diversos fins.
Designer de Moda e especialista em Gestão de Design com experiência profissional de mais de 10 anos em Design de Artesanato. 
Uma das curadoras da exposição no CRAB, Centro Sebrae de Referência ao Artesanato Brasileiro, Entre Contrastes. Consultora em Produto com Identidade Cultural no MercadIM.

Sobre a atividade:

O mercado do Artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas, no Brasil - segundo dados do IBGE. O movimento da Economia Criativa, nos últimos 20 anos ajudaram a alavancar o setor.

A contagem do tempo também coincide com a popularização da internet e sua crescente troca de informações, de pessoa para pessoa, de qualquer lugar do mundo. Muitas das iniciativas, são movidas pela vontade de colocar suas habilidades individuais no mercado, em forma de produto, aulas, entre outras manifestações. Com o Artesanato, esse fazer criativo manual também é assim, embora tirar as ideias do papel e começar a EMPREENDER seja tarefa díficil, de bastante persistência.

O entendimento e conhecimento do próprio meio, dos materiais que se usa e o quanto de história pode-se conter num produto artesanal é uma forma SUSTENTÁVEL e também estratégica para trazer diferencial na hora da precificação e comparação com produtos industrializados.

Viver experiências, conhecer lugares novos e outras culturas através do TURISMO é algo que as pessoas sempre fizeram mas também é intensificado na atualidade, justamente em contraposição à vivência online constante. E o Artesanato tem papel importante nesse ciclo pois é a oportunidade de ver ou mesmo aprender com o artesão suas técnicas manuais, com a possibilidade de levar um pouco dessa experiência de volta para casa.

Enfim, o ESTILO DE VIDA onde permeia o Artesanato tem inúmeras possibilidades de criação com suas próprias características, dificuldades e possibilidades.

E são sob essas 4 perspectivas que essas 4 mulheres do mundo do Artesanato vão falar e bater um papo com a gente.

IMPORTANTE:

>>> leve sua caneca para tomar um café da tarde;
>>> colabore com a doação de 1kg de ração para cachorro ou gato que será doado ao projeto "Os Achados da Patrícia". A Patrícia Gonçalves é artesã e cuidadora de animais abandonados, faz parte da rede criativa MercadIM. Conheça o trabalho dela no @mercadim.fazercriativo
    Palavras-chave
  • Imbituba
  • Isabella
  • Torquato
  • MercadIM
  • soulIM
  • Franquita
  • dia
  • mundial
  • criatividade
  • World
  • Creativity
  • Day
  • economia
  • criativa
  • Lucas
  • Foster
  • ProjectHub
  • experiências
  • palestra
  • Tweet

Últimas Notícias


As melhores publicações e novidades no seu e-mail.

logo

Informações, negócios e cultura local atualizados diariamente.

Fale Conosco

48 9 9115.3099
48 9 9998.8885
Inbox no Facebook

contato@portalahora.com.br

Localização

Imbituba - SC Brasil